NETVASCO - 10/10/2009 - SÁB - 13:59 - Seleção Sub-20 vence Alemanha por 2 a 1 e está na semifinal do Mundial
Foi com muita raça e com uma bela porção de drama, que o Brasil bateu a Alemanha e se classificou para as semi-finais do Mundial Sub-20. Após estar perdendo por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo, a estrela de Maicon brilhou e o atacante marcou duas vezes, garantindo a virada brasileira já na prorrogação. Com o resultado, o Brasil pega o vencedor do confronto entre Emirados Árabes e Costa Rica.
O JOGO
O primeiro tempo foi bastante truncado, o que não impediu de ser um jogo de alto nível. Muito presa à forte marcação alemã no meio-campo, a Seleção Brasileira não conseguia desenvolver seu jogo. Aos 10 minutos, as dificuldades brasileiras de sair jogando quase resultaram no gol alemão. O habilidoso Kopplin recebeu boa bola pela direita e avançou livre em direção ao gol, o que obrigou Rafael a fazer uma grande defesa. No rebote, Douglas quase se complica e dá um grande susto na nação. O lance acordou o Brasil, que passou a tocar mais a bola e se livrar da retranca adversária. Aos 30 minutos, Giuliano tabelou com Alan Kardec, que chutou raspando na trave do goleiro Zieler. O Brasil ainda chegou próximo ao gol diversas vezes, mas sempre pecou nas finalizações.
A partida seguiu até o apito final da primeira etapa com as duas equipes jogando de formas bem distintas, com o Brasil com mais posse de bola e a Alemanha mais fechada, buscando o contra-ataque. No intervalo, o técnico Rogério Lourenço pôs Wellington Jr. no lugar do inoperante Douglas.
As maiores emoções estariam reservadas à etapa complementar, que seguiu como uma partida de xadrez. O jogo era muito técnico, com as duas escolas exercendo o melhor de seu futebol. O Brasil, mostrando seu talento com Giuliano, que quase marcou um golaço de bicicleta aos 16 minutos. A Alemanha respondia mostrando sua habitual eficiência e precisão, sempre levando perigo com seu atacante Sukuta-Pasu. Com o jogo completamente aberto, com ambas as equipes jogando muito bem, a Alemanha saiu na frente. Aos 27, Kopplin avançou pela esquerda e fez ótimo cruzamento na segunda trave. A bola foi parar na cabeça de Holtby, que subiu mais alto que os zagueiros e abriu o placar.
A partida começou a ficar dramática para a Seleção, que chegava ao ataque na base do desespero, sem conseguir uma boa finalização. Aos 31 minutos, o técnico brasileiro fez sua última substituição, colocando Maicon no lugar de Boquita, que não vinha bem. Nem o próprio Rogério Lourenço saberia que a mudança teria tanto efeito. Quando as esperanças de avançar às semi-finais estavam quase perdidas, a estrela do jovem atacante do Fluminense brilhou: Após receber ótima enfiada de bola, Maicon invadiu a área e chutou cruzado, na marca do pênalti, para empatar a partida aos 43 minutos. E a seleção quase virou nos acrescimos, quando Douglas Costa acertou um chute no travessão de Zieler. A decisão estaria destinada à prorrogação.
Os jogadores alemães entraram para a prorrogação demonstrando claramente que sentiram o golpe brasileiro: Logo aos 44 segundos de jogo, a zaga germânica cochilou no lançamento. A bola sobrou para Maicon, que com muita categoria encobriu o goleiro adversário e virou a partida para o Brasil. Em vantagem no placar, a prorrogação parecia mais um jogo de ataque contra defesa. Era só Alemanha no ataque, enquanto o Brasil ficava fechando, tentando sair em contra-ataques. E não deu para a Alemanha. Jogando com muita inteligência e maturidade, a Seleção Canáriio conseguiu segurar o placar e segue na luta pelo penta. Para os alemães, restou a consolação de que sua seleção principal - em jogo realizado quase que simultaneamente - venceu a Rússia por 1 a 0 e, com o resultado, se classificou para a Copa do Mundo de 2010.
GALERIA
VÍDEO
Melhores momentos
FICHA TÉCNICA
BRASIL 2X1 ALEMANHA
Estádio: Internacional do Cairo (Egito)
Data/Hora: 10/10/2009 - 11h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Rosetti (Itália)
GOLS: Holtby 27'/2ºT (0-1); Maicon 43'/2ºT (1-1); Maicon 1'/1ºT Prorrogação (2-1)
CARTÕES AMARELOS: Douglas, Wellington Júnior (BRA); Jungwirth, Vrancic, Holtby, Kaptan (ALE)
CARTÕES VERMELHO: Não teve
Brasil: Rafael; Douglas (Wellington Jr, INT), Dalton, Renan, e Diogo; Alex Teixeira, Alan Kardec, Giuliano, Paulo Henrique (Douglas Costa, 21'/2ºT), Fabrício e Boquita (Maicon, 31'/2ºT)
Técnico: Rogério Lourenço
Alemanha: Zieler, Jung, Jungwirth, L. Bender, S. Bender (Schahn, 15'/2ºT), Vrancic, Sukuta-Pasu e Holtby (Schaffler), Kopplin, Aydilek (Kaptan) e Funk
Técnico: Horst Hrubesch