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NETVASCO - 30/03/2009 - SEG - 02:31 - Diretor da VW fala sobre ônibus dos clubes e admite patrocínio em camisas

De olho na popularização de sua marca, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de iniciar uma ação de marketing que já entrou para a história da indústria brasileira de veículos comerciais. A montadora de Resende (RJ) fechou uma parceria com 11 times brasileiros de futebol e vai fornecer a cada um deles um luxuoso modelo VW 18.320 EOT, especialmente desenvolvidos com as cores das agremiações. A Volks afirma que comprou todos os ônibus, mas não divulga o valor do investimento. Porém, esse “jogo” ficou perto dos R$ 6 milhões.

Pode até parecer um valor alto, mas que fica bem pequenino quando comparado às cifras astronômicas que são atribuídas ao esporte mais assistido e praticado do planeta.

Os veículos foram especialmente desenvolvidos para o uso oficial dos times no deslocamento entre as competições. O tempo de contrato será de dois anos. O sistema escolhido foi o de comodato, ou seja, empréstimo. Os clubes se responsabilizam pelos custos de deslocamento e a Volks garante a manutenção.

Os 11 clubes brasileiros escolhidos são: Corinthians, Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Paranaense, Internacional, Grêmio, Sport, Náutico, Goiás e São Paulo.

Além de pretender ganhar popularidade da marca com a ação do público em geral, a montadora tem outras jogadas ensaiadas na manga. Seus executivos sabem muito bem que os principais frotistas de caminhões e ônibus têm ascendências em países que também são vidrados no esporte mais popular e assistido do mundo.

Entregas

Em março, os clubes que receberam seus ônibus VW 18.320 EOT, de luxo, foram Corinthians, Santos, Vasco da Gama, Flamengo, Atlético Paranaense, Internacional e Grêmio.

Em abril, estão escalados Sport, Náutico e Goiás. O caso do São Paulo é um pouco diferente. Ainda não há previsão de entrega, pois o clube do Morumbi foi o último a aceitar a proposta da VW.

O verdadeiro gol de placa da ação promovida pela Volkswagen nasceu em 2007. Na época, os executivos ficaram sabendo que o Corinthians precisava de um ônibus novo durante a exibição do quadro Lata Velha, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

“Aí resolvemos ceder um ônibus VIP, por comodato. Começou um projeto que se mostrou muito frutífero”, revela Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Com o sim do time de Parque São Jorge, o “Mosqueteiro V” como foi batizado passou a levar os atletas aos jogos. Dessa forma, conquistou espaços preciosos na mídia televisiva.

Com essa grande exposição, a marca obteve retorno. E passou a estudar um crescimento da parceria. Analisou, então, quais novas agremiações trariam exposição na mídia de massa, aceitação de público e posicionamento estratégico das concessionárias da marca.

A Seleção Volkbus também pretende ajudar a Volks a liderar de forma plena o mercado de caminhões, que possui centenas de clientes fãs de futebol.

Confecção sob medida

Voltando ao campo, para não fazer feio a Volks preferiu configurar os ônibus de acordo com as preferências de cada um dos clubes. Segundo a marca, os layouts internos são diferentes. Alguns possuem espaço para reuniões da comissão técnica com estrutura de áudio e vídeo, independentes. Foram levados em conta, as reais necessidades de cada instituição, pois residem em diferentes regiões.

Por exemplo, o Santos achou melhor separar os jogadores da comissão com uma porta dividindo os ambientes. Outros clubes quiseram uma mini-cozinha. Outros ainda preferiram adicionar macas ou poltronas especiais para atendimento de atletas contundidos.

Os mais exigentes na questão do layout foram Grêmio, Internacional e Atlético Paranaense. Na pintura, Santos e Corinthians pediram mais detalhes.

Todos os veículos são equipados com frigobar, ar-condicionado e televisores com tela LCD. Nas poltronas o acabamento escolhido foi o couro. As janelas não são blindadas.

Para lazer, algumas agremiações pediram mesas de jogos no final da composição. Por outro lado, houve ainda casos da criação de armários para a equipe médica.

Configurações

“Queremos que esses luxuosos modelos VW 18.320 EOT sejam verdadeiras extensões dos centros de treinamento dos nossos parceiros”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Quem deu mais trabalho de ordem geral foi o Internacional de Porto Alegre. Como a VW estampa seu logotipo azul nos ônibus, o clube se recusou a usar as cores do rival. Dessa forma, a montadora precisou de uma autorizar especial da matriz para estampar um logo cinza.

No encarroçamento, a Volks “fez tabela” com Irizar, Busscar, Marcopolo e Comil. “Os veículos permaneceram originais nas configurações de fábrica, desde motores, que possuem 320 cavalos, até entreeixos. As diferenças, como exceção, estão no câmbio. Algumas equipes preferiram o sistema de transmissão automática”, afirma Ricardo Barion, gerente de Marketing da VWCO.

O apelo do negócio-futebol

O futebol atinge todas as classes sociais. Por incrível que pareça tem mais fãs na classe A, pois 84% da população desta faixa de poder econômico torce por algum time. Na classe B, o montante de torcedores chega a 83% e de 80% na classe C.

Além de todo o apelo natural do futebol, as cifras em torno dele também defendem a estratégia da fabricante. De acordo com Roberto Cortes, presidente da VWCO, de 2001 a 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu, em média, 3,6%. Por outro lado, o PIB esportivo aumentou 11%. O montante da “paixão nacional” representa, em média, 2% do PIB total.

Ainda segundo Cortes, 82% da população torce por algum time de futebol, esporte que atinge todas as classes sociais.

“Queremos apoiar a cultura e o esporte. Esses dois universos valorizam nossa marca. É uma questão filosófica. O futebol é o mais praticado e assistido do mundo. Essa ação de visibilidade se tornou um novo marco para a Volkswagen no país”, acredita Cortes.

“Temos interesse de colocar nossa logomarca nas camisas de times também. Mas, isso depende de uma negociação em outro patamar. Mas, a possibilidade existe, sim”, conta Alouche.

A MAN, que comprou a Volkswagen Caminhões e Ônibus no final do ano passado, possui também parcerias no mundo do futebol.

A empresa alemã é a dona do ônibus que transporta o principal clube do país, o Bayern de Munique. Ainda neste ano, a montadora vai firmar o mesmo tipo de contrato com o Wolfsburg.

Fonte: WebMotors

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