Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 10/06/2009 - QUA - 02:59 - Nélson Rocha fala sobre obtenção de certidões e patrocínio da Eletrobrás

Declarações do vice-presidente de finanças Nélson Rocha ao programa "Só Dá Vasco" da última 3ª-feira (09/06):

"Eu vou aproveitar logo e dar a notícia. Hoje [ontem] nós conseguimos a certidão negativa que estava faltando - a do INSS - para apresentar à Eletrobrás, para que a gente possa dar continuidade ao trabalho que viemos fazendo junto à Eletrobrás, particularmente, na pessoa do [Luiz] Rizzo [gerente de assuntos institucionais], para a gente obter... Agora falta assinar o contrato, obviamente. Mas as coisas que faltavam para cumprir as nossas obrigações estão prontas agora. A certidão negativa está aqui na minha mão - a do INSS. Agora nós abrimos uma nova porta, para que a gente possa conquistar o patrocínio da Eletrobrás."

INCENTIVOS FISCAIS PARA OS ESPORTES OLÍMPICOS

"Mas o que eu queria dar é a grande notícia. É óbvio que o patrocínio da Eletrobrás é uma grande notícia, porque do jeito que a gente está, poder lá estampar a Eletrobrás na camisa, isso é muito positivo. Mas a grande notícia dessa certidão negativa não é só a Eletrobrás. A grande notícia são os projetos que nós temos na área de esporte fora do futebol, os chamados esportes olímpicos. Nós temos vários projetos. Por exemplo, só o projeto do remo é de R$ 5 milhões. Significa dizer o seguinte. Que a nossa proposta de gestão, de que cada esporte olímpico seja sustentável, auto-sustentável, começa a ganhar corpo com essa certidão, porque nós teremos a possibilidade de, através de incentivos fiscais, fazer com que o remo não dependa, por exemplo, muitas vezes... Porque é difícil mesmo. Os esportes olímpicos, de uma maneira geral, não conseguem captar recursos, a não ser dos incentivos fiscais, para poder fazer a manutenção do seu trabalho. A grande notícia é que essa certidão nos possibilitará recursos para todos os nossos esportes olímpicos, inclusive desonerando o futebol. O que acontece hoje nos clubes de futebol? O dinheiro do futebol acaba sendo utilizado para as outras modalidades. Essa é a grande verdade. Eu vou dizer aqui para você, torcedor vascaíno. O valor dos projetos que nós temos, de incentivos fiscais, é maior do que o patrocínio da Eletrobrás. Eu estou dando só um exemplo aqui, o do remo - fora o dos outros esportes. O remo, sozinho, tem um projeto de 5 milhões, muito bem estruturado, muito bem preparado, para a gente obter, primeiro, o direito a ter o incentivo e, depois, captar recursos. Eu tenho a certeza que toda essa nação vascaína, todos os empresários vascaínos poderão nos ajudar, colocando recursos, que são recursos de incentivo. Ele deduz isso do Imposto de Renda. Ele pega esse valor, aplica no clube e, depois, como se ressarcisse, diminui do imposto que ele tem a pagar. É uma grande notícia essa, obviamente, pela Eletrobrás, o Rizzo, sobretudo, que é um grande parceiro e tem nos ajudado enormemente. E também pela possibilidade que nós abrimos agora de tornar esses esportes auto-sustentáveis."

"Além da Lei de Incentivo ao Esporte, existe outra modalidade de incentivo, que é permitida e que a gente também está buscando. O nosso vice-presidente de esportes olímpicos e responsabilidade social, o [José Pinto] Monteiro, é campeão nisso, craque, uma pessoa que tem uma experiência na iniciativa privada. Foi o responsável pelo projeto da Mangueira, quando ele era diretor da Xerox. Foi diretor-geral do Instituto Xerox, fez todo um projeto de incentivo. E vem fazendo no Vasco também."

"O outro incentivo é o do Fundo da Infância e da Adolescência, que você também pode utilizar. A ideia é que a gente possa também pegar todos os vascaínos, porque aí não é só a empresa. A Lei de Incentivo ao Esporte, você capta através da empresa. Mas o Fundo da Infância e da Adolescência, você capta também das pessoas físicas na hora que vão pagar o Imposto de Renda. As pessoas vão poder colocar também recursos, porque o Fundo da Infância e da Adolescência também pode ter projetos relacionados à questão do esporte e como nós tratamos, porque o Vasco não é apenas um clube de futebol, um clube que se preocupa com a sua estrutura interna. O Vasco também tem um papel social enorme, importantíssimo, haja vista o Colégio Vasco da Gama, que nós temos lá dentro. O Monteiro vem cuidando disso, para mostrar para a sociedade que o Vasco é muito mais do que um clube de futebol. Mas ele está integrado à sociedade para promover também o desenvolvimento humano e, sobretudo, dos jovens e adolescentes."

"Mais uma vez, a certidão do INSS foi conquistada hoje. É um grande avanço. Não só por conta do patrocínio, que possibilitará ao Vasco enfrentar toda essa dificuldade que nós temos pela frente, mas também possibilitará ao clube ter acesso a todos os incentivos fiscais para os demais esportes olímpicos. Todo esporte olímpico não tem facilidades de conseguir recursos para poder ser auto-sustentável. Com essa certidão, além da Eletrobrás, todos os esportes olímpicos terão acesso aos incentivos fiscais. Nós temos diversos projetos prontos. Eu estava só esperando a certidão para dar entrada. Eu citei aqui o caso do remo, que são 5 milhões. O Monteiro, na vice-presidência de esportes olímpicos e responsabilidade social, também tem três projetos lá, que somam mais de 10 milhões. Isso vai ajudar muito o clube. Tem vários projetos. Só para que o torcedor tenha uma ideia, o São Paulo, no ano passado, conseguiu captar 8 milhões só para o esporte olímpico dele, por conta dos incentivos fiscais. É isso que a gente quer também, porque isso desonera o futebol. Acaba o futebol, que é quem gera os recursos, pagando a conta de todos os demais. Não que não se tenha que ter. Tem que também o clube ter. Mas o nosso projeto de gestão é que cada modalidade esportiva seja auto-sustentável. É assim que a gente vai trabalhar. A nossa prioridade é o futebol, porque é o futebol que traz os recursos, a maior parte dos recursos."

ASSINATURA DO CONTRATO

"Mais uma vez, torcida vascaína, a certidão saiu. Isso nos possibilitará assinar, dentro de poucos dias, o contrato com a Eletrobrás."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 02:50 - Nélson de Almeida se diz confiante quanto à liberação de Aloísio
Próxima: 03:09 - Fotos de miniatura do Volksbus do Vasco circulam na internet