|
NETVASCO - 06/11/2009 - SEX - 11:55 - Maracanã registra grandes públicos sem depender dos clássicos estaduais Não é exagero dizer que os torcedores cariocas ficarão desabrigados no período de fechamento do Maracanã. A principal casa do futebol brasileiro celebra este ano mais um período de vacas gordas, quebrando seguidamente recordes de público na temporada. Isso sem depender exclusivamente dos clássicos. No Carioca, na Copa do Brasil e nas Séries A e B, o tradicional estádio, chamado de templos por muitos, recebeu públicos em torno de 60 mil e 80 mil.
Neste fim de semana a expectativa é de casa cheia de novo. E em dose dupla. No sábado, o Vasco recebe o Juventude na partida que pode marcar o retorno para a Série A. No domingo é a vez do Fluminense, que, em boa fase, encara o líder Palmeiras precisando da vitória para ainda ter chances de permanecer na elite.
Nesta temporada 2009 os grandes públicos começaram na final da Taça Guanabara, quando o Botafogo enfrentou o Resende e colocou 75.350 torcedores no estádio. Nas quartas de final da Copa do Brasil, mais de 68 mil tricolores apoiaram o Fluminense no empate em 2 a 2 com o Corinthians. Na semifinal da competição, mais gente no Maraca: 72 mil torcedores viram outro empate, agora em 1 a 1, entre Vasco e, de novo, o Corinthians.
O Vasco, aliás, que até há pouco tempo só jogava clássicos regionais no Maracanã, "adotou" o estádio para jogos que se tornaram marcantes na Série B. O clube teve 50 mil contra o Bahia, número um pouco acima contra o Guarani e mais de 76 mil diante do Ipatinga, que chegou a ser recorde de público nas quatro divisões do Brasileirão.
A massa rubro-negra, sempre presente, não fica atrás das torcidas rivais. Na reestreia de Adriano no Flamengo, contra o Atlético-PR, mais de 68 mil súditos prestigiaram o Imperador. Na vitória sobre o São Paulo, mais de 57 mil rubro-negros compareceram, para depois cerca de 78 mil apoiarem o time na difícil vitória sobre o Santos. Os 80 mil do Fla-Flu, atual recorde de público nas quatro divisões, remetem aos bons tempos do futebol romântico e das plateias gigantes.
O estádio fechará no ano que vem para obras para a Copa do Mundo de 2014. Ainda não há uma data definida, o que abre a possibilidade de o Campeonato Carioca 2010 ainda ser disputado no grandioso Maracanã.
- Qualquer possibilidade de uso do Maracanã vai ser submetida. Se houver integração com prazo de cronograma e execução de obras, e também de algum tipo de utilização do Maracanã, é óbvio que vamos fazer todo esforço para que isso aconteça - afirmou a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.
Fonte: O Globo on line
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 11:50 - Vasco perto de manter escrita dos grandes de cair e subir no ano seguinte Próxima: 12:45 - Vasco analisa Élton e outras opções para o ataque cruzmaltino em 2010 |
|