|
NETVASCO - 17/03/2009 - TER - 08:23 - Vasco tem 5ª campanha mais bem sucedida entre os principais Estaduais O ano de 2008 passou sem deixar saudades para os cruzmaltinos. O péssimo desempenho no Campeonato Carioca, a eliminação traumática para o Sport nas semifinais da Copa do Brasil e o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro marcarão os vascaínos por um bom tempo, e todos eles têm um ponto em comum: a falta de regularidade da equipe. Nessa temporada, entretanto, o ritmo anda bem diferente. Hoje, a campanha do time é a quinta melhor em termos de aproveitamento quando comparada com os principais Estaduais do país, à frente até de São Paulo e Grêmio, campeão e vice-campeão do Brasileirão 2008, respectivamente.
Com um elenco renovado e sob a batuta de Dorival Júnior, o Vasco vem mantendo um bom desempenho e esbanjando aproveitamento. Em dez partidas pelo Carioca, foram sete vitórias, dois empates e uma única derrota, na estreia pela competição, contra o Americano. De lá para cá, já são mais de 50 dias sem saber o que é perder.
Essa campanha totaliza 76% de aproveitamento, apenas um ponto percentual atrás do Botafogo, que conquistou a Taça Guanabara. O Flamengo segue com 72% e o Fluminense, mais irregular dos grandes cariocas, com apenas 60%.
Nos principais Estaduais do país, apenas três equipes superam o desempenho cruzmaltino. O Cruzeiro tem 77% de aproveitamento, o Palmeiras 84% e o Internacional, líder disparado, tem 90%, com 12 vitórias e dois empates em 14 partidas pelo Gaúcho.
Reformulação recente
É impossível desassociar a melhora do Vasco da reformulação recente feita pela diretoria. Após o rebaixamento, boa parte dos jogadores que participou da campanha do rebaixamento deixou a Colina, o que resultou numa alteração quase total em relação à equipe que disputou o último Campeonato Brasileiro. Dos principais jogadores, permaneceram apenas Tiago, Fernando e Alex Teixeira.
A contratação de Dorival Júnior, que conseguiu transformar um grupo de atletas que mal tinha se conhecido num dos times com melhor desempenho do país, também teve papel decisivo nessa mudança de postura. Acostumado a títulos, o treinador vem mantendo um discurso vencedor.
"Acho que a liderança de uma competição vale mais do que qualquer coisa. O mais importante é você sempre pontuar na tabela", garante Dorival, logo após a vitória sobre o Boavista.
Fonte: Jornal dos Sports
índice | envie por e-mail Anterior: 08:11 - Fernando espera vencer Urubu e deixar o Vasco perto da semifinal Próxima: 10:00 - Vasco nega que camisa divulgada seja do clube |
|