Começa amanhã o Estadual de Remo, realizado pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), no Estádio de Remo da Lagoa. Esta edição terá a participação dos principais clubes cariocas e de Campos dos Goytacazes. O campeonato de 2009 é a atual edição da mais tradicional competição de remo do Estado. Vale ressaltar que é 112º Campeonato.
A primeira regata começa às 9h e contará com 12 provas, começando com Double Peso-Leve e finalizando com Oito Sub-23. Em relação às categorias, são disputadas seis provas masculinas, quatro provas femininas, uma prova infantil e uma prova da categoria Master. Nesta edição, participa o Clube de Regatas Campista, tradicional clube de Campos, que reativou sua filiação recentemente junto à FRERJ e competirá na categoria Master, e o Clube de Regatas Loureiro, novo filiado, que vem se destacando e conquistando vitórias no Torneio de Remo do Futuro. A competição conta com um novo locutor. Cláudio Melo Tavares, que substitui Alexandre Monteiro, o Xoxô, agora técnico do Botafogo.
Os clubes se preparam para o início da competição sem muitas novidades. O Flamengo e o Vasco, que somam expressivo número de vitórias em campeonatos anteriores (a história registra 46 títulos para o Vasco contra 43 do Flamengo), prometem uma disputa ainda mais acirrada. Os rubro-negros apostam nas pratas da casa, atletas formados no clube. O Botafogo, com comissão técnica nova, continua apostando na categoria Júnior. mas o destaque do time será o remador Armando Max. que vem se preparando bas- tante para o campeonato. 0 Vasco, atual campeão estadual e brasileiro, disputará em todas as categorias e está otimista.
Camila Carvalho e Fabiana Beltrame são destaques do Vasco no Estadual
Programação da 1ª Regata do Estadual 2009
1ª prova - 9h - Double Peso-leve
2ª prova - 9h15 - Skiff feminino Peso-leve
3ª prova - 9h30 - Four feminino Aspirante
4ª prova - 9h45 - Dois Com Aspirante
5ª prova - 10h - Skiff Infantil
6ª prova - 10h10 - Dois Sem Aberto
7ª prova - 10h25 - Four Máster D
8ª prova - 10h35 - Quatro Com Júnior A
9ª prova - 10h50 - Skiff feminino Júnior B
10ª prova - 11h - Double feminino Sub-23
11ª prova - 11h15 - Four Júnior B
12ª prova - 11h25 - Oito Com Sub-23
Vasco estreia nova flotilha
No último sábado (14/03), foi realizada na Sede Náutica da Lagoa a cerimônia de batismo de seis novos barcos doados ao clube por ilustres vascaínos. Também foram batizados outros três barcos anteriormente adquiridos pelo Vasco. Os novos barcos estreiam na 1ª Regata do Campeonato Estadual deste domingo (22/03).
A comemoração contou com a presença do Presidente Roberto Dinamite, vice-presidentes, beneméritos, conselheiros, funcionários e atletas do clube.
Foram batizados os seguintes barcos:
Skiff - ARTHUR SENDAS
Skiff - DULCE ROSALINA
Skiff - MARIO LAMOSA
Double Skiff reversível em 2 sem - JOSE DO AMARAL OSÓRIO
Double Skiff reversível em 2 sem – LAGOA
Four Skiff reversível em 4 sem - DOMINGUES E PINHO
Skiff - JAYME SOARES ALVES
Double Skiff reversível em 2 sem - JOAO SILVA
Four Skiff reversível em 4 sem - ALBERTO PIRES RIBEIRO
Barco em homenagem a Arthur Sendas é batizado
Vice-presidente de Remo do Vasco, José Roberto Saraiva Gomes da Costa, fala sobre o Estadual 2009
(Declarações ao programa "Só Dá Vasco" da última 3ª-feira, 17/03)
"Toda a diretoria do clube, capitaneada por Roberto Dinamite, está ciente, comprometida com o remo do Vasco. Sabemos que por vezes temos dificuldades. Lamentavelmente, temos que encará-las e passar por cima. E, antes de mais nada, garantir ao torcedor, ao sócio, ao colaborador, que o remo é imortal. É por isso que eu estou lá. Enquanto eu estiver lá, o remo será forte. Quero seguir o exemplo de Mário Lamosa, Antônio Lopes, Paulo César Mohammed, Armando Marcial, Luso Soares. Vamos brigar pelo remo do Vasco. O adversário não está dentro do Vasco. O adversário está fora, os adversários estão fora. A gente tem que ganhar é dentro d'água, sempre com muito respeito. É importante a gente ter a imparcialidade, o senso de justiça, o cumprimento de regras e normas por parte da Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro. O presidente está aqui do meu lado, o meu amigo Alessandro Zelesco. A gente conta com essa imparcialidade, o cumprimento de regulamentos, para que o remo do Vasco possa brilhar em 2009. Trouxemos os barcos, a equipe está treinada, capitaneada pelo Marcelo Neves e pelo Alexandre Lavadeira. Os atletas estão tinindo. Hoje mesmo eu fui informado que teremos oito atletas do Vasco representando o Brasil em uma regata internacional em Seattle. São cinco atletas no Oito Masculino, dois atletas no Oito Feminino, e um timoneiro. Isso mostra a força do remo, o comprometimento do Vasco com o esporte brasileiro, e a importância de estarmos amparados com pessoas justas, honestas e neutras na Federação e na Confederação. Isso a gente não abre mão. A gente vai fazer a nossa parte, e a disputa é dentro d'água, para fazer o Vasco ganhador de novo. Vamos rumo ao bicampeonato carioca e ao tri brasileiro. Tenho certeza que a equipe está comprometida com isso, a comissão técnica está comprometida com isso, os funcionários idem, e a diretoria mais ainda. Vamos batalhar um ano de vitórias e de sucesso."
Remadora do Flamengo morta em 2008 será homenageada
A 1ª Regata do Estadual terá uma homenagem à remadora do Flamengo Priscila da Silva Souza, assassinada em dezembro de 2008, e que estrearia no barco Four Skiff. A delegada responsável pela resolução do caso, Isabel Bueno, da 15ª DP, confirmou presença.
Confira todos os campeões estaduais de Remo
Conheça todos os campeões estaduais de remo. Desde 1964, quando o Botafogo venceu, o título não sai do circuito São Januário-Gávea. O polêmico campeonato de 2003 segue
sub judice.
Vasco tem 46 títulos contra 43 do Flamengo e 4 do Botafogo
Após 111 anos de disputas, o Vasco tem 46 títulos contra 43 do Flamengo. O Botafogo tem 4 taças. Outro clube que também disputa futebol, o São Cristóvão, tem 1 título.
Vasco só perdeu a hegemonia para o Flamengo uma vez em 111 anos
Nos 111 anos de Estadual de Remo o Vasco só ficou atrás do arquirrival em número de títulos uma única vez, em 1997. Mas a festa rubro-negra durou pouco. O Gigante da Colina empatou de novo a disputa em 1998, ano do centenário, e retomou a hegemonia no ano seguinte.
Retrospecto do confronto Vasco x Flamengo década a década
Até 1960, o Vasco venceu o Flamengo em todas as décadas. O clube da Gávea deu o troco nos 4 decênios seguintes. Na década atual a disputa ainda está em aberto.
Fonte: Jornal dos Sports, NETVASCO, Site oficial do Vasco