Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 28/05/2009 - QUI - 19:07 - Lições de Portugal ajudam Fernando Prass a se firmar no Vasco

A defesa realizada por Fernando Prass no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Corinthians, na última quarta-feira, no Maracanã, pela primeira partida das semifinais da Copa do Brasil, foi fundamental para o Vasco manter as chances de chegar à final do torneio nacional. O lance marcou mais uma boa atuação do camisa 1 vascaíno.

E a defesa não aconteceu por acaso. Fernando Prass revelou que o seu treinamento com o preparador Hugo Oliveira, do União de Leiria, de Portugal, foi importante para o seu desenvolvimento. Segundo ele, os reflexos e o equilíbrio foram apurados. Em um bate-papo com o GLOBOESPORTE.COM, ele falou de sua evolução na posição.

GLOBOESPORTE.COM: você fez uma defesa importante no jogo contra o Corinthians. Você ainda tem o lance em sua cabeça e como ele aconteceu?
FERNANDO PRASS: Na hora, eu tive a sensação que ele chutaria de primeira e foi o que ele tentou fazer. Só que ele errou o primeiro chute. Quando ele acertou a bola em sua segunda tentativa, eu consegui esticar a perna e afastar a ponta do pé. Trabalhei muito essa situação em Portugal, essa coisa do equilíbrio. Foi isso que me fez pegar aquela bola.

Como era esse trabalho em Portugal?
A reação natural do goleiro é deixar o corpo cair para trás e foi isso que eu aprendi em Portugal. É como estar dirigindo um carro e acontecer uma situação inesperada, você acaba tentando se defender. Você acaba pegando tudo no teu raio de ação.

E você demorou a condicionar o seu corpo a não ter a reação normal de uma pessoa?
Muitas vezes é difícil você não cair ou inclinar o corpo para trás em uma situação como essas. Até você se condicionar a não cair é complicado. O preparador de goleiro, o Hugo Oliveira, trabalhava muitos chutes a gol de uma distância muito curta.

E a disputa com o Tiago?
A gente tem que continuar trabalhando. Não decidimos quem vai jogar. A decisão é do Dorival. Temos que fazer o que é melhor dentro de campo.

O Vasco precisa de uma vitória simples para conseguir uma vaga na final da Copa do Brasil. Caso você não leve gol e o time faça um, a vaga está assegurada. Como você se sente com essa situação?
O objetivo de qualquer goleiro é entrar em campo e não levar gols. O clube precisa disso para conseguir chegar a próxima fase. É uma situação muito difícil porque a gente sabe a qualidade do Corinthians. O placar de 1 a 0 nos favorece e pode nos ajudar.

Você acha que ainda falta alguma coisa?
Ainda preciso melhorar algumas coisas que a gente só pega com o tempo. O futebol aqui é diferente do que é jogado em Portugal. A grama na Europa é mais curta, eles molham antes dos jogos. Estou em uma evolução muito boa e não posso me dar por satisfeito.

Fonte: GloboEsporte.com

índice | envie por e-mail

Anterior: 18:01 - Vasco deverá utilizar reservas contra o Paraná
Próxima: 19:13 - ABC-RN tentou tirar Edmundo do Showbol do Vasco