|
NETVASCO - 22/03/2009 - DOM - 08:29 - Resultado do clássico pode levar clubes ao céu ou inferno Não dá para discutir com dois fatos: o Vasco vai bem este ano, surpreendentemente melhor num início de temporada que se segue aumtraumático e inédito rebaixamento no Campeonato Brasileiro; e o Flamengo vive o seu dia-a-dia às turras com crises econômicas e turbulências causadas ora pelo goleiro, ora pelo lateral-esquerdo, ora pelo ataque.
O que coloca, naturalmente, o Vasco numa posição de leve favoritismo para a partida da tarde de hoje. Sim, porque por mais que um seja líder de uma competição, com ótimo aproveitamento, excelentes ataque e defesa, e o outro esteja em posição proporcionalmente inversa, clássico é clássico, e vice-versa, como já dizem por aí, e tudo pode acontecer, desculpem pelo jargão besta.
Uma vitória cruzmaltina, pois, vai confirmar a boa fase da equipe comandada por Dorival Júnior. E deixar cada vez mais desconfianças para trás. Só que isso é o óbvio. O que acontecerá, pergunto, em caso de uma derrota? Sim, porque todos na Colina estão mais confiantes do que nunca de que esta é a hora para isso acontecer. O Vasco não vence o Flamengo há seis jogos. Um tropeço será encarado como resultado normal ou levará um clima de abatimento ao clube, de que o arquirrival, aconteça o que acontecer, se transformou de vez em uma pedra no sapato que insiste em não sair daquele lugar? Da mesma maneira, um trinfo rubro-negro vai trazer o ar de tranquilidade que continua faltando na Gávea. Parte dos salários foi colocada em dia. O que influencia, é claro, no rendimento dos atletas. Mas nada melhor do que um resultado expressivo no campo paramudar uma trajetória. É a chance de mostrar que a competente base de 2008 ainda pode dar caldo e calar muitos críticos.
Mas e se perder? Quais serão as explicações? “Não dá para trabalhar em paz sem dinheiro na conta? O time não consegue mais jogar bem? O trabalho de Cuca ainda não ‘encaixou’ – para usar um termo da moda do dicionário futebolês?” Fato é que Cuca estará, mais do que nunca, com a cabeça a prêmio no clube. Ao contrário do companheiro de profissão do outro lado, que goza de incomum tranquilidade para trabalhar, ainda mais no país do futebol.
Vasco e Flamengo nunca será apenas um jogo. Nunca valerá única e simplesmente uma posição na tabela, uma vaga, uma classificação. Principalmente em situações extremas, como as de hoje. Três pontos nesta tarde, no Maracanã, é o que menos vale no jogo. Pode me cobrar depois.
Fonte: Lance
índice | envie por e-mail Anterior: 08:21 - Vasco x Flamengo: Serviço Próxima: 08:30 - Confira a comparação entre os goleiros-artilheiros de Vasco e Urubu |
|