O Náutico (PE) é campeão da 16ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-15 masculina. A conquista veio com o triunfo sobre o Vasco da Gama (RJ), por 2 a 1, na manhã deste domingo (31/5), no ginásio do Colégio Hugo de Carvalho Ramos, em Goiânia (GO), que abrigou a fase decisiva do campeonato.
O bicampeonato incrementa a galeria de troféus do timbu. Além disso, a equipe recifense conseguiu manter a hegemonia dos pernambucanos sobre o Vasco, uma vez que na edição anterior, realizada em 2007, os cruz-maltinos foram superados pelo Santa Cruz por 2 a 1, ficando com o vice-campeonato, na ocasião.
O jogo foi digno de uma decisão. O equilíbrio prevaleceu em todo o primeiro tempo, com as equipes alternando o domínio da partida. Apesar disto, os cariocas souberam aproveitar melhor as chances criadas, tanto que Thiago abriu o marcador já no minuto final da primeira etapa, aos 14min35.
No segundo tempo, em desvantagem no marcador, os pernambucanos tentaram exercer um maior volume de jogo. A pressão resultou em algumas boas chances de gol, mas o goleiro di Vasco, Eduardo Raul, impediu que os pernambucanos empatassem. Faltando cerca de 1min30 para o término da partida o ala Felipe passou a exercer a função de goleiro-linha.
Faltando 23 segundos para o término da partida, o timbu conseguiu o empate. Após a jogada na área a bola sobrou para Ítalo Rodrigo, que girou e mandou a bola para o fundo das redes, aos 29min37. Com a igualdade a decisão foi para o tempo extra de 10 minutos.
Na prorrogação o equilíbrio voltou a prevalecer. Já aos 36min35, o Náutico conseguiu uma bela jogada e na tabela entre Lourenço e Ulisses, Ulisses conseguiu colocar para o fundo das redes, determinando a virada da equipe pernambucana, que conquistou o título, a exemplo do que ocorreu em 2001.
“Tivemos disciplina tática. Foi a única partida que pudemos contar com todos os nossos atletas e o grupo fez a diferença”, declarou o técnico do Náutico, Rubem Neto. “Para o estado do Pernambuco é uma honra conquistar este título. Viemos com uma responsabilidade muito grande, sobretudo pelo investimento que foi feito em nós”, complementou.
“Para o Náutico é um título emblemático, uma vez que todos os dois outros clubes grandes têm um título da Taça Brasil, agora nós somos bicampeões”, lembrou em tom de brincadeira. Para finalizar o treinador pernambucano deu um recado pessoal. “Quero dedicar este título à minha filha, Letícia, de dois anos. Esta conquista vai para ela”.
Vasco faz o artilheiro; CFC é a equipe mais disciplinada
Thiago recebeu o troféu Bola de Ouro, como artilheiro
Goiânia (GO) - O Náutico conquistou o título da 16ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-15 masculina. A vitória, de virada, por 2 a 1,sobre o Vasco da Gama (RJ) deu o bicampeonato aos pernambucanos, que venceram a competição em 2001. Além do título timbu, a Taça Brasil, que teve a fase decisiva sendo realizada em Goiânia (GO), teve ainda premiações individuais.
O CFC (GO) levou o troféu como equipe mais disciplinada do campeonato. Os goianos se beneficiaram de uma confusão generalizada após o jogo final, que envolveu atletas dos dois times finalistas. O treinador da equipe goianiense, Ricardo Bellasalma, recebeu o troféu Fair Play das mãos do diretor de arbitragem da CBFS, Paraguassu Fisch de Figueredo.
Já o troféu Bola de Ouro foi para o ala Thiago, do Vasco. O jogador anotou sete gols na fase decisiva da competição e foi o artilheiro da Taça Brasil. “Representa muito este título individual, mesmo sendo vice-campeão. Consegui um desempenho satisfatório e acabei sendo agraciado com este prêmio individual”, declarou o atleta que também atua no futebol de campo.
“Além do futsal jogo campo, no Sendas, do Rio de Janeiro. Sou meio-campista”, explanou Thiago. “De qualquer forma meu futuro será junto da bola”, concluiu o atleta em tom profético.
16ª Taça Brasil de Clubes - Sub-15 masculina
Premiações
Fair Play - Equipe mais disciplina
CFC (GO)
Bola de Ouro - Artilheiro
Thiago – Vasco da Gama - 7 gols
Classificação final
Campeão - Náutico (Recife - PE)
2º - Vasco da Gama (Rio de Janeiro - RJ)
3º - BNB Clube (Fortaleza - CE)
4º - CEPE (Canoas - RS)
5º - Colégio Santo Expedito (São Luis - MA)
6º - CFC (Goiânia - GO)
7º - Recanto da Criança (Manaus - AM)
8º - Cresspom (Brasília - DF)
FICHA TÉCNICA
30/04 - 20h00 - G. R. Barueri-SP 1 x 1 Vasco da Gama-RJ