Declarações de Dorival Jr. à Rádio Globo (entrevista coletiva) sobre as arbitragens dos últimos jogos do Vasco:
ARBITRAGEM DE ANDRÉ LUIZ MARTINS DIAS LOPES (MG) CONTRA O SÃO CAETANO
"Do Elton, uma expulsão, o segundo cartão. E um lance um pouco antes, com o Dias. Um lance claro, nítido. Ele botou a mão no bolso. Na hora que o jogador virou, e que ele viu que já tinha o cartão, ele recuou. Quer dizer, ele se omitiu em uma jogada que, naturalmente, já seria para uma expulsão. Apenas isso. Fui apenas cobrar o porquê disso. Infelizmente, nem sempre você falando educadamente com a arbitragem... Não tem como. Eles se revestem de uma soberba tão grande que você não pode se aproximar. Então não sei por que a função do treinador ali, se você não pode dialogar com a arbitragem. Até porque, no momento ali do atrito, eu apenas esbravejei com os quatro seguranças que estavam em volta, que não me deixavam falar - apenas - com a arbitragem, e mais nada. Apenas tentar me aproximar para poder falar. Eu não levantei a voz naquele momento. Eu apenas tentei sair dos seguranças, para que eu pudesse me aproximar da arbitragem. Ele tomou aquilo como uma atitude hostil. Então é para você ver... Você não agride, não fala. Eu apenas ia fazer uma pergunta ou um questionamento, uma pergunta. De repente, você fica... Eu sei que você perde a razão, em relação a aquilo que foi mostrado. Mas, com certeza, por tudo aquilo que aconteceu na partida, eu acho que não há por que nem tentar justificar, porque o número de erros foi muito grande."
ERROS DA ARBITRAGEM TEREM ABALADO O EMOCIONAL DOS JOGADORES
"Não. Acho que, primeiro, te surpreende as declarações. As declarações te surpreendem, porque é um lance único. A bola é única. A jogada do Elton aconteceu com a bola chegando praticamente em cima dele. Ele ia pegar um voleio e foi puxado. Era um lance que a única visão que se tinha era com relação à bola. Eu falei ainda na hora que acabou a partida do meio de semana. O Gaciba tinha uma visão total do lance, total. Infelizmente, deixou de marcar um pênalti que, naturalmente, poderia ser defendido pelo Felipe, mas quase que 70 a 80% de chance de você abrir o marcador ali e o jogo ter uma outra história. Um erro ali, um erro aqui, lá no Paraná. Erros absurdos. Acho que o Vasco tem que parar. Eu não quero ser favorecido de maneira nenhuma, de maneira nenhuma. Não quero ser favorecido. Reconheço sempre, quando somos derrotados, o valor do adversário. Mas eu acho que o Vasco também não quer ser prejudicado da maneira como tem acontecido. Está na hora de um basta, porque nós somos uma equipe normal, como outra qualquer, lutando por uma das quatro vagas. Está na hora das pessoas pararem de virem tão preparadas contra. Acho que isso é fundamental que aconteça, e um posicionamento da diretoria, com relação às arbitragens que nós temos encontrado no Campeonato Brasileiro. De cinco jogos, duas arbitragens desastrosas contra a nossa equipe, é de se parar e pensar. E analisar com um pouco mais de frieza aquilo que está se passando."
TEMER SER SUSPENSO POR RECLAMAR DA ARBITRAGEM E SER EXPULSO
"Não, de maneira nenhuma, porque todas as pessoas que estavam ali em volta ouviram as minhas colocações. Em nenhum momento eu agredi a arbitragem, em nenhum momento eu soltei nenhum palavrão sequer, porque também não é do meu feito fazer esse tipo de coisa. Apenas fui solicitar uma resposta dele. Eu o indaguei, fiz uma indagação. Só queria uma resposta, o motivo da atitude. Só isso. Se ele tomou, foi tão seguro em tomar aquele atitude com o Elton, por que no momento em que ele botou a mão no bolso, ele vacilou? Ele vacilou e se omitiu de um lance que foi claro, nítido, todos viram. Acho que é isso que às vezes causa um descontrole em quem está de fora. Nós estamos ali vivendo a partida, sentindo tudo que está se passando. A mesma coisa aconteceu no meio de semana. Você ser prejudicado no jogo do Paraná em um sábado, quarta-feira e no sábado seguinte, é muita coisa para uma equipe só. Acho que aí é um problema sério, e tem que ser combatido. Combatido, o que eu digo, é que eu não quero ser prejudicado. Eu não quero também ser favorecido, não. Ao contrário, eu quero ter méritos para poder vencer alguma coisa."
ATITUDE DE ELTON, QUE FOI EXPULSO
"Irresponsável. Já está respondida. É irresponsável ao extremo."
NILTON PODERIA TER QUEBRADO A PERNA DO ADVERSÁRIO E LEVOU AMARELO
"Eu concordo com isso. Duas atitudes irresponsáveis. Nós temos que reconhecer quando é dessa forma. Por isso é que eu falo: a omissão. No Brasil, infelizmente, acontece isso. As punições não existem, os exemplos. Amanhã, logicamente, podem até nos pegar como exemplo, por causa de uma situação. Mas, graças a Deus, tinha várias pessoas em volta, que presenciaram tudo que aconteceu. Mas é notório o que tem acontecido. Os treinadores têm sido pegos e suspensões de 30, 60, 90 dias. De repente, quem é para ser punido não está sendo punido. Acho que tem lances claros, lances que você não pode aqui tentar encobrir. Realmente aconteceram. Quando acontece, tem que ser punido. É para vocês verem como foi a arbitragem hoje."
PUNIR ELTON PELA EXPULSÃO
"Acho que vocês nos conhecem e sabem que não passa em branco. É uma postura da diretoria e da comissão técnica."
Fonte: NETVASCO