|
NETVASCO - 30/05/2009 - SÁB - 23:03 - Reforma do Maracanã acabará com Célio de Barros e Júlio Delamare A frase de Márcia Lins, secretária de Turismo, Esporte e Lazer, expressa a mudança radical à qual o Maracanã será submetido nos três anos de reforma até o fim de 2012. Neste período, por exigência da Fifa, o estádio passará por reformas atendendo ao caderno de encargos da entidade que controla o futebol mundial como pré-requisito para o Rio ser uma das 12 sedes da Copa de 2014 e o outrora maior do mundo ser o palco da final. O anúncio oficial das cidades-sedes será neste domingo, às 15h30, em Nassau, Bahamas.
Ao todo, 17 cidades disputam o direito de oferecer suas instalações para a segunda Copa realizada no Brasil – a primeira foi em 1950. Extraoficialmente, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Recife, Salvador e Natal já foram escolhidas.
– Que angústia! Estamos há mais de um ano querendo comemorar e só teremos 30 minutos – brincou Márcia, numa referência à programação que está sendo preparada após a aparição de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, no telão do Maracanã, direto de Nassau.
Políticos, artistas e ex-jogadores como Jairzinho, Zagallo e Amarildo desfilarão com a camisa da Seleção Brasileira. Cerca de 200 crianças vão abraçar simbolicamente o gramado, enquanto milhares de bandeiras serão espalhadas por todos os setores do estádio. Logo após o anúncio, duas camisas com a inscrição “Novo Maracanã é nosso. E a Copa de 2014 também” ocuparão o gramado.
Márcia acredita num grande público no Maracanã, já que às 16h o Flamengo recebe o Atlético-PR na estreia do Imperador Adriano.
As festividades denotam a confiança da candidatura carioca não apenas em ser uma das eleitas como também em ver o Maracanã como palco da final. Assim, ao término dos três anos em que o estádio ficará fechado, muita coisa será mudada.
Segundo a secretária, o estádio está 90% pronto. O restante está ligado a estacionamento, escoamento, pontos cegos e reconfiguração das áreas vips e de imprensa.
– O Maracanã ficará lindo. Vamos manter sua estrutura, mas ele será transformado em arena.
Para isso, o grupo que ganhar a licitação – o edital será publicado em um mês – terá experiência em construção civil, gestão de entretenimento, gestão em arena internacional e reforma de museu.
Márcia confirmou o fim do Estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Delamare, pois a Fifa exige uma área de 85 mil metros quadrados em torno do estádio. Atualmente, o escoamento do Maracanã leva entre 15 a 20 minutos. Com a reforma, reduzirá entre oito e 12. Os camarotes ganharão novo domicílio. Localizado no sexto andar, sua vista para o campo está em desacordo com os interesses dos proprietários. O gramado ou a estrutura de cadeiras e arquibancadas sofrerá reformas severas. Ou o primeiro será rebaixado ou a estrutura da arquibancada será destruída. O objetivo é acabar com pontos cegos.
Fonte: Jornal do Brasil
índice | envie por e-mail Anterior: 22:55 - Oposição se manifesta sobre episódio Bordeaux-Paulo Miranda Próxima: 23:15 - Futsal Base: Vasco decide Taça Brasil Sub-15 neste domingo às 10h |
|