Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 05/10/2009 - SEG - 17:20 - Confira a íntegra do chat com Edmundo no UOL

Ex-jogador de futebol conversa sobre sua estreia como comentarista esportivo da RedeTV!, onde vai opinar sobre os jogos da UEFA Europa League 2009/2010. Edmundo passou por grandes clubes nacionais como Vasco, Flamengo e Palmeiras, atuou no Japão e no futebol italiano defendendo o Fiorentina e Napoli. Por causa de sua habilidade, temperamento forte e indisciplina em campo, o atacante recebeu o apelido de "Animal". O atleta, que também jogou pela seleção brasileira, encerrou sua carreira em 2008, quando foi artilheiro da Copa do Brasil com seis gols.

(02:26:10) JOCIMAR-FLA: ola animal

(02:26:18) erick-londres: ola..boa tarde pra vcs ai no brasil......sou erick fanatico palmeirense vivendo em londres

(02:26:22) erick-londres: PALMEIRAS!!!!

(02:26:51) erick-londres: AU AU AU EDMUNDO E O ANIMAL!!!!

(02:26:53) erick-londres: BEST!!!!

(02:29:21) jonjon: faz mais um gol pra gente ver edmundo nos gastamos de voce

(02:29:21) Edmundo: Olá, pessoal!

(02:31:46) Edmundo: Sobre os novos rumos da sua carreira: eu percebi que eu não me daria bem sendo técnico, tentei empresariar jogadores, mas vi que os jogadores são chatos. Aí me interessei pela carreira de comentarista e nós temos outra visão do assunto, porque já vivemos isso. Para mim está sendo difícil, porque estou começando, mas é preciso ter muito cuidado com as palavras, tem que ter um certo jeito para fazer a crítica. Como acabamos formando a opinião do público temos de tomar alguns cuidados. Ainda não aconteceu de eu comentar jogos de times em que eu joguei, mas com certeza, não dá pra ser isento. Se tem um brasileiro e um argentino jogando, eu vou acabar torcendo para o time onde está o brasileiro com certeza.

(02:28:22) dudu VASCÃO: Edmundo vc ficou feliz com a Escolha do Rio de Janeiro como sede olimpica em 2016?

(02:33:11) Edmundo: dudu VASCÃO, fiquei muito feliz, com certeza. Primeiro porque sou brasileiro, segundo porque sou carioca. Eu acho que vai deixar um legado para a cidade e eu espero que a Copa do Mundo e as Olímpiadas sirvam para melhorar o transporte, o ensino e a violência da cidade. Não só o esporte, até porque já praticamos esporte em todo o país, mas sim em nos obrigarmos a fazer bonito. Vai ser preciso investir para que o atleta tenha condição de jogar ao mesmo pé de Estados Unidos, Cuba, Rússia.

(02:29:10) Caio de 14 anos: eu gostaria de saber o que te motivou a ser comentarista

(02:29:44) dudu VASCÃO: Edmundo desejo muita sorte pra vc nessa nova fase da tua vida, pq ser comentarista e não técnico ou dirigente?

(02:35:39) Edmundo: dudu e Caio, eu sou muito "na hora", decido as coisas rápido. Eu parei de jogar futebol porque a rotina é muito estressante, é muita viagem, concentração, cobrança. Dirigente e treinador são coisas que estavam fora de cogitação e como empresário eu não gostei, alguns jogadores são chatos, te ligam até porque perderam a bateria do celular. (risos) Aí surgiu o convite da Rede TV!. Quando comecei e fiz meu primeiro comentário eu estava bem tímido, depois eu fui me soltando. Não é que eu escolhi isso, acabou acontecendo. Eu queria voltar a trabalhar, a fazer alguma coisa relacionada ao futebol e acho que foi uma ótima oportunidade pra mim.

(02:38:07) Edmundo: Sobre os jogadores de hoje: Não basta entrar no campo e fazer os gols, você tem que ser bom de marketing, tem que falar bem, administrar bem o seu dinheiro.

(02:30:23) Marques: Porque é tão dificil no Brasil se tornar um jogador de futebol

(02:38:51) Edmundo: Marques, eu acho que as dificuldades são diversas, mas estamos num país muito grande onde todo garoto sonha em ser jogador de futebol, então a concorrência acaba ficando muito grande. Acho que o garoto que gosta e tem perseverança acaba conseguindo.

