|
NETVASCO - 14/11/2009 - SÁB - 11:08 - Vasco tenta repetir grandes que saíram da Série B para Libertadores O Vasco pode mirar exemplos recentes para traçar o seu planejamento de estar na Taça Libertadores de 2011. Virou quase uma tradição: campeões da Série B do Brasileiro vêm conseguindo na temporada seguinte a classificação para o torneio continental.
Foi assim com Palmeiras (2003/2004), Grêmio (2005/2006) e Corinthians (2008/2009). O único a fracassar nessa década foi o Atlético-MG, que ganhou a Segundona em 2006 e no ano seguinte correu até risco de rebaixamento, terminando o Nacional em oitavo lugar.
Nos três casos bem-sucedidos, em geral o time-base não recebeu reforços renomados de um ano para outro. A principal exceção foi Ronaldo, contratação milionária do Corinthians neste ano.
Confira abaixo uma comparação nos quatro clubes entre o time que conseguiu o acesso e o que foi montado no ano seguinte.
Palmeiras 2003/2004
As principais contratações foram o zagueiro Nen (do Gama) e o atacante Osmar (Santo André). O time perdeu sua dupla de ataque - Vagner Love foi para a Rússia, e Edmílson, para o Japão - e trocou de técnico no início do Brasileiro. Jair Picerni não resistiu à pressão da torcida e foi substituído por Estevam Soares, que levou o time à quarta colocação do Brasileiro.
Série B: Marcos, Baiano, Daniel, Leonardo e Lúcio; Marcinho Guerreiro (Adãozinho), Magrão, Élson e Diego Souza; Edmílson e Vágner Love. Técnico: Jair Picerni.
Série A: Sérgio, Baiano, Nen, Daniel e Lúcio; Marcinho Guerreiro, Magrão, Corrêa (Claudecir) e Pedrinho (Diego Souza); Osmar e Thiago Gentil. Técnico: Estevam Soares.
Grêmio 2005/2006
As contratações foram precisas. William chegou do Ipatinga e se encaixou muito bem na zaga. O meio-campo foi reforçado com Tcheco (do Al-Ittihad), Hugo (Juventude) e Ramón (América-MG). No ataque, Rômulo (ex-Ituano) virou artilheiro gremista. Com a permanência do técnico Mano Menezes, o time conseguiu a vaga na Libertadores ao ficar em terceiro lugar no Brasileiro.
Série B: Galatto, Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Jeovânio, Lucas, Marcelo Costa (Sandro Goiano) e Anderson; Marcel e Ricardinho. Técnico: Mano Menezes
Série A: Galatto, Patrício, William, Evaldo e Bruno Teles; Jeovânio, Lucas, Tcheco, Alessandro (Ramón) e Hugo; Rômulo. Técnico: Mano Menezes
Atlético-MG 2006/2007
Foram poucos reforços de uma temporada para a outra. A principal delas foi o lateral-direito Coelho, que estava no Corinthians. No meio do ano, ainda chegaram os meias Marquinhos (Santa Cruz), Xaves e Gérson (ambos do Paraná). O campeão mineiro perdeu o técnico Levir Culpi, que foi para o Japão, e demitiu Zetti antes de se acertar com Emerson Leão.
Série B: Diego, Luisinho Netto, Lima, Marcos e Thiago Feltri; Márcio Araújo, Bilu (Rafael Miranda), Marcinho e Danilinho; Marinho e Éder Luís. Técnico: Levir Culpi.
Série A: Juninho, Coelho, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marcinho (Marquinhos) e Danilinho; Éder Luís e Vanderlei. Técnico: Emerson Leão.
Corinthians 2008/2009
Diferentemente dos outros três clubes, o Corinthians se reforçou bem já para a Série B e continuou contratando durante a competição. Para a temporada seguinte, ainda chegaram os atacantes Ronaldo e Jorge Henrique, montando a base que ganhou o Paulistão e a Copa do Brasil. A vaga para a Libertadores veio já no primeiro semestre.
Série B: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Morais; Dentinho e Herrera. Técnico: Mano Menezes
Copa do Brasil: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias e Douglas; Dentinho, Ronaldo e Jorge Henrique. Técnico: Mano Menezes.
Fonte: GloboEsporte.com
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 11:07 - Antes da decisão, jogadores sofreram com blecaute em Copacabana Próxima: 11:12 - Élton e Carlos Alberto desobedeceram Dorival em nome da confiança |
|