Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 12/08/2009 - QUA - 14:32 - Dorival Júnior só repetiu escalação 2 vezes nos 17 jogos da Série B

A julgar pela participação de cada jogador nesta Série B, o time base do Vasco no campeonato seria Fernando Prass (17 jogos), Paulo Sérgio (12), Vilson (16), Titi (10) e Ramon (16), Amaral (14), Nilton (16), Souza (10) e Alex Teixeira (11), Carlos Alberto (11) e Elton (12). Contudo, é óbvio que esses nomes não entraram em campo juntos em todos os jogos.

O primeiro turno da Sére B está prestes a terminar. Faltam apenas duas rodadas e o Vasco briga para assumir a liderança, que, no momento, é do Atlético-GO, por ter uma vitória a mais que o time carioca. No entanto, com 17 jogos disputados, o Vasco, ou melhor, Dorival Júnior quebra a cabeça para escalar a equipe a cada jogo do campeonato. Lesões e suspensões têm obrigado o treinador a mudar peças a cada compromisso, e, recentemente, a mudar até o esquema tático.

Contabilizando a formação majoritária na campanha cruzmaltina, o 4-4-2 (utilizado em 15 das 17 partidas na Série B), Dorival conseguiu repetir a mesma escalação por, no máximo, dois jogos seguidos. Na oitava e nona rodadas, o treinador colocou em campo Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Alex Teixeira; Carlos Alberto e Robinho. Com esse time, o Vasco conseguiu dois empates. Na décima jornada, Carlos Alberto já cumpria suspensão imposta pelo STJD e Léo Lima havia sido negociado com o Goiás. Antes, o treinador já havia repetido uma formação, mas com intervalo de uma rodada. Na terceira e na quinta, o time titular foi Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton.

No entanto, analisando por setor, pode se encontrar uma constância maior, ainda que pouco, nas escalações, a despeito dos obstáculos para repetir o time mais vezes. Na defesa, o quarteto mais utilizado foi Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon. Essa formação jogou junta seis vezes. Gian, agora é titular novamente - como no começo da campanha - , em virtude da lesão de Titi.

No meio-campo, muitas alterações. Carlos Alberto já foi suspenso e deslocado para o ataque. Léo Lima foi vendido e outros jogadores brigam constantemente por posição. No momento, quem sobe mais no conceito do treinador é Enrico, titular nos dois últimos jogos. Os quatro que mais entraram em campo juntos foram Amaral, Nilton, Souza e Alex Teixeira; quatro vezes.

O ataque segue indefinido, principalmente pela estreia de Aloísio, que deve ser titular, mas não tem condições de jogar os 90 minutos ainda. A parceria que mostrava entrosamento no começo do ano, Rodrigo Pimpão e Elton, está desfalcada do primeiro, que não tem previsão de volta. As duplas que mais começaram jogos juntas nesse setor, na Série B, foram, Rodrigo Pimpão/Elton e Robinho/Elton, ambas em três oportunidades.

Fonte: Lancenet

índice | envie por e-mail

Anterior: 14:16 - Camisa de Carlos Alberto contra América-RN não tinha o logo da Penalty
Próxima: 14:57 - Ingressos para Portuguesa x Vasco já estão sendo vendidos