O primeiro longa-metragem que o ator Rodrigo Santoro coloca a mão na massa como co-produtor, Heleno, vai finalmente (e depois de mais de dois anos de labuta) ganhar os sets de filmagem com a entrada da distribuidora e produtora brasileira Downtown Filmes no projeto.
Baseado na tumultuada vida do genial atacante Heleno de Freitas, que suou a camisa pelo Botafogo do Rio por 11 anos, pelo time argentino Boca Juniors de 1948 a 1949 e pelo Vasco de 1949 a 1959, entre outros, o filme terá o próprio Santoro no papel principal e a direção de José Henrique Fonseca, da Goritzia Filmes.
A Downtown Filmes se associou aos dois para distribuir Heleno, longa sobre a vida do "Gilda" dos campos - apelido que o mineiro ganhou por seu temperamento forte (salientado pelos efeitos da sífilis, que o consumiu por mais de seis anos).
Apesar de boleiro confesso, Santoro - conhecido por sua extrema dedicação aos personagens que encarna - tem se preparado fisicamente para o papel, para não fazer feio na hora de contracenar com a bola.
Fonte: Terra
Nota da NETVASCO: Heleno de Freitas integrou uma das formações mais arrasadoras do Expresso da Vitória, que marcou 84 gols em 20 jogos e se sagrou campeão invicto do Campeonato Carioca de 1949 - único título carioca, aliás, conquistado pelo jogador em sua carreira. Coicidentemente, tanto o ator Rodrigo Santoro quanto o diretor José Henrique Fonseca (que está fazendo o documentário da passagem do Vasco pela Série B) são vascaínos.