|
NETVASCO - 23/10/2009 - SEX - 16:21 - Com Willen e Coutinho, Seleção Sub-17 estreia neste sábado no MundialChegou a hora de a garotada mostrar seu valor. A seleção brasileira sub-17 inicia neste sábado, na Nigéria, a busca pelo quarto título do Mundial da categoria. O primeiro adversário será o Japão, em Lagos, em jogo marcado para as 16h (de Brasília). Cabeça-de-chave do grupo B, o Brasil terá também pela frente, na primeira fase, o México, na terça-feira, e a Suíça, na sexta.
Cinco jogadores de clubes cariocas fazem parte do grupo que vai tentar o tetra em terras africanas. O Botafogo cedeu o goleiro Luis Guilherme; o Fluminense tem o meia Wellington e o atacante Wellington Silva e o Vasco cedeu o atacante Willen e o meia Philippe Coutinho.
Dentre muitos desconhecidos, que tentarão no Mundial sub-17 iniciar o caminho para a fama e os bons contratos, estão garotos com experiência como profissionais em seus clubes. É o caso de Philippe Coutinho, que participa da campanha do Vasco na Série B e já está negociado com o Inter de Milão, para onde vai no ano que vem, quando fizer 18 anos. E também o de Neymar, do Santos, e o do meia Zezinho, do Juventude.
Um detalhe curioso na seleção, treinada por Lucho Nizzo, é a existência de dois jogadores com o nome Romário. Só que, ao contrário do xará famoso, que fez história no futebol como atacante e foi campeão da Copa de 1994, ambos jogam na defesa. E nasceram antes do tetra nos Estados Unidos. Romário Leiria, o mais velho, é zagueiro do Internacional, completou 17 anos em junho e inicia o Mundial como reserva. Já Romário da Silva Santos, do Vitória, é titular na lateral direita e só vai chegar aos 16 anos em dezembro.
O time-base da seleção sub-17 tem Luís Guilherme, Romário, Gerson, Sidimar e Dodô; João Pedro, Philippe Coutinho, Wellington e Zezinho; Neymar e Wellington Silva.
O Brasil conquistou seu primeiro Mundial na categoria em 1997, no Egito, com uma equipe que tinha Ronaldinho Gaúcho com a camisa 10. O bi veio dois anos depois, na Nova Zelândia - Adriano, do Flamengo, estava no elenco -, e o tri aconteceu em 2003, na Finlândia, com uma seleção que tinha nomes como Arouca e Abuda.
A geração abaixo de 17 anos tem agora a chance de dar aos torcedores a alegria que ficou faltando na semana passada, com uma turma um pouco mais velha. A seleção brasileira sub-20, que lutava pelo penta, no Egito, foi vice-campeã mundial, ao perder nos pênaltis a decisão contra Gana.
Fonte: O Globo on lineS índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 15:46 - Rodrigo Caetano fala sobre o planejamento do Vasco para 2010 Próxima: 16:42 - Carlos Alberto não treina pelo 2º dia e passa a ser dúvida para sábado |
|