|
NETVASCO - 14/07/2009 - TER - 00:22 - Karatê: Juarez Santos, vascaíno ouro no Pan, hoje dá aulas em igreja No dia 25 de julho de 2007, o carateca Juarez Santos, nascido em Duque de Caxias, conquistava o primeiro ouro do Brasil na modalidade, no Pan do Rio. O triunfo foi em cima do venezuelano Mario Toro na categoria +80kg, no Miécimo da Silva. Dois anos depois, assim como Pedro Lima, Juarez não tem muito o que festejar.
Além de não ter patrocínio, no começo do mês o campeão (e a forte equipe de caratê que treinava em São Januário) foi dispensado pelo Vasco, sem condições de arcar com os gastos.
— Nós ficamos uma semana sem chão para treinar. Foi quando conseguimos abrigo na Vila Olímpica da Mangueira e na Unisuam, onde faço faculdade. Foi a salvação — explica Juarez, que tem dois filhos.
No malabarismo para viver do esporte, Juarez se reveza como atendente num órgão público, e dá aulas de caratê na Igreja Universal de Nova Campina, em Duque de Caxias, onde recebe de R$5 a R$10 por mês dos pais que podem pagar.
Ontem, Juarez respirou aliviado ao garantir a participação nos Jogos Mundiais de caratê, que serão disputados na China, no fim do mês.
— Só consegui comprar a passagem com ajuda de vaquinhas. A salvação veio de algumas pessoas de Brasília, que me apoiaram — diz ele, contando que teve a Bolsa-Atleta cortada por regras da Confederação Brasileira de Caratê que beneficiaram medalhistas de outros torneios.
Ninguém foi encontrado da Confederação para comentar o corte do incentivo do governo federal.
No Vasco, o superintendente de esportes olímpicos Bruno Carvalho explicou que o clube não tem condições de manter o caratê no momento, mas disse que a intenção é trazer a modalidade de volta.
— Dependendo do que for acertado com o novo patrocinador do clube, queremos eles aqui, sem dúvida — afirmou.
Fonte: Extra
índice | envie por e-mail Anterior: 00:20 - Vila Nova-GO x Vasco: Serviço Próxima: 01:38 - Remo: Das 4 provas disputadas na 2ª-feira, Vasco vence 3 |
|