Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/06/2009 - TER - 18:44 - Basquete: Vasco pode fazer parceria com o Iguaçu para participar da LNB

Festa, muita festa ao fim do Novo Basquete Brasil (NBB), que terminou no domingo, com o Flamengo Cia. do Terno conquistando o primeiro título do novo tempo do esporte no país, em que os clubes, por meio da Liga Nacional de Basquete (LNB), passaram a administrar a competição. É também o segundo título consecutivo do time carioca, que superou uma série de obstáculos, principalmente financeiros, no decorrer da competição, quando a Petrobras retirou seu patrocínio, até a chegada do parceiro mineiro.

E antes mesmo de a competição terminar, a LNB já trabalhava a segunda edição do torneio, segundo o presidente da entidade, Kouros Monadjemi, ex-presidente do Minas Tênis – o único clube mineiro terminou na terceira colocação. Segundo o dirigente, a repercussão fora do país mostra a importância da nova competição. Kouros foi chamado aos EUA pela NBA para uma conversa. "Eles se interessaram pela primeira vez pelo nosso campeonato. Viram a seriedade da LNB e também o fato de a competição ter sido muito organizada, com o cumprimento de datas."

E dessa conversa, pode surgir uma parceria entre as duas entidades. "O NBB pode passar a fazer parte da Liga de Desenvolvimento da NBA (NBDL). Os jogadores que sobrarem no draft, por exemplo, seriam cedidos aos times, um para cada equipe. Ainda não está confirmado, mas estamos conversando. Isso não aconteceria se não houvesse organização."

Outro aspecto importante, segundo Kouros, é que ainda esta semana deverá ser definido o número de clubes da segunda edição, a temporada 2009/2010. "Hoje são 15 clubes e devemos aumentar apenas mais um. A LNB tem 21 filiados e três dos seis que estavam de fora já manifestaram interesse em retornar, Unitri Uberlândia, Iguaçu, do Rio de Janeiro, em parceria com o Vasco, e o Londrina. Mas a definição de quantos e quais serão os participantes dependerá de uma reunião dos 21 times, pois é preciso determinar a condição de cada um – fatores como a manutenção de parcerias e da qualidade técnica." O dirigente não descarta que a competição chegue a 18 clubes.

O número de estrangeiros por equipe também vai mudar, com a elevação de dois para três por equipe. Isso viria para atender, principalmente, à parceria com a NBA. Kouros anuncia também um estudo com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para a criação da Liga Nacional B, que seria a divisão de acesso para o NBB. Ele confirmou também que a LNB recebeu uma solicitação do Ginástico, clube tradicional de BH, sobre a possibilidade de compra de uma cota, para ter direito a uma vaga na competição. "Estamos estudando uma forma de ajudar o Ginástico, que negocia com um possível patrocinador. Mas não podemos garantir a vaga. A saída de uma equipe que não esteja atendendo aos pré-requisitos poderá abrir espaço."

Fonte: Superesportes

índice | envie por e-mail

Anterior: 18:36 - Alex Teixeira busca primeiro gol pelo Vasco em 2009
Próxima: 18:54 - Dinamite diz que Adriano 'não é jogador do Vasco ainda'