|
NETVASCO - 24/07/2009 - SEX - 09:09 - Fisiologista do Vasco, sobre Pimpão: 'O caso dele é típico' Entrevista de Daniel Gonçalves, fisiologista do Vasco, ao Lance:
O trabalho preventivo de Pimpão se resolve apenas com um fortalecimento muscular?
É desenvolver a massamuscular, a parte técnica e outros aspectos, como resistência e força. Se da noite para o dia o atleta ganha dez quilos de massa muscular vai haver adaptações negativas. O padrão motoro dele muda, a questão de elasticidade do músculo, a flexibilidade dos tendões também. Pode ser um efeito reverso.
E qual poderia ser a origem do problema do atacante?
O caso dele é típico. Vinha numa sobrecarga e passou a treinar diariamente. O tendão não aguentou, houve sobrecarga pela solicitação do futebol, pelos traumas de jogo. Como ele não tem umamusculatura de base, o problema apareceu.
Ele é um atleta veloz. O trabalho de fortalecimento muscular o faria perder essa característica?
Se for dentro do planejamento, do trabalho adequado, de potência, ele não perde nada. Basta fazer um trabalho específico para atleta de futebol.
Qual a meta de aumento de massa muscular de Pimpão?
Temos de redefinir essa meta. Ele perdeu com a inatividade e terá de recuperar. Investir na carreira é investir agora nesse processo muscular. Tornar-se um atleta, fisicamente falando.
Fonte: Lance
índice | envie por e-mail Anterior: 08:59 - Para nutricionista do Vasco, Pimpão é um exemplo de dedicação Próxima: 09:18 - Ainda não há prazo para o retorno de Rodrigo Pimpão |
|