Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 04/06/2009 - QUI - 03:23 - Confira a íntegra da entrevista coletiva de Dorival Júnior

Confira a íntegra da entrevista coletiva de Dorival Júnior após Corinthians 0 x 0 Vasco, em transcrição feita a partir de áudio da Rádio Manchete:

INDIGNAÇÃO PELO PÊNALTI EM ÉLTON NÃO MARCADO POR LEONARDO GACIBA

"Isso daí é claro. Na primeira jogada, ele parou antes da batida do escanteio, e na segunda ele tinha por obrigação de estar observando, até porque, ele já tinha sido alertado a respeito. O Gaciba sabe disso e infelizmente fez vista grossa, interferiu diretamente naquilo que poderia ser um grande resultado da equipe do Vasco."

VASCO NÃO TER SE CLASSIFICADO DEVIDO AO PRIMEIRO TEMPO NO MARACANÃ

"Não, de forma alguma. Nós, de quatro tempos, jogamos três tempos de uma maneira mais equilibrada do que o Corinthians. Acho que não há por que nós lamentarmos um primeiro tempo apenas. Até que me provem o contrário, eu acho que a equipe... Nós temos que valorizar essa garotada, a maneira como enfrentaram uma das melhores equipes do futebol brasileiro, uma equipe técnica, rápida, forte marcação, muito bem dirigida. Eu não tenho dúvidas que o Vasco sai daqui reconhecidamente sabendo que deixou a sua vaga às finais da competição, primeiro, por um erro e, segundo, pela competência da equipe adversária, que sabe como ninguém como marcar e teve méritos em poder anular também os principais pontos de ataque da nossa equipe."

SAÍDA DE CARLOS ALBERTO E ALTERAÇÕES NO SEGUNDO TEMPO

"Ele pediu para sair porque estava tendo cãibras. Nós tivemos a necessidade. Perdemos um pouco de mobilidade [entrou Enrico], mas tentamos um jogador com um pouco mais de presença. No caso, o Edgar no lugar do [Rodrigo] Pimpão. E a entrada do Fernandinho, um pouco mais de mobilidade com relação a aquilo que o Léo [Lima] vinha fazendo até então."

FALTA DE UM JOGADOR COM MAIOR PODER DE FINALIZAÇÃO

"Talvez. O que, na minha concepção, faltou, um pouco mais de equilíbrio no momento das trocas de passes. Nós insistíamos muito por dentro, sem necessidade, quando os laterais estavam se apresentando, os meias estavam buscando as diagonais, e não usávamos esse tipo de jogada. Tentamos afunilar o jogo. Aí, você favorece a equipe adversária. Foi um fato natural. Isso só vai ser melhorado com o tempo, treinamentos, insistência, repetições. Acho que só dessa forma para você tentar corrigir alguma coisa que foi clara, nítida, que interferiu diretamente no resultado da partida, pelo volume que nós tivemos e pela pouca objetividade nos momentos decisivos."

CONVERSA COM OS JOGADORES SOBRE A ELIMINAÇÃO

"Eu estou tranquilo pela atuação deles. Os jogadores foram vibrantes, guerreiros, enfrentaram de peito aberto, foram para cima, tentaram jogar. Isso deixa qualquer profissional satisfeito. Eu estou satisfeito com o que vi da minha equipe hoje. Tenho certeza que esse é o caminho para que possamos alcançar alguma coisa melhor no futuro bem próximo."

GRUPO SAIR VALORIZADO DA COPA DO BRASIL

"Acho que bastante, principalmente da forma como enfrentou uma equipe reconhecidamente uma das três melhores do país, uma equipe muito equilibrada, que joga um futebol dinâmico e com muita velocidade. Acho que o Vasco soube como jogar. O resultado de tudo isso é que a torcida do Corinthians se manifestou nos últimos três, quatro minutos da partida e, no primeiro tempo, aos 38, 39 minutos. É porque ela sentiu que o jogo foi realmente um jogo pressionado. Poucas vezes eu vi o Corinthians ser pressionado dentro de casa. Por isso, eu acho que a equipe do Vasco teve muitos méritos e talvez merecesse uma sorte um pouco melhor."

FINAL ENTRE CORINTHIANS E INTERNACIONAL-RS

"Acho que merecidamente chegaram. Chegaram por competência, capacidade própria. Duas das melhores equipes, das melhores estruturas do futebol brasileiro. O Internacional, fazendo um trabalho maravilhoso, agora com o Tite à frente, de parabéns pela conquista. Acho que Coritiba e Vasco saem fortalecidos desse momento. O Corinthians, não preciso nem falar. O que o Mano [Menezes] vem fazendo nesse último ano, um ano e meio já, eu acho que é um trabalho digno de todos os elogios. Não adianta. A profissionalização é que leva à conquista de títulos. Uma equipe pode se tornar campeã eventualmente, mas uma equipe que vai disputar constantemente títulos, essa é uma equipe vencedora, que reconhecidamente tem demonstrado qualidade, por ter um trabalho já com uma base mais sólida. Queira ou não, Internacional, Cruzeiro, Grêmio, São Paulo, Corinthians, Palmeiras são equipes que estão na vanguarda disso, porque se preparam e se mostram sempre competitivas ao longo do tempo, não apenas se preparam para uma competição. Acho que isso tem sido a tônica e uma mostra do que todos nós temos que vir atrás fazendo, melhorando sempre a qualidade do nosso trabalho, para que possamos amanhã ser tão competitivos quanto e brigarmos diretamente não por um título estadual, mas por títulos nacionais. Acho que esses são os maiores objetivos. Mas, para que isso aconteça, a estruturação das equipes vai ser fundamental."

