Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 21/08/2009 - SEX - 16:11 - Livro 'Meu Pequeno Vascaíno', escrito por Fernanda Abreu, já está à venda

O livro infantil “Meu Pequeno Vascaíno”, escrito pela cantora e torcedora do Vasco Fernanda Abreu, já está à venda.

“Meu Pequeno Vascaíno” faz parte de uma coleção sobre futebol que está sendo publicada pela editora Belas Letras desde 2008. No caso do Gigante da Colina, a editora convidou Fernanda Abreu para produzir um texto que respondesse à seguinte pergunta:

Por que o leitor tem que torcer para o Vasco?

A autora resolveu criar uma história em que os personagens principais são um menino e uma menina que duelam entre si para saber qual dos dois tem a maior paixão pelo Vasco. Na divertida ‘briga’ entre os dois, o leitor vai acabar relembrando as origens, curiosidades e os momentos inesquecíveis do clube.

Para a escolha do ilustrador do livro, a editora promoveu uma seleção, anunciada por intermédio do site oficial do Vasco da Gama, que contou com cerca de 40 profissionais inscritos, ilustradores vascaínos de todos os cantos do país que apresentaram seus trabalhos. O escolhido foi Fernando Romeiro, de 30 anos, aluno do curso de mestrado da UERJ, morador do Rio de Janeiro.

No mês de setembro, acontecerá uma noite de autógrafos com Fernanda Abreu, em data e local ainda não definidos.

Quem quiser pode comprar o livro pelo site da editora, www.belasletras.com.br, por R$ 19,90.

Confira abaixo um trecho do livro:

Acordei cedão pra acabar de fazer a capa do meu diário, que apelidei de “Almanaque do Vascão!”. Até me atrasei pra escola. A aula de história tinha recém começado quando entrei:
— Pessoal, a aula de hoje é importantíssima. Vai cair na prova — a professora avisou. — O fim da escravidão foi uma das coisas mais importantes da nossa história. Foi quando os negros se tornaram livres, graças à Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, há mais de 100 anos…
— Pode até ser, professora — o Mauro, metido que era, se levantou. — Mas quem lutou mesmo pelos negros no Brasil foi o Vasco da Gama.
— Não entendi, Mauro, Vasco da Gama foi um navegador, que descobriu o caminho marítimo para as Índias.
— Não, professora. Não tô falando dele, não. Tô falando do Vascão, o meu time. O Vasco foi o primeiro clube a aceitar negros pra jogar, foi ele quem lutou contra o racismo nesse país!
Eu também me levantei e mandei bem:
— E tem mais, professora: o Vasco também foi o primeiro a aceitar analfabetos. Nos outros times do Rio, quem não sabia assinar a súmula não podia jogar.
— Até você, Alice! Quem te contou isso aí?
— Foi minha mãe. E, se ela falou, tá falado!
Todo mundo se levantou e a sala virou um estádio. Os vascaínos gritavam em coro, os outros vaiavam. A aula acabou na hora.




Fonte: Site oficial do Vasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 15:55 - Semana de aniversário rende 2 mil cadastros e 'Vasco é Meu' chega a 33 mil
Próxima: 16:26 - Pelé pede auxílio do BNDES para clubes cariocas