No primeiro duelo entre a solidez de um time montado há um ano e meio com a inconstância de um grupo que está sendo formado há cinco meses, o resultado foi o empate. Nesta quarta-feira, o Vasco arrancou um empate em 1 a 1 com o Corinthians, no Maracanã, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Com o resultado, na partida de volta, em São Paulo, quem vencer, por qualquer placar, conquista a vaga na decisão da competição; em caso de novo 1 a 1, a definição sairá nos pênaltis; ao Timão, favorece a igualdade em 0 a 0; e o Gigante da Colina se classifica com qualquer empate a partir de 2 a 2.
O JOGO
Como era esperado, o Vasco começou o jogo tentando pressionar o Corinthians, que se postou cautelosamente e pensando no contra-ataque. Porém, com todo o meio-de-campo e também o seu ataque em noite ruim, os donos da casa não ameaçaram Felipe (apenas um chute de Paulo Sérgio) e não prenderam a bola na frente.
Diante da facilidade, o Timão passou a controlar as ações e não demorou a abrir o placar aos 29 minutos: Amaral falhou ao tentar linha de impedimento, e deixou Dentinho livre para receber passe de Jorge Henrique e marcar. Com facilidade, os visitantes só não ampliaram porque faltou capricho na conclusão das jogadas.
A partida recomeçou agitada: com dois minutos, Souza e Morais desperdiçaram boas chances para o Corinthians e Elton chutou cruzado para boa defesa de Felipe. O Alvinegro paulista continuou mais seguro no confronto, mais perto de ampliar a vantagem do que sofrer o empate - aos 10 minutos, o camisa 9 vascaíno ainda perdeu gol feito na marca do pênalti.
No entanto, o Gigante da Colina continuou correndo, buscando algum lampejo de sorte - e talento. E ele veio, aos 18 minutos. Elton recebeu de Paulo Sérgio na grande área e deixou de calcanhar para Rodrigo Pimpão, que conduziu e se preparou para chutar divide com William e a bola vai para o fundo da rede.
E ainda deu tempo de cada goleiro mostrar sua importância no time. Aos 29 minutos, Fernando Prass faz grande defesa em chute de Elias da pequena área. Cinco minutos depois, Paulo Sérgio cruza pela direita, a bola passa por todo mundo e Felipe mostra reflexo para espalmar.
Vasco e Corinthians fazem o segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu. Antes, as equipes entram em campo pelo Campeonato Brasileiro.
Pela Série B, o Cruzmaltino enfrenta o Paraná, no sábado, às 16h10, em Curitiba (PR). Na Série A, o Timão, no domingo faz clássico contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro.
GALERIA
VÍDEO
VASCO: Fernando Prass, Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton (Mateus, 5'/2°T), Léo Lima e Jeferson (Enrico, 5'/2°T); Rodrigo Pimpão (Edgar, 30'/2°T) e Elton. Técnico: Dorival Júnior.
CORINTHIANS: Felipe, Alessandro, Chicão, William e André Santos; Elias, Cristian e Douglas; Jorge Henrique (Morais, 34'/1°T), Dentinho (Boquita, 24'/2°T) e Souza (Otacílio Neto, 27'/2°T). Técnico: Mano Menezes.