Um jogador que conhece bem o estádio de São Januário estará em campo na noite desta terça-feira, pela 14ª rodada da Série B, vestindo a camisa do Fortaleza. O volante Coutinho está relacionado para o jogo.
Coutinho surgiu nas categorias de base do Vasco e estreou em 2003, aos 19 anos, com o técnico Mauro Galvão. Antes de sua estreia, Mauro Galvão analisou assim as habilidades de Coutinho:
- Coutinho marca com eficiência, sabe sair com a bola e tem bom entendimento com o Ygor e o Morais.
Coutinho na final da Taça Rio 2004
Em 2004, Coutinho tornou-se titular do time participando de 54 jogos e marcando 2 gols, com o técnico Geninho. Seu 1º gol foi marcado contra o Urubu na derrota no 1º jogo da final do Estadual daquele ano. De possível herói, Coutinho tornou-se vilão, ao ser expulso no jogo seguinte, no início do segundo tempo por falta em Felipe. Segundo o técnico, sua expulsão foi determinante para a perda do título:
- O jogo teve dois momentos. Até o começo do segundo tempo, estava igual, enquanto estavam 11 contra 11. A partir do momento em que o Vasco perdeu uma peça importante, as coisas mudaram - disse o técnico, sem citar o nome de Coutinho, que fora escalado para anular o camisa 10 do Flamengo.
Coutinho analisou assim, o lance, em entrevista no ano seguinte:
- Naquele momento, o cartão acabou sendo justo. Fiquei com raiva, pois deixaria meus companheiros com menos um naquela situação, mas saí aplaudido pela torcida. Quem me conhece sabe que não sou um jogador maldoso. Posso até chegar atrasado em algumas bolas, mas não sou violento.
Mantido na equipe durante o Brasileiro, Coutinho foi escolhido por profissionais do departamento de futebol do Vasco como o melhor jogador do ano. No troféu NETVASCO, Coutinho obteve apenas a 8ª colocação, com média 6.23, na votação cujo campeão foi o meia Muriqui.
No início de 2005, Luisinho, tricampeão carioca pelo Vasco, elegeu Coutinho como seu sucessor:
- O Vasco sempre foi conhecido como esse clube que não desiste, que luta o tempo inteiro, time da virada. Acho que minha semelhança com o Coutinho é justamente essa pegada, essa disposição. Além do mais, é sempre importante dar o exemplo aos companheiros - disse.
Coutinho comemorando gol marcado sobre o São Paulo em 2005
Coutinho se manteve no time titular no início de 2005, participando da campanha mal-sucedida do Estadual e da Copa do Brasil. Coutinho esteve em campo no vexame contra o Baraúnas, em São Januário. No meio do ano, surgiu proposta de um grupo de investidores portugueses para levá-lo para Portugal:
- Realmente existe esta possibilidade. As coisas estão sendo encaminhadas e vai acontecer o que for melhor para mim e para o Vasco. Estou no clube há dez anos e não poderia sair por qualquer proposta - disse o volante, à época.
No fim do ano, Coutinho já era um dos destaques do time do Estrela Amadora, vestindo a camisa 10:
- Tem sido tudo muito bom aqui em Portugal. Estou adaptado ao campeonato e ao clima. Vim para jogar e é isso que estou a conseguir fazer. E não me importo se sou bem ou mal falado. É indiferente. Porque os atacantes é que têm de ser falados pelos gols que marcam ou os goleiros pelas defesas que faz - disse Coutinho ao jornal Record.
Coutinho em 2006 em jogo contra o Botafogo
Em maio de 2006, Coutinho retornava do empréstimo e voltava a treinar com o elenco do Vasco. O volante participou de poucos jogos do Estadual e do Brasileiro, na maior parte das vezes substituindo algum titular como Ygor, Andrade ou Amaral. Em 2007, Coutinho ainda jogaria 2 partidas pelo Vasco antes de se transferir para o Ipatinga-MG. Antes de chegar ao Fortaleza, Coutinho ainda atuaria por Botafogo-RJ e Criciúma-SC.
Antes de enfrentar o Vasco, jogando pelo Botafogo, Coutinho declarou:
- Tenho ainda muitos amigos lá, foram 12 anos de Vasco, metade da minha vida passei lá. Meu sogro mora numa das ruas ao redor do estádio de São Januário. Quando deixei o clube, fiquei um pouco triste, mas agora está tudo normal. Sou agradecido a todos lá - disse Coutinho, que não guarda mágoas por não ter sido aproveitado por Roth em 2007.
Com a camisa do Fortaleza, em 2009
Ficha técnica
Nome: Rafael Coutinho Barcelos dos Santos
Posição: Volante
Nascimento: 07/03/1984 - 25 anos
Local: Macaé (RJ)
Altura: 1,73m
Peso: 69kg
Clubes
2003 a 2005 - VASCO
2005 a 2006 - Estrela Amadora-POR
2006 a 2007 - VASCO
2007 - Ipatinga-MG
2008 - Botafogo-RJ
2008 - Criciúma-SC
2009 - Fortaleza-CE
Desempenho no Vasco
1º jogo: 25/09/2003 - Vasco 2x1 Coritiba-PR
1º gol: 11/04/2004 - Flamengo 2x1 Vasco
Mais informações
Comentários sobre Coutinho no Fórum
Notícias sobre Coutinho
Notas de Coutinho no Troféu NETVASCO
Fonte: NETVASCO