Para seis jogadores, o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro tem um sabor especial, de resgate. O goleiro Tiago, os zagueiros Fernando e Vilson, os volantes Souza e Mateus e o meia Alex Teixeira estavam no elenco do Vasco rebaixado em 2008.
Os dois últimos ainda disputaram o fatídico jogo contra o Vitória (derrota por 2 a 0), que determinou a queda.
Tiago, Vilson, Fernando, Souza, Mateus e Alex Teixeira: rebaixamento em 2008 e acesso em 2009
- Apesar do empenho do time no ano passado, as coisas não andaram. A torcida acabou tendo essa decepção. Em 2009, desde o princípio, os jogadores firmaram um compromisso de recolocar o Vasco na elite do futebol brasileiro - disse Mateus, hoje na reserva.
Fernando não conseguiu participar da reta final do Brasileiro de 2008, por causa de uma lesão. Teve de assistir, do departamento médico, ao rebaixamento do time. Em 2009, ele voltou a sofrer com lesões no segundo semestre, mas conseguiu se recuperar no returno da Série B, a tempo de conquistar o acesso como titular.
- A Série B foi uma experiência legal. Os árbitros eram quase sempre da Série A, os estádios me surpreenderam e tivemos uma exposição grande na televisão. Na Alemanha, recusei duas vezes jogar a Segunda Divisão: numa, o time havia caído e eu saí; na outra, queriam me contratar e eu não fui. Cheguei ao Vasco em um momento difícil, e não seria justo comigo mesmo ir embora - afirmou o zagueiro.
Para os que saíram, poucas alegrias
Para a maioria dos jogadores que estavam na partida contra o Vitória e deixaram São Januário, a trajetória em 2009 trouxe poucas alegrias. Dois deles correm até o risco de um novo rebaixamento: o goleiro Rafael e o atacante Leandro Amaral, ambos do Fluminense.
Dois jogadores foram para o futebol paulista e tiveram rendimento abaixo da expectativa: Madson, que começou o ano muito bem no Santos e hoje é reserva, e Wagner Diniz, que quase não atuou pelo São Paulo e, emprestado ao Santos, acabou encostado.
O ano pode terminar com título da Série A apenas para a dupla Jorge Luiz e Jonílson. No entanto, antes de chegarem ao Atlético-MG, eles penaram na Coreia do Sul e no Botafogo-SP, respectivamente.
Para o sexteto que ficou, a briga também é por uma conquista, que compensaria o sofrimento de 2008 e as dificuldades da Segundona.
- Este está sendo um ano muito bom, porque passei por uma situação difícil no ano passado. Conseguimos alcançar o nosso objetivo, que é retornar à elite, e espero que seja com o título. No ano passado, nessa mesma época do ano, a preocupação era grande, pois os jogos estavam passando e estávamos na zona de rebaixamento. Não podíamos nem sair na rua, pois a cabeça estava na reta. Neste ano, tudo é diferente. Estamos brigando pelo título, e não importa se é da Série B. Agora, os jogadores podem andar tranquilos nas ruas - afirmou Vilson.
Por onde andam os 13 jogadores e o técnico da partida contra o Vitória:
Rafael: Foi a terceira opção durante a maior parte do ano no Fluminense, atrás de Fernando Henrique e Ricardo Berna. Hoje é titular e vem tendo boas atuações.
Wagner Diniz: Pouco aproveitado no São Paulo, foi emprestado ao Santos, onde viveu a mesma situação. Está encostado e será devolvido no fim do ano.
Odvan: Transferiu-se para o União Rondonópolis-MT, que neste ano ganhou notoriedade ao bater o Internacional no jogo de ida pela Copa do Brasil - acabou eliminado.
Jorge Luiz: Após ver cancelado o seu empréstimo com o Paços de Ferreira-POR, foi para o Bluewings-COR. Mudou-se para o Atlético-MG e vinha sendo titular, mas deve perder a vaga para Benítez.
Johnny: Está no Náutico. Em agosto, pegou seis partidas de suspensão por dar uma cotovelada em Lucio Flavio, do Botafogo, em partida nos Aflitos.
Leandro Bomfim: Acertou com o Fluminense, onde teve poucas oportunidades. Rescindiu o contrato no fim de maio.
Jonílson: Jogou os primeiros meses do ano pelo Botafogo-SP e, em maio, foi para o Atlético-MG a pedido do técnico Celso Roth.
Mateus: Continua no Vasco e é reserva, embora tenha participado de muitos jogos.
Faioli: Permaneceu no Vasco e disputou o Campeonato Carioca. Em junho, rescindiu contrato e foi para o Leixões-POR.
Madson: Acertou com o Santos. Brilhou nos primeiros meses do ano, mas no Brasileirão começou a ser barrado. Atualmente é reserva.
Alex Teixeira: Conquistou a vaga de titular do Vasco ao longo do ano e foi convocado para a seleção brasileira sub-20, para a disputa do Mundial.
Leandro Amaral: Contratado a peso de ouro pelo Fluminense, disputou apenas 13 jogos no ano. Tem uma lesão séria no joelho e só voltará a atuar em 2010.
Edmundo: Descartado pela diretoria do Vasco, chegou a negociar um retorno ao Figueirense, mas decidiu se aposentar.
Renato Gaúcho: O técnico ficou sem clube até julho, quando acertou com o Fluminense. Pouco mais de um mês depois, foi demitido devido aos maus resultados.
Fonte: GloboEsporte.com