Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 17/07/2009 - SEX - 03:30 - Há 15 anos, vascaíno Ricardo Rocha conquistava a Copa do Mundo nos EUA

Em 17 de julho de 1994 o Brasil conquistava a Copa do Mundo dos Estados Unidos ao derrotar a Itália por 3 a 2 nos pênaltis, após um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A final foi disputada no estádio Rose Bowl, em Pasadena, na Califórnia. Era o quarto título mundial (chamado popularmente de "tetra") da Seleção Brasileira e a quebra de um jejum que já durava 24 anos, desde a Copa de 1970 no México.

O Vasco participou dessa conquista histórica cedendo à Seleção o zagueiro Ricardo Rocha, que era titular absoluto da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira. O vascaíno só deixou o time porque se contundiu aos 23 minutos do segundo tempo jogo de estreia contra a Rússia, sendo substituído por Aldair. A partir daí, foi importante apenas fora de campo, exercendo sua liderança e ascendência sobre os companheiros.

Ao vencer a Copa do Mundo, Ricardo Rocha se igualou a Bellini, Orlando Peçanha e Vavá (este último, pernambucano como Ricardo), cruzmaltinos campeões mundiais de futebol com a Seleção Canarinho em 1958 na Suécia.


Time da estreia na Copa de 1994, contra a Rússia. Ricardo Rocha é o número 3.


Fonte: NETVASCO (texto), Blog Boteco do Portuga (foto), GloboEsporte.com (foto)

índice | envie por e-mail

Anterior: 02:59 - Confira entrevista com Allan, meia dos juniores do Vasco
Próxima: 07:27 - Vitória sobre o ABC vale a folga de domingo para os jogadores