Embora tenha deixado a competição se dizendo de cabeça erguida, o Vasco mostrou que não digeriu totalmente a elininação da Copa do Brasil para o Corinthians, na última quarta-feira. Se mostrando abalado emocionalmente, o time cruzmaltino, que teve Elton expulso ainda no primeiro tempo, ficou apenas no empate em 0 a 0 com o São Caetano, neste sábado, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o Vasco chegou aos dez pontos, e está a cinco do líder Guarani, adversário da próxima rodada, em Campinas. Já o São Caetano, que soma quatro pontos, enfrenta a Ponte Preta em casa. São quatro partidas seguidas sem vitórias do time cruzmaltino, somando Copa do Brasil e Série B.
O JOGO
Pela primeira vez em três partidas na Série B, São Januário recebeu um número reduzido de torcedores, talvez ainda como consequência da eliminação da Copa do Brasil. Possivelmente contagiado por esse fato, o Vasco iniciou a partida disperso, dando espaços para o São Caetano avançar. Com isso, o time visitante chegou ao ataque com certa facilidade.
Mas aos poucos o Vasco foi se organizando em campo. Num primeiro momento, melhorou o posicionamento de sua defesa e garantiu certa tranquilidade, apesar de alguns lances de displicência individual que quase criaram problemas. Em seguida, passou a chegar com mais firmeza ao ataque.
O Vasco encontrava dificuldades para furar a defesa do São Caetano, que se fechava à frente de sua área. O time cruzmaltino, no entanto, utilizava poucas vezes as jogadas pelos lados do campo, e por isso não criava muitas oportunidades. A melhor delas aconteceu aos 40 minutos, depois que Paulo Sérgio cobrou falta na área. Elton subiu de cabeça, e o goleiro Luiz fez boa defesa.
À medida que o gol não saía, a impaciência do Vasco aumentava. Tanto que Elton foi expulso aos 45 minutos, depois de um carrinho em Iran, levando o segundo cartão amarelo. O primeiro havia acontecido aos 28 minutos, após uma cotovelada em Marcelo Batatais. O atacante deixou o campo muito hostilizado por uma parte da torcida e aplaudido por outra.
Aos 47 minutos, o goleiro Fernando Prass fez uma bela defesa após chute de Iran. Mal soou o apito do intervalo, o técnico Dorival Júnior correu em direção ao árbitro André Luiz Lopes, afirmando que ele deveria ter expulsado Dias, do São Caetano, que já tinha um cartão amarelo e em seguida cometeu falta dura.
Ao voltar a campo para o segundo tempo, o técnico do Vasco foi expulso e deixou o gramado indignado. Para evitar o cartão vermelho a seu jogador, o técnico estreante Antônio Carlos, do São Caetano, substituiu Dias por Gerson.
O Vasco voltou para o segundo tempo ainda sem qualquer concentração e visivelmente nervoso, assim como seu treinador. Os jogadores continuavam a cometer infrações, e Nilton poderia ter sido expulso aos 14 minutos, depois de fazer falta violenta em Ademir Sopa. O árbitro, no entanto, apenas deu cartão amarelo.
Mas com o passar dos minutos, o time cruzmaltino criou a consciência de que, para vencer, precisaria jogar bola. E mesmo com um jogador a menos, o Vasco partiu para cima do São Caetano usando as jogadas em velocidade. Empurrada pela torcida, a equipe pressionou, embora ainda exposta aos contra-ataques.
Foi neste momento que Fernando Prass novamente brilhou. Frente a frente com Marinho, o goleiro saiu com precisão, ficou com a bola e, antes de tocar para um companheiro, ainda driblou um adversário, levando a torcida à loucura.
Como última cartada, Dorival Júnior decidiu substituir Rodrigo Pimpão por Edgar, apostando nas jogadas aéreas. No entanto, o São Caetano também mostrava uma postura ofensiva e criava oportunidades de gol, já que o Vasco dava espaços.
Foi assim que o São Caetano criou uma boa chance aos 42 minutos, quando Betinho aproveitou a sobra da zaga e chutou forte, de dentro da grande área. Mas comprovando sua grande fase, Fernando Prass fez uma grande defesa, garantindo um ponto ao Vasco. No último lance, Edgar chutou para fora após cruzamento de Ernani.
VÍDEO
Cartões amarelos: Elton, Amaral e Nilton (VAS); Dias, Everaldo, Gerson, Roger e Tobi (SCA)
Cartão vermelho: Elton, 45'/1ºT (VAS)
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral (Mateus, 13'/2°T), Nilton, Léo Lima (Ernani, 11'/2°T) e Carlos Alberto; Rodrigo Pimpão e Elton (Edgar, 28'/2°T). Técnico: Dorival Júnior.
SÃO CAETANO: Luiz, Iran, Marcelo Batatais, Everaldo e Everton Ribeiro; Tobi, Dias (Gerson, intervalo), Ademir Sopa (Perdigão, 20'/2°T) e Roger; Luan (Betinho, 28'/2°T) e Marinho. Técnico: Antônio Carlos Zago.