OUTRAS RECLAMAÇÕES

"Eu só não gostei da não marcação de um pênalti claríssimo. Só isso. Claríssimo, não. Houve a penalidade e, por obrigação, ele [Leonardo Gaciba] tinha que anotar, porque ele estava observando a jogada. Ele não estava de longe, ele não estava mal colocado. Ao contrário, ele viu o que aconteceu. Eu tenho certeza disso. Mas, infelizmente, é o momento ou é o fator local. Isso tem uma diferença muito grande no momento das definições. Mas passou, acabou. Não é por isso, não, porque o trabalho dele foi bom, o trabalho dos dois bandeiras muito bem conduzido. Acho que nós não temos é que ficar justificando, não. O Corinthians mereceu, mereceu a conquista, mereceu chegar à final, estar aonde está. Não por essa partida, é por aquilo que vem realizando ao longo do tempo. Nós saímos daqui reconhecendo a derrota e valorizando quem nos derrotou."

BOA CAMPANHA ENCORPAR O TIME PARA A SÉRIE B

"Acho que vai encorpar desde que nós mantenhamos essa postura que a equipe vem tendo. Do contrário, não. Do contrário, vai ser apenas a mostra de que para você enfrentar uma grande equipe, se prepara de uma maneira. De repente, para equipes que estejam em um nível um pouco menor ou no nosso nível, você não se prepara adequadamente. Acho que essa postura tem que ser mantida. Para que isso aconteça, principalmente a repetição e o treinamento é necessário. Com certeza, a partir da semana que vem, quando começarmos a abrir um pouco mais esse período, nós vamos ter um ganho, uma evolução. Eu espero que isso venha a acontecer. A nossa sequência foi uma sequência desgastante até então. Se passássemos à próxima fase, teríamos ainda mais duas semanas de pouca recuperação e de muito desgaste. Infelizmente, acabamos saindo da competição dessa maneira. Mas eu acho que fica uma mostra do que pode vir a acontecer, desde que a equipe se prepare da forma como se preparou para jogar essas duas partidas importantíssimas e decisivas que foram com a equipe do Corinthians."

VASCO SE ESTRUTURAR COMO UM CLUBE DE PONTA

"Se nós quisermos a realidade dos grandes brasileiros, temos que começar a nos mexer e nos preparmos, e muito, porque essas equipes já estão alguns degraus acima. Para que a gente chegue até lá, nós teremos que estar muito atentos e trabalhando com muita intensidade. Acho que a torcida do Vasco já deu uma mostra de que ela acredita no projeto. Isso é o principal ponto. É você ter o teu cliente, torcedor acreditando naquilo que está sendo plantado. Agora, esse impulso tem que ser dado rapidamente, acontecer o quanto antes, para que a gente realmente se estruture como um grande clube e venha, a partir de agora, a formar o nosso grupo de jogadores dentro da nossa casa. Acho que a nossa formação vai ter que ser intensificada, para que amanhã nós possamos ser abastecidos com esses atletas, melhorarmos a infra-estrutura do clube em um todo, para que possamos crescer e atingirmos aquilo que hoje grandes equipes do futebol brasileiros já dão mostras há alguns anos, em razão dessa estrutura que existe."

LEONARDO GACIBA SER CONSIDERADO UM DOS MELHORES ÁRBITROS DO BRASIL

"Que é um dos melhores do Brasil, eu não tenho dúvidas disso. Ele sabe isso e sabe a minha opinião. Inclusive, até em algumas enquetes, um dos três nomes que eu coloquei foi o do Gaciba. Hoje ele tinha sido alertado que desde o primeiro tempo estava acontecendo esse tipo de lance. Ele parou a primeira jogada, em razão de eles estarem se segurando, se abraçando dentro da área. No segundo lance aconteceu a mesma coisa. O Chicão nitidamente puxou a camisa do Élton. Com certeza, ele estava vendo, pela diagonal que ele estava. Eu não tenho dúvidas que o lance foi visto. Infelizmente, ele não anotou. Aí, é um outro momento, é uma outra situação. Agora, não vou questionar a atitude, a atuação dele, não, de forma alguma. Acho que nós não podemos justificar aqui teoricamente uma derrota, que não foi - foram dois empates -, mas uma derrota, uma não classificação, e tirarmos o brilho daquilo que o Corinthians realizou. De maneira nenhuma. Acho que isso é apenas um detalhe que acabou nos tirando a possibilidade, até porque, existiria o pênalti e a possibilidade do Felipe defendê-lo. Então nos tirou a possibilidade, um pouco maior, de estarmos hoje nas finais da Copa do Brasil."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 03:00 - Informações sobre ingressos para o jogo Vasco x São Caetano
Próxima: 03:25 - Torcedor morto em confronto de torcidas ainda não foi identificado