No embalo de outros clubes, como Grêmio e Corinthians, o Vasco terá a trajetória no ano em que disputa a Segunda Divisão eternizada pelo cinema. Na partida contra o Brasiliense, sábado passado, a equipe de filmagem do diretor José HenriqueFonseca registrou as primeiras imagens de um roteiro que, se tudo acabar bem, terá como desfecho a volta triunfal do Cruzmaltino para a Série A. Hoje, às 19h30, o time enfrenta o Vitória pelas quartas-de-final da Copa do Brasil e pode escrever mais um capítulo feliz de um ano que promete ser especial.
O projeto ainda está em fase inicial de produção. Bruno Mazzeo, ator e roteirista, foi procurado pelo Vasco e se prontificou a dar sua parcela de contribuição ao momento de superação atravessado pelo clube da Colina. O filho de Chico Anysio convidou José Henrique Fonseca, herdeiro do escritor Rubem Fonseca, para dirigir o documentário.
Além do coração vascaíno, pesou para a escolha o belo currículo de Fonseca, diretor do filme ”O Homem do Ano”, de 2003, e da minissérie “Agosto”, exibida em 1993 pela Rede Globo. A intenção do novo trabalho é retratar, num formato de “road movie”, o sentimento de comoção que tem feito os vascaínos lotarem os estádios nos quais o time tem atuado.
– Não temos um roteiro definido, até porque a história será escrita a cada semana, a cada rodada da Série B. Faremos algo com valor histórico, não será apenas a edição de imagens da campanha. O momento atual do Vasco é muito significante – afirmou o torcedor da cruz-de-malta.
A diretoria de São Januário vê com bons olhos o trabalho da dupla vascaína. Inicialmente, o clube não terá qualquer participação na produção do documentário. Os dirigentes prometem total apoio, até porque o resultado pode trazer benefícios ao Cruzmaltino, especialmente em tempos em que a captação de novos investidores se faz necessária.
– O trabalho é de grande importância. Nossa história será divulgada por belos nomes – vibrou José Hamilton Mandarino, vice de futebol.
Futebol e cinema
Flamengo “Heróis de uma Nação”, lançado em 2007, mostra a formação do time vitorioso da década de 1980.
Botafogo “Resgate da Dignidade”, lançado em 2004, mostra o acesso do time em 2003.
Grêmio “A Batalha dos Aflitos”, lançado em 2006, retrata como o Grêmio conseguiu subir.
Corinthians “Fiel”, lançado este ano, mostra a mobilização da torcida corintiana após queda para a Segunda Divisão.
Fonte: Lance