Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 25/06/2009 - QUI - 13:44 - Depto. Médico lança mão do pilates para prevenir lesões dos atletas

Entre lesões, suspensões e opções táticas, o técnico Dorival Júnior só repetiu duas vezes este ano a escalação do time do Vasco. O problema de cartões é tratado na base de conversa e multas, se for o caso. As lesões, por sua vez, começaram a ser prevenidas este mês com o Core Pilates. Aliado a isso, o Vasco criou um banco de dados dos atletas, para que todos tenham um histórico médico e fisiológico — procedimento que será estendido à base. Em 2009, 12 jogadores tiveram algum tipo de problema muscular, fora entorses e outros traumas comuns no futebol.

O pilates consiste em alongamentos e exercícios específicos, fortalecendo os músculos do “core”, o centro de gravidade do corpo. O elenco foi dividido em quatro grupos. Cada um trabalha duas vezes por semana com bolas e camas elásticas. O programa está no primeiro de seis níveis e foi iniciado este mês. Segundo o preparador físico Celso de Rezende, só será possível medir resultados quando o nível três for atingido, em dois meses.

— Esse trabalho é muito usado em São Paulo e no Sul. O Dorival exige sempre o limite do atleta. Às vezes, é preciso conversar e segurar um pouco. Nunca vão cobrá-lo por falta de trabalho — brincou.

A coordenadora do setor de fisioterapia do Vasco, Vanessa Knust, explicou que, além do Core Pilates, há exercícios para reeducação sensório-motora, específicos para prevenir as entorses.

— A gente facilita a estabilização do corpo para a prática esportiva — disse.

Dorival avaliou que muitos chegaram ao Vasco com um desequilíbrio na musculatura e não havia um banco de dados para trabalhar cada um individualmente.

— Tivemos lesões musculares porque atletas chegaram despreparados. A maioria apresenta desequilíbrio na musculatura. Infelizmente no Brasil é assim. Não pudemos ter dados de cada um no início e estamos montando esse arquivo com a fisiologia e departamento médico. Isso permitirá individualizar o treinamento. O número de lesões vai diminuir. No Cruzeiro, de um ano para outro, a redução foi de 70%.

Fonte: Extra

índice | envie por e-mail

Anterior: 12:35 - Morre Toninho Vanusa, ex-meia do Vasco nos anos 70
Próxima: 13:47 - Robinho fala sobre expectativa por sua estreia no Vasco