Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 28/06/2009 - DOM - 15:27 - Felipão dá detalhes da não convocação de Romário para a Copa 2002

As mais de duas horas da escala em São Paulo foram um martírio de tédio e apreensão. Havia no rosto de todos os passageiros do voo para Londres uma indisfarçável tensão, causada pela expectativa de fazer praticamente a mesma rota na qual, semanas antes, ocorrera a tragédia com o Airbus da Air France.

Por isso, ao entrar no avião, tudo que eu queria era me acomodar logo na poltrona, para tentar dormir rapidamente, na esperança de driblar os sustos na hora das turbulências — rotineiras na área fatídica que iríamos sobrevoar.

Ainda procurava o meu lugar, quando dei de cara com Luiz Felipe Scolari, o nosso bravo Felipão — último técnico brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo e também ex-treinador de Portugal (no Mundial da Alemanha) e do Chelsea.

— Você não estava indo para o Uzbequistão? — perguntei, enquanto buscávamos nossos assentos.

— Só vou no sábado (ontem). Antes tenho que passar em Londres, para apanhar a família — ia me explicando, à medida que caminhava pelo corredor da classe executiva.

— Qual é o seu lugar? — 1B...

— O meu é o 1A! Vamos lado a lado...

E assim fomos. Os melhores momentos de um papo animado, que se estendeu por todo o voo, é o que você confere a seguir, nesta coluna especial de domingo, obrigada a deixar o formato tradicional para ocupar uma página inteira, tantos foram os assuntos.

Ah, enfrentamos turbulência, sim.

Mas a conversa estava tão animada que nem chegou a incomodar...

(...)

ROMÁRIO: “Romário também era assim. Só não o levei na Copa de 2002 porque ele traiu a minha confiança.

Foi depois da Copa América, em que perdemos até do Panamá ou de Honduras, não me lembro, e eu estava por um fio. Eu e o time precisávamos do apoio dele naquela hora e aí surgiu a história da tal operação no olho: num primeiro momento, me conformei, afinal, tratava-se de um problema de saúde. Mas, depois, o que eu soube? Que ele não ficou de repouso coisa nenhuma: foi fazer amistosos com o Vasco, pra ganhar uma grana em dólares. Aí, perdi a confiança nele e ele perdeu a Copa.

O presidente Ricardo Teixeira nunca me pediu pra convocar o Romário.

Houve apenas uma ocasião em que ele me chamou pra almoçar e disse quais eram, em sua opinião, todos os prós e contras da convocação do Baixinho. Disse e completou: ‘Mas a decisão é sua! O que você decidir, está decidido. Vou te apoiar. Mas se você perder a Copa, vai ter que se explicar com a torcida’. E eu banquei a não convocação.

Depois dessa conversa, houve um momento em que cheguei a balançar.

Foi quando o Romário foi pra frente da TV chorar e dizer que queria disputar o seu último Mundial. Depois dele, falou a sua mãe, que também chorou e defendeu que o filho merecia ser convocado e estava sofrendo por estar fora da seleção. Eu já estava emocionado e quase voltando atrás, quando entrou em cena o Eurico Miranda, falando um monte de barbaridades, me xingando disso e daquilo e fazendo ameaças! Aí percebi que era tudo um circo armado pra me pressionar e desisti, definitivamente, de levar o Romário.

No lugar de quem ele jogaria, se não tivéssemos tido problemas? Muito provavelmente no do Kleberson. A defesa já estava bem arrumada, com os três zagueiros (Lúcio, Roque Júnior e o Edmílson) e ainda tinha o Gilberto Silva, em grande forma, como cabeça-deaacute;rea. Eu tiraria o Kleberson, recuaria o Ronaldinho Gaúcho e o Rivaldo um pouquinho mais e o Romário e o Ronaldo fariam a festa na frente. O maior problema seria convencer o restante do time de que teríamos um jogador (o Romário) que correria bem menos que os outros...

Mas se ele compensasse isso com gols, acho que não haveria problema”.

(...)

Fonte: Coluna Renato Maurício Prado - O Globo

Notícias Relacionadas

13/09/2002 - SEX - 02:15 - Felipão conta que caiu em provocações de Eurico
08/05/2002 - QUA - 20:59 - FELIPÃO REVELA PORQUE NÃO CONVOCOU ROMÁRIO
10/04/2002 - QUA - 03:53 - As razões para Felipão deixar Romário de fora
04/04/2002 - QUI - 20:18 - Eurico demitiria Felipão se pudesse

índice | envie por e-mail

Anterior: 14:45 - Pimpão e Gian só devem voltar no dia 11, contra a Ponte Preta
Próxima: 17:22 - Vílson lamenta quebra de invencibilidade da defesa