Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/03/2009 - SEG - 18:27 - Presidente da FBA fala sobre CBF e negociações com o Vasco

Declarações de José Neves Filho, presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), entidade gestora da Série B do Campeonato Brasileiro, à Rádio Bandeirantes AM/RJ, sobre a possível intervenção da CBF na entidade (especulada pela imprensa nos últimos dias) e as negociações com o Vasco para a transmissão dos jogos do clube na competição:

REUNIÃO DA CBF NESTA SEGUNDA-FEIRA

"Essa reunião, eu acho que é para a CBF ouvir dos integrantes da Série B - e acredito que talvez eles estejam todos presentes -, com o funcionamento da FBA e a perspectiva, acho de 2009, e talvez a prorrogação do contrato com a emissora de televisão. Acho que é nesse sentido. Não posso afirmar, porque são os clubes. Acho que é uma parte técnica, mais a parte técnica e essa questão da prorrogação do contrato. Mas, a qualquer momento, logicamente posterior a essa reunião, se a CBF precisar de algum esclarecimento nosso, nós também estamos à disposição dela."

NOTÍCIAS SOBRE INTERVENÇÃO DA CBF NA FBA

"A CBF não pode intervir em uma empresa privada. Isso é uma empresa privada. A relação que tem com a CBF é uma relação contratual, um contrato em vigor até 2010. Esse contrato é referendado pela emissora de televisão, pela CBF, pelo Clube dos 13. Assinam quatro. Esse contrato é um contrato comercial. Não há essa hipótese de intervenção e fim da FBA."

"O que poderia acontecer absurdamente, e seria um imbróglio jurídico muito grande, é uma rescisão unilateral do contrato. Não sei. Mas esse contrato, em razão dele, já foram assinados novos contratos. Por exemplo, já temos placas vendidas para a temporada de 2009 e 2010. Nós já temos compromissos para 2009 e 2010 com outra emissora, porque este contrato, assinado entre a CBF, FBA, Rede Globo e Clube dos 13, nós dá uma opção de uma segunda tevê no sábado à tarde - por contrato. Está lá escrito na cláusula 2.5. Eu já negociei também com a segunda tevê, para transmitir os jogos sábado à tarde. Desde 2006 acontece isso."

"Eu não vejo. Tudo isso é uma manifestação, um negócio que nasceu do Vasco da Gama, no sentido de desestabilizar a nós, a FBA. Mas a gente tem consciência do trabalho que a gente faz, da transparência que é a FBA, da legitimidade da FBA, por contrato reconhecido pela CBF. A gente tem a consciência tranquila de que não vai acontecer nada."

R$ 3 MILHÕES DO VASCO

"No item 3.2, diz que se cair algum dos quatro paulistas ou quatro cariocas, desses oito clubes, Fluminense e Botafogo acrescenta-se ao contrato 2 milhões. Os outros seis - Vasco, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos - acrescenta-se 3 milhões. O Vasco, justamente como no ano passado o Corinthians, 3 milhões."

"Só que em seguida vem a outra cláusula, que diz o seguinte: 'Esses 3 milhões serão rateados pelos clubes participantes da Série B'. O direito, ele não tem. Agora, é justo o Vasco ganhar 3 milhões? É. Se o Corinthians no ano passado ganhou 3 milhões, é justo que o Vasco também ganhe, porque eles estão em igualdade de condições. Eu acho justo que ele ganhe. Agora, não é direito. Há uma diferença. Direito é uma coisa, e justiça é outro."

"Ele faz jus aos 3 milhões. Eu disse ao Roberto. O problema é que eu comecei a conversa com o Roberto Dinamite, sentamos aqui na FBA - eu, ele e pessoas ligadas a ele -, acertamos tudo, ele foi e não voltou mais. Eu fiquei esperando ele. Até hoje estou esperando ele. Infelizmente, ele foi por outras vias tentar resolver a situação, o que está dando... Exatamente, acho que é por isso que está tendo essa reunião."

ACORDO COM A TELEVISÃO PARA JOGOS AOS SÁBADOS

"Se não for o do Vasco, é um outro jogo. Mas já existe um contrato com a outra tevê para transmitir os jogos de sábado de tarde. É um negócio delicado, muito difícil. Rescindir um contrato assim, unilateral, a pouco mais de um mês, a 40 dias da competição começar, vai ser um imbróglio, um imbróglio jurídico muito grande, porque nós temos compromissos e responsabilidade. Eu não acredito que a CBF vá fazer qualquer ato que venha a prejudicar o bom andamento do futebol e da Série B, que vem dando sucesso."

CORINTHIANS TER RECEBIDO R$ 3 MILHÕES EM 2008

"Pelo contrato existente. Mas o Vasco não aderiu ainda. O Vasco não aderiu. Agora, ele aderindo ao contrato, está tudo 100%. Ele vai receber passagem, hospedagem, alimentação, translado e uma cota, que ele virá acertar conosco a partir do momento em que ele assinar o contrato. Se ele não assinar o contrato, ele vai pagar a passagem dele, a hospedagem dele, a alimentação dele, o translado dele, e os jogos dele não serão transmitidos. Ele não pode negociar com outra televisão, porque 19 já aderiram ao contrato. Ele não joga só, ele joga com os 19. É isso que nós tentamos solucionar. Agora, se ele faz jus aos 3 milhões, eu disse ao Roberto e tenho em documento que ele fazia jus aos 3 milhões. Só que ele não voltou para a gente conversar mais."

ACORDO COM O VASCO

"Nós estamos tentando. É justo o Vasco receber 3 milhões? É. A gente está fazendo um esforço. Até viabilizei esses 3 milhões dele. Viabilizei, mas ele, o Roberto, que é meu amigo - eu tenho relação com ele e com a família dele -, de repente não ligou mais, não procurou, não telefonou, não voltou mais. Eu tenho a informação que ele está sendo pressionado por alguns segmentos dentro do Vasco. Eu estou só aguardando. Eu estou tranquilo, cabeça erguida, transparente, e sem esconder nada de ninguém. Se quiser, está aqui tu aberto - o contrato, a adesão, os valores que os clubes receberam. Tudo isso, sem nenhum problema. Os clubes sabem disso."

Fonte: NETVASCO

índice | envie por e-mail

Anterior: 18:20 - Enrico torce pela absolvição do 'rival' Carlos Alberto
Próxima: 18:38 - Dorival Júnior deve escalar Alex Teixeira na vaga de Jéferson