|
NETVASCO - 28/09/2009 - SEG - 21:01 - Diretor de marketing Marcos Blanco fala sobre programa de sócios A equipe do SUPERVASCO conseguiu uma entrevista exclusiva com Marcos Blanco, atual diretor de marketing do Club de Regatas Vasco da Gama. A entrevista abordou muitas das principais dúvidas dos leitores do SUPERVASCO, colhidas principalmente através dos comentários postados no site.
Marcos, conte-nos um pouco sobre você. Qual sua formação e experiência profissional?
Sou formado em Administração de Empresas e minha experiência com marketing esportivo começou na TopSports que hoje é a TV Esporte Interativo, grupo de mídia esportiva. Lá, tive a oportunidade de conhecer e participar de projetos esportivos de vanguarda no Brasil e acompanhar o que era feito de melhor na indústria esportiva pelo Mundo. Sempre pensava que tudo isso poderia ser feito no Vasco. Quando o Fabio Fernandes me convidou para assumir a diretoria executiva de marketing, não pude recusar. Mesmo com todas as limitações encontradas, rapidamente montamos uma estrutura com profissionais competentes das áreas de licenciamento (por sinal, uma profissional que já estava no departamento antes da nossa chegada), planejamento, web e conteúdo e ainda estamos equipando, muito mais rápido do que o esperado. Conseguimos uma integração fantástica com todas as áreas do Clube: Futebol, Financeira, Responsabilidade Social, Patrimônio, Esportes Olímpicos. Todos trabalhando por um único objetivo: o Club de Regatas Vasco da Gama.
No lançamento do projeto "O Vasco é Meu", foi veiculada a informação que o club esperava cerca de 20 mil sócios pagantes até o fim do ano. Já podemos considerar que a meta foi alcançada? A adesão dos vascaínos superou as expectativas iniciais?
Não podemos dizer que superou, pois somos 16,5 milhões de torcedores e nossa meta é de 100 mil sócios. É a nossa torcida é quem vai responder se superou ou não. Mas estamos andando de uma maneira animadora. O número de cadastros supera 37 mil. Desses, algo em torno de 17 mil, se cadastraram e já pagaram pelo menos 3 mensalidades. Por isso são considerados os sócios de fato. Além desses, outros 12 mil efetuaram o primeiro ou até o segundo pagamento mas nem sempre confirmaram com um terceiro.
Os demais estão em duas categorias - os que ainda estão no prazo de vencimento de parcela a ser paga (a primeira, já que são cadastros novos) portanto não os consideramos nem adimplentes nem inadimplentes. E o restante, na casa de 8 mil, são cadastrados que nunca confirmaram sua condição de sócios por jamais terem efetuado nenhum pagamento.
Para essa base estamos soltando uma comunicação na tentativa de recuperá-los para dentro do plano. São provavelmente pessoas que se inscreveram na empolgação mas em seguida desistiram, ou não se organizaram para fazer seus pagamentos ou, ainda, fizeram um cadastro mas nunca tiveram de fato a intenção de exercê-lo (trote, teste, problemas financeiros, etc).
Nessa semana, terminamos a integração com o sistema do Banco Real para débito automático em conta corrente. Foram dois meses desgastantes de integração, mas finalmente conseguimos. Já abrimos 3 novas contas que são HSBC, Banco do Brasil e Unibanco. Os próximos bancos o processo será bem mais rápido já que o sistema poderá ser replicado. É uma evolução importante para o nosso projeto. Daremos um incentivo para que nosso sócio migre para pagamento em debito automático em conta corrente.
Como funciona o clube de benefícios? Estabelecimentos fora do Rio de Janeiro estão em negociações? O que e para que servem os pontos no "Clube de Vantagem"?
O Clube de Benefícios do “Vasco é Meu” é pioneiro entre os clubes no Brasil. O sócio vascaíno com sua mensalidade em dia, poderá ir aos estabelecimentos conveniados e usufruir dos descontos que variam caso a caso e ainda somar pontos. O sócio que acumular pontos no mês, poderá trocar por prêmios, podendo ser uma viagem para lugares do Brasil. O segundo passo, será montar uma estrutura que funcionará como um plano de fidelidade: acumulou pontos, trocou por prêmios. Estamos conversando com grandes empresas como postos de combustível, drogarias, supermercados, restaurantes para ampliar a rede de conveniados. Além disso, através do nosso site já tivemos mais de 100 empresas querendo se conveniar. Esses pedidos estão sendo avaliados de acordo com a relevância e importância para o projeto e nossos sócios.
Recentemente o jornal Lance! afirmou que a partir de outubro os sócios do Vasco poderão comprar ingressos pela internet. A informação procede? Como funcionará a compra?
Sim, procede. O sócio com mensalidade em dia, poderá fazer a compra do seu ingresso dentro do portal do Vasco e retirar no dia do jogo em um local exclusivo. Estamos terminando a integração do nosso sistema com o sistema da BWA, empresa contratada para gerir a bilheteria. Assim, o sócio de fora do Rio de Janeiro poderá reservar seu ingresso sem ter que se deslocar com medo de não encontrar ingressos. Esse era um desejo nosso de primeira hora e também um pedido de milhares de sócios de fora do Rio. Por sinal, hoje o Vasco tem sócios em todos os estados do Brasil.
O Vasco e a Penalty foram muito elogiados pela fartura de material que o Carlos Alberto levou no programa "Bem Amigos". Fora do Rio, entretanto, são raros os uniformes oficiais do Vasco a venda. O que o club e a Penalty estão fazendo para resolver a situação?
Estamos atentos a essa grande demanda e trabalhando em conjunto com a Penalty para atender a imensa torcida do vascaína espalhada pelo Brasil. Nossa parceira já adotou algumas medidas extras para aumentar a produção das novas camisas. Foram investidos quase meio milhão de reais em novas máquinas para as fábricas, além da contratação de mais 200 funcionários e novos fornecedores. E isso não é só para atender esse momento de demanda reprimida e fase boa do time. A Penalty, assim como todo vascaíno, acredita no potencial e grandeza do Vasco.
Quais as próximas ações que o CRVG fará para atingir a meta de 100 mil sócios? Aumento do plano de benefícios, times mais competitivos para atrair o torcedor, prêmios, descontos em compra de camisas, etc.
Primeiro, temos que cuidar para que nosso sócio permaneça em casa. Arredondando, melhorando o programa, para que o sócio enxergue o benefício para ele e para o Clube. Fazendo isso, outros virão. Um a um, até celebrarmos juntos os nossos 100 mil sócios. Essa contribuição tem sido fundamental para o clube, para nosso planejamento, para times mais competitivos que é o que a torcida deseja. Temos muitos vascaínos apaixonados que ainda não são sócios. Assim como nossos antepassados que construíram nosso estádio com muita garra, amor e dedicação, nós precisamos nos unir para atingir esse nosso objetivo dos 100 mil novos sócios.
Muito obrigado pelas respostas, Marcos. Para finalizar, deixe uma mensagem para a nação vascaína!
Queria agradecer o apoio dos milhares de vascaínos espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Continuem apoiando. Estamos trabalhando com muita paixão, transpiração e senso de urgência. Não temos tempo a perder. Aqui, o sentimento não para. E nem pode.
Fonte: Supervasco
índice | envie por e-mail | espalhe Anterior: 21:00 - Dorival Jr, sobre a reunião com jogadores: 'Não tem briga, nem atrito' Próxima: 22:17 - Fernando Prass diz que conversa pode ser decisiva na reta final da Série B |
|