(02:31:22) VASCO FRIBURGO: EDMUNDO COMO VC VE A ATUAL SITUAÇAO DE VASCO DA GAMA E O QUE VC TEM A FALAR DA TORCIDA DO VASCO NOS TE IDOLATRAMOS

(02:41:28) Edmundo: VASCO FRIBURGO, é lógico que a gente aprende sempre no amor ou na dor, né? Mas acho que o Vasco infelizmente caiu e foi benéfico porque ele se organizou, se estruturou e hoje mostra que é um clube sério e que trabalha com honestidade, então estão colhendo os frutos. Eu passei bons e mals momentos no Vasco, mas fico feliz das pessoas só lembrarem das coisas boas que eu fiz lá dentro. As pessoas acham que jogadores só estão interessados em dinheiro e fama, mas não é bem assim. A gente tem sentimento, tem coração e joga com amor, em todos os times em que eu joguei eu me dediquei ao máximo. A torcida do Vasco é encantadora.

(02:31:44) erick-londres: EDMUNDO.......QUAL FOI O TIME QUE TE MARCOU A CARREIRA DIZ, DE VERDADE, DO CORACÃO.....(eu sei q vc e carioca) ENFIM DIZ DIZ

(02:43:21) Edmundo: erick-londres, a minha explicação é meio óbvia (risos). Quando você nasce, o primeiro amor que você tem é o da mãe, então o Vasco é como amor de mãe pra mim, já o Palmeiras é como um amor de mulher, que eu só conheci tempos depois. Meu amor pelo Palmeiras começou quando eu comecei a jogar lá realmente. Se joga Vasco e Palmeiras, é difícil. Eu geralmente não torço ou então prefiro torcer para os amigos, para o Marcos, o Wagner Love, o Diego Souza. E no Vasco só tem o Alberto, né? (risos)

(02:32:00) Moderadora UOL: Edmundo fala de sua estreia como comentarista esportivo na Rede TV! e lembra grandes momentos da carreira (crédito: Flavio Florido/UOL)

(02:33:35) edworld: qual jogadores hoje voce acha que jogam um futebol parecido com o seu? ah, obrigado pelas alegrias que voce me deu com o Verdão!!!

(02:46:10) Edmundo: edworld, ah, até pelo temperamento, eu acho que é o Cléber, do Cruzeiro. Coincidentemente nós tivemos algumas confusões. (risos) Apesar do comportamento dele ser parecido com o meu, eu não acho que o futebol seja parecido. Eu jogava mais pelas pontas, com mais velocidade, e ele é um jogador mais de área, de força física mesmo.

(02:35:16) Marxista: Edmundo, quem leva o brasileiro? SPFC, Palmeiras, Inter Quem?

(02:44:46) Edmundo: Marxista, como time eu achava que ia ficar entre Inter e Corinthians, mas o Inter tá meio manco, né? O Palmeiras está fazendo um bom trabalho e o São Paulo é perigoso, porque é um time que joga bem ou pelo menos igual, dentro e fora de casa.

(02:37:25) edworld: Quais foram seus parceiros mais marcantes dentro do campo, que deram mais certo com o seu futebol? teve alguém que voce se dava muito bem dentro de campo e muito mal fora dele???

(02:48:14) Edmundo: edworld, Acho que o parceiro que eu mais gostei foi o Evair, com quem fui campeão três vezes. Com o Ronaldo, nós fomos campeões na Copa América. Eu sempre fui um cara de temperamento forte, etnão eu briguei com muita gente, ou brigaram comigo. (risos) Mas eu não posso falar de ninguém que eu tenha problemas hoje, eu sou muito de momento, eu explodo na hora, mas depois passou para mim. Eu gosto de todos, e se eu briguei ou discuti, eu achava que tinha razão, mesmo estando errado. (risos)

(02:39:09) Julio34: pq os artilheiros de hoje não conseguem atigir a mesma eficiencia no campenato brasileiro como vc conseguia se tornando o maior deles

(02:53:46) Edmundo: Julio34, eu acho que antes os times jogavam com um golerio, dois zagueiros, dois no meio campo e cinco ou seis lá na frente. Hoje em dia, não, ficou mais difícil, é mais corrido, tem mais força física. Os placares antes eram 4x3, 5x2, hoje é 1x0, 2x0. Não mudou a qualidade, mudou a forma de jogar. É culpa também dos mercados alternativos. O futebol é em grupo, mas é individual no contexto profissional. Às vezes o cara tem uma proposta para jogar na Ucrânia, e ele vai. Ele não quer saber se o time é de primeira ou segunda divisão, ele quer saber se ele pode garantir seu futuro com o dinheiro que vai ganhar. A qualidade técnica caiu muito no Brasil porque tem bastante gente saindo, mas ao mesmo tempo isso abre oportunidades para quem está aqui. As câmeras hoje também te deixam mais sob pressão, hoje você sabe que um drible não foi um drible, foi sorte, que o pênalti não foi pênalti...

(02:39:37) jonjon: edmundo aqui e um cara que te acompanha desde 1992 quando voce subiu para o profissional do vasco e desde de la q venho acompanhando sua carreira , voce e importante para o vasco e toda torcida , queria saber de voce se vc teve algum problema com a administracao do roberto dinamite

(03:01:21) Edmundo: jonjon, eu não tive nenhum problema, é difícil falar assim. Eu tinha decidido parar de jogar e aí o Vasco caiu para a segunda divisão. As pessoas continuaram gritando meu nome, falando comigo na rua para eu continuar lá e isso me encheu de ânimo, de força. Aí eu encontrei o Roberto no jogo do Zico, faltando uns 10 ou 15 dias para o time voltar das férias, e aí ele me disse que queriam que eu continuasse e eu tinha ainda 20 dias de contrato. Aí eu fiquei feliz, o público queria e o clube também. Aí vi o Vasco contratar vários jogadores e achei o cenário muito positivo para ter prazer em jogar. Aí quando eu estava a caminho do clube para me apresentar depois das férias, me ligaram e pediram para que eu não me apresentasse. Conversei com meu advogado, o clube me enviou um e-mail e foi este meu último contato com eles. Achei uma falta de respeito, fiquei chateado porque durante o período inteiro depois do Eurico ter expulsado o Roberto da Tribuna de Honra, ele foi na minha casa centenas de vezes, me ligou milhões de vezes e me pedia ajuda, mas ainda bem que eu não fiz nada. O Vasco para mim está acima deles dois. A entidade está acima de tudo, mas ela é controlada por homens. Eu não estou chateado com o Vasco, mas com quem está lá, sim. Eu não guardo mágoas nem sou saudosista, mas acho que fui um jogador do Vasco que honrou a camisa do time com o maior carinho. Eu adoraria ir ao Vasco porque eu conhecia todo mundo lá, faxineiro, porteiro. Eu entrei no clube aos 8 anos de idade e recebia carinho por todos os setores do Vasco até chegar no vestiário. Muitas pessoas me viram moleque e estão lá até hoje. Isso está acima do fato do Roberto não querer que eu jogue lá.

(03:05:40) Edmundo: Sobre o trabalho de Roberto: para mim, o Vasco é uma entidade fortíssima, não é porque sou vascaíno, mas é de verdade. É tão grande quanto Corinthians, Palmeiras, São Paulo. O Eurico ficou no Vasco por 30 anos e ele era muito verdadeiro, muito autêntico e acabou ganhando alguns inimigos com isso. Com a saída dele e a entrada do Roberto, a coisa boa e positiva voltou. O Vasco fez contratos publicitários melhores, houveram outros investimentos. Eu não posso falar do Roberto, eu quero ver o ano que vem. Ele fez um time bem razoável, mas parece que faz três meses que os funcionários não recebem. Acho que o time perdeu o ranço e que ele tem uma máquina maravilhosa na mão. Ano que vem vai ser a prova de fogo: série A, Copa do Brasil. Isso me deixa triste, não é não jogar, não é não ouvir a torcida gritar seu nome, mas sim não poder ir na "minha" casa, não poder me sentir bem lá.

(02:42:25) Int. de Sampa: Você se arrepende por algum erro que cometeu nos gramados durante o tempo que foi jogador?

(03:08:07) Edmundo: Int. de Sampa, eu me arrependo de muita coisa, por exemplo: quando eu jogava no Palmeiras eu fiz de tudo para sair. Aí fui para o Palmeiras e foi um desastre, disso eu me arrependo. Depois eu fui para o Fiorentina e tinha tudo maravilhoso por lá, mas quis voltar para o Brasil. Eu me arrependo porque o brasileiro de um modo geral, ele não torce muito pela felicidade do outro. Aí quando você chega aqui tem inveja, tem gente torcendo contra. Lá, não. Eu não tinha afinidade com ninguém, eu ia trabalhar e voltava para casa, mas faltava alguma coisa. Entre tapas e beijos, eu me arrependo de muita coisa, mas naquele momento eu achava que era o melhor pra mim. Eu queria muito ter a cabeça que eu tenho hoje e o corpo que eu tinha aos 20 anos. Com certeza eu teria um desempenho 10 vezes melhor, mas a gente aprende, né? A vida é assim.

(02:46:06) Luuh Fjv 7ª: Edmundo... o que você acha que deve ser feito em relação aos comentarios que irão acabar com as torcidas Organizades, e o que vc acha da participação de mulheres nelas ?

(03:11:04) Edmundo: Luuh Fjv 7ª, eu estava falando da Fiorentina, né? Então, eu acho que no Brasil as torcidas são as coisas mais importantes do futebol. O São Caetano, por exemplo. Era uma potência, mas não tinha torcida e não foi pra frente por isso. Times de vôlei não tem torcida porque as pessoas não torcem para marcas, e sim para clubes. Uma medida para que as mulheres e crianças pudessem ir ao estádio com tranquilidade é fazer jogos de torcida única. Na Europa é assim, já. Eu não acho que seja certo ter briga e violência e acho que os jogos devem ser em horários melhores. Quem vai num jogo quarta-feira às 22h? Eu acho que esta é uma das melhores formas de melhorar isso, mas eu gostava também de ir no estádio e ter metade da torcida do Corinthians, metade do Palmeiras.

(03:09:00) Moderadora UOL: "Eu queria muito ter a cabeça que eu tenho hoje e o corpo que eu tinha aos 20 anos", afirma Edmundo, que diz se arrepender de algumas passagens de sua carreira e de não guardar mágoa de nenhuma discussão em campo (crédito: Flavio Florido/UOL)

(02:52:18) carlos: os times do exterior hoje sao muito melhores que os do brasil?

(03:15:15) Edmundo: carlos, lá fora os times são empresas, aqui no Brasil são entidades filantrópicas. O Milan, por exemplo, deve ter só 30 funcionários, o Vasco já deve ter 600. Lá a parte social não existe e eles arrecadam mais, gastando só com o futebol. Aqui, por exemplo, se você quer ter vôlei, ginástica olímpica, enfim, isso tudo é dinheiro que sai do futebol. A Lei Pelé exigia que os times virassem empresas, mas eles continuaram como clubes. O São Paulo encontrou um modelo de gestão positivo, eles caminham lado a lado, não tem muita oposição. Eles tem uma comissão técnica fixa e conseguem fazer os negócios com mais facilidade porque conseguem se planejar melhor. O Corinthians fez um super time e agora já está tendo que vender todo mundo de novo.

(02:53:19) roberto: qual dupla de ataque vc escalaria para a seleção brasileira???

(03:15:34) Edmundo: roberto, hoje eu escalaria o Robinho e o Luiz Fabiano.

(02:55:44) Caçador de urubu: Qual foi o seu gol mais importante no maracana??E em cima do flamengo qual foi?

(03:20:50) Edmundo: Caçador de urubu, eu não tenho uma distinção de gol mais bonito ou mais importante. Eu sempre joguei de coração, então tudo eu sempre fiz com muito orgulho e com muito carinho, não dá para escolher. É claro que fazer um gol no Maracanã lotado contra o maior rival é gratificante, mas eu não faço essa diferença, não.

(03:15:47) thaise: como é jogar pela seleção ?

(03:19:21) Edmundo: thaise, eu sou uma pessoa boa para responder isso, porque joguei 70 partidas com a camisa da Seleção, mas nunca achei que joguei o meu melhor. A Seleção se reúne na segunda e joga na quarta e você só tem aqueles dois dias de treino. No clube você tem o dia-a-dia. Na seleção, você não tem segunda chance e você fica receoso, mas é magnífico representar o seu país. Não tem como explicar como é representar seu país no exterior e ainda ganhar. Eu acho que todo esportista deveria treinar para isso.

