Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 15/04/2009 - QUA - 00:53 - Eurico critica Dorival Júnior por derrota diante do Botafogo

Declarações do ex-presidente do Vasco Eurico Miranda ao programa "Casaca no Rádio" da última 2ª-feira (13/04):

(Link do áudio das declarações abaixo -- clique aqui)

RESPONSÁVEIS PELA ELIMINAÇÃO

"Agora vamos aos responsáveis. A responsabilidade é de muitos, e muitos até que dizem que não têm responsabilidade. O primeiro grande responsável é o que se intitula dirigente e não dirige, e aquele que dirige sendo dirigente. Vocês são absolutamente incompetentes, não conhecem absolutamente nada. O que foi feito, muitas pessoas pensam que isso é um detalhe. Isso influi diretamente no resultado de uma partida de futebol, principalmente em uma decisão. O clube tem uma tradição, que não importa. Na minha época, se marcassem algum tipo de jogo próximo, tinham que mudar. Em duas datas: Sexta-feira Santa e Dia de Finados. Ora, nós temos uma tradição de não ter nenhuma atividade na Sexta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão. Esse já seria o primeiro grande argumento para não permitir que se antecipasse aquele jogo. Eles mesmos é que anteciparam. Não foi a Rede Globo que pediu, não. Foram eles que acharam mais interessante jogar no sábado. A Rede Globo não tinha o direito, nem contratualmente, de escolher qual era o jogo. Mas eles é que gostariam e gostaram de jogar no sábado. Mas jogar no sábado por quê? Porque como eles não conhecem nada, eles achavam que jogando no sábado, eles teriam mais tempo. Primeiro, contaram com o ovo lá no rabo da galinha, achando que iam vencer aquele jogo e teriam um espaço para jogar depois o jogo da Copa do Brasil."

"Mas se esqueceram do principal. Isso é que foi o erro maior ainda. Nós temos um grande adversário. Esse é o nosso adversário, chamado Flamengo. Por princípio, em qualquer coisa, ela é boa para o Flamengo e não é boa para o Vasco. Tem que se raciocinar logo assim, e levar outras considerações. 'Isso aqui vai ser bom para o Flamengo. Então não é bom para o Vasco. Vamos fazer diferente'. Isso era algo que a gente tinha que dizer. Ora, o Flamengo jogava na quarta-feira em Belém do Pará. Ele é que ia jogar no sábado. O problema era dele se ele não tinha tempo para treinar, se ele não tivesse tempo. Isso era problema dele. Mas não, deram o tempo e agora vamos nós assistir o Flamengo lá uma vez. Se ele tivesse ganho dentro de campo, como ganhou algumas vezes e tal, tudo bem. Mas o Vasco se apequena cada vez mais, porque ele perde fora do campo. E perde antes. Então isso foi fruto absolutamente da incompetência dos que dirigem e daqueles que são hoje ditos como sendo os grandes profissionais que estão no Vasco."

DORIVAL JÚNIOR

"A transformação que o Vasco passou e está passando é que hoje você não tem mais o jogador do Vasco. Você tem o jogador, o time do Dorival Júnior. Quem é o Dorival Júnior para se intitular o responsável pelo time do Vasco? Ele pode ser, quando muito, quando diz a imprensa, entre aspas, o comandante do time, e ponto. Qualquer treinador que vá para o Vasco, seja ele qual for, ele não é o dono do time do Vasco. Eu vou entrar no mérito dele daqui a pouco, o que ele fez nesse jogo, e por que chegou. Mas ele não é dono. Não é ele que vai dizer que fez ou não fez, ou que vai deixar de fazer. Ele escala o time. Ele arruma o time lá, dá lá a tática. Fora disso... Passou ele agora a falar pela instituição. 'Não foi o Vasco que perdeu, foi o Botafogo que ganhou'. Não, foi o Vasco que perdeu, e foi você que perdeu. Perdeu e tem que reconhecer que levou um nó tático do teu adversário. Você perdeu e você também é responsável por ter perdido. Não vem dizer que começou do zero, porque você não começou do zero coisíssima nenhuma. Você chegou no Vasco e tinha uma estrutura no Vasco. Que você queira fazer as suas modificações é outra coisa. Agora, o que você não pode é ter o seu empresário, e o empresário é que tem os jogadores no Vasco. Não repita aquilo que acontece, como eu já disse uma vez, em relação ao Pelé, que virou ministro dos Esportes e tinha transações no futebol, negociava no futebol. Não venha com essa postura de que você é unicamente um profissional, quando você é um profissional que tem um empresário, e esse empresário é que tem a maior parte dos jogadores do Vasco. Como é que você raciocina, na hora de optar entre A ou B, se você vai botar os jogadores do seu empresário ou vai botar o melhor jogador? Como é que você raciocina? Não, você é isento... Ninguém é isento quando vai se prejudicar. Inconscientemente, você não pode ser isento."

"Agora, você é o único culpado? Claro que não. É os que dirigem e que não dirigem, que permitem que isso esteja acontecendo, que permitem que você adote uma política em relação aos jogadores, de absoluta liberdade, da liberdade que ultrapassa e chega para a libertinagem. O jogador, com você, pode fazer o que quiser. Pode beber, pode ir para a farra, não precisa estar no peso. Desde que jogue, está tudo bem. Essa é a sua política, que só serve para você. É evidente que os resultados futuros não podem ser bons. Cedo ou tarde, fica evidente o que acontece. Não se entende 'O que aconteceu com o time do Vasco? Determinados jogadores não andaram'. Está bem. Além do nó tático, há o reflexo da liberdade excessiva."

"Eu já disse que você não é o maior culpado. Culpados são aqueles que permitem isso. É evidente que você vai ter a cobertura da mídia, porque a mídia, você podia ser um imbecil, que a mídia ia lhe dar cobertura. A mídia vai dar total cobertura a qualquer coisa em relação ao Vasco, porque a mídia quer de qualquer maneira fazer uma comparação. A mídia não consegue esquecer de um cara chamado Eurico Miranda. A mídia esportiva não consegue. A mídia não conseguia explicar, e não consegue explicar até hoje, como é que o Vasco era administrado, que com tudo que ela tinha feito, com tudo que foi feito, como é o que o Vasco era administrado. Como é que o Vasco se mantinha? Em uma posição cimeira. Ela tem que de qualquer maneira tentar contribuir para que possa ser feita uma comparação com o Eurico. E quem vai pagar por isso? É o Vasco."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 00:45 - Feminino: Vasco enfrenta Seleção nesta 4ª às 15h45 na Granja Comary
Próxima: 00:55 - Dorival fala sobre eliminação no Estadual e jogo contra o Central