NETVASCO - 11/03/2009 - QUA - 13:12 - Confira como surgiu a paixão do Iron Maiden pelo Vasco
Se Carmen Miranda era Flamengo, Mick Jagger é Fluminense e o guitarrista dos Rolling Stones, Ron Wood, é Botafogo, