Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 06/08/2009 - QUI - 11:35 - 15 dos maiores clubes, incluindo o Vasco, apoiam mudança no calendário

O apoio dos dirigentes dos clubes brasileiros àmudança no calendário europeu vem aumentando ano a ano. Nas primeiras vezes em que o LANCE! ouviu dirigentes, no começo desta década, o número de clubes favorável à mudança pouco ultrapassava os contrários e havia um grande número que preferia não se manifestar.

Nos últimos anos, a pressão pela mudança aumentou. Em 2008, o LANCE! ouviu 14 clubes e destes dez se mostraram favoráveis.

Ontem, o LANCE! refez o levantamento. O primeiro indício do interesse dos clubes foi o número de respostas. Dos clubes da Série A, 14 aprovam a mudança do calendário. O Vasco também quer a mudança.

Dos 20 clubes que se manifestaram (o Vasco também foi incluído), 14 foram favoráveis, cinco ficaram neutros e apenas um foi contrário.

O Goiás foi o único clube que de um ano para o outro se afastou da ideia da adaptação do calendário – passou de neutro para contra.

O maior apoio à mudança vêm dos estados e dos clubes com maior poder econômico, aqueles que vêem maiores vantagens em não mais perder jogadores no meio do campeonato, e não ter de interromper o Brasileiro por causa da Copa do Mundo, o que acontecerá pela segunda vez no próximo ano.

Outras vantagem da mudança é que os clubes poderão fazer excursões em julho e ganhar milhões de euros que devem fazer a diferença na hora de vender ou não um jogador.

Mas há problemas a serem superados. O calendário da Conmebol condena a maioria dos clube a ficar inativo em boa parte dos meios de semana ou do começo do ano ou do final porque a Sul-Americana e a Libertadores são disputadas em épocas diferentes. Outro ponto é a tradição de não haver jogos no verão, quando boa parte das pessoas viaja de férias. Isso pode atrapalhar a venda de programas de fidelidade, como carnês e sócio-torcedor.

Mas esse assunto está na pauta. O Clube dos 13, que representa os maiores clubes do Brasil, vai discutir o assunto na sua próxima reunião, que deve ser este mês.

Mas o assunto ainda é tabu em certas áreas. O LANCE! procurou algumas empresas que estão entre os maiores patrocinadores e anunciantes do futebol brasileiro. Ninguém quis se pronunciar sobre o assunto.




Brasileiro para em 2010

O calendário do futebol brasileiro para 2010 deve ser praticamente o mesmo deste ano. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já tem proposta uma estrutura de calendário que prevê o Brasileiro sendo interrompido pela Copa do Mundo, exatamente como ocorreu no Mundial da Alemanha. E até hoje quando a CBF decide por um calendário, é o que vale.

Mas, para que os Estaduais não sejam encolhidos, a CBF estuda dar as férias as jogadores em duas partes. Em dezembro, os atletas teriam 15 dias de descanso. A pré-temporada também seria mais curta e os Estaduais começariam no início de janeiro e seriam uma semana mais curtos. As outras datas seriam obtidas com a redução dos jogos da Seleção no segundo semestre.

Por esse planejamento, em 2011, o calendário voltaria ao normal. Isso, se os rumos não mudarem a partir da reunião do Clube dos 13 neste mês.

Fonte: Lance

índice | envie por e-mail

Anterior: 11:14 - 'Máfia do apito', que causou anulação de jogos em 2005, pode sair impune
Próxima: 11:52 - Remo: Vasco ficou em 4º em regata disputada em Pelotas (RS)