(03:17:48) Edmundo: Sobre quem escalaria para a Seleção: eu mudaria muito pouco. Eu mudaria o cabeça de área e colocaria o Fabrizio do Cruzeiro ou o Christian. E na lateral esquerda eu não sei se eu levaria o André Santos como titular. Eu acho que o Dunga está fazendo um excelente trabalho. No início eu era contra, porque eu achava que o Mano Menezes, o Muricy ou o Luxemburgo estavam na frente. Só que, para ser treinador de clube ou de seleção, não basta só ter conheicmento téncico, é preciso ter um apanhado de coisas. Gerir um grupo e administrar as vaidades é difícil e isso o Dunga está fazendo perfeitamente, porque ele viveu o céu e o inferno dentro da Seleção Brasileira e ele está conseguindo passar isso para os jogadores. Hoje eu tenho prazer em dizer que eu estava errado com relação ao Dunga.

(03:18:02) VascainoAnimal: Qual foi, na sua opinião, a sua melhor época no futebol?

(03:24:00) Edmundo: Vascaino Animal, eu acho que a melhor época era quando o torcedor sabia escalar de cabeça o time. Mas sobre o meu momento, acho que o que marca é que no Vasco e no Palmeiras eu fui campeão, isso marca uma geração, entrou para a história do clube. Os torcedores lembram disso e comentam comigo. Com certeza, os clubes com quem você ganhou títulos marcam mais. Eu joguei com o maior amor em todos os clubes. Eu cresci muito na época em que muitas empresas estavam investindo no futebol e os jogadores começaram a ganhar muito dinheiro. Eu, por exemplo, ganhei estes salários altos, mas muitas vezes um clube ou outro atrasava os pagamentos e às vezes eu decidia sair para manter meu padrão de vida, por exemplo.

(03:21:28) BHcruzeiro: o apelido 'Animal" te incomoda atualmente?

(03:28:09) Edmundo: BHcruzeiro, depende, eu sinto pelo tom de voz da pessoa se a conotação dada ao apelido é positiva ou negativa. Se for positiva, eu gosto. (risos)

(03:21:42) Reone - Vascao: Edmundo, qual jogador do elenco atual do vasco tem condiçoes de virar idolo da massa vascaina?

(03:29:01) Edmundo: Reone - Vasco, eu gosto muito do Alex Teixeira que está lá. O moleque está arrebentando! Não sei quanto tempo ele vai ficar no Vasco, mas espero que ele jogue lá todo o futebol que ele tem e acho que com certeza ele vai ser um grande ídolo.

(03:27:53) Tricolor_ABC: Edmundo, como você tem se preparado para enfrentar os micrones, como comentarista?

(03:32:37) Edmundo: Tricolor_ABC, eu não tô me preparando, não. (risos) Na verdade eu estou indo com a cara e com a coragem! Mas, por enquanto, os comentários que eu estou fazendo com o Bruno Prado e o Luiz Alfredo estão sendo fáceis. O Luiz me deixa muito à vontade e o Bruno sabe de tudo, ele é muito bem informado, sabe onde cada jogador já esteve, quanto tempo joga, e aí eu fico só com a parte do campo mesmo. Eu falo o que eu penso, independente se eu estou certo ou errado. Fiz dois jogos ao vivo e dois VT's. Os jogos também não foram difíceis, então estou aprendendo e não tenho vergonha nenhuma de aprender. E se alguém tem alguma crítica, eu espero que me fale exatamente para eu poder melhorar. Eu só quero dar a minha opinião verdadeira e espero que as pessoas gostem. Nós estamos fazendo o jogo para que o público assista e tenha prazer de assistir à Rede TV!. O campeonato é muito bom, é muito forte, mas acho que na segunda fase vai ser melhor ainda, porque vai ser mata-mata e oito times da Liga dos Campeões vão entrar para a competição. Neste ponto eu sou saudosista, eu prefiro o esquema de mata-mata ao de pontos corridos. É muito mais legal ver o time ganhar a final no estádio em casa ao invés de ser campeão bem antes, numa cidade no outro canto do país.

(03:34:30) Edmundo: Eu queria agradecer a todos vocês! Tchau!

(03:34:41) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Edmundo e de todos os internautas. Até o próximo!

Fonte: UOL

índice | envie por e-mail | espalhe

Anterior: 14:45 - Eurico Miranda participa do 'Casaca no Rádio' desta 2ª-feira
Próxima: 17:21 - Para igualar Corinthians-2008, Vasco terá que vencer todos os seus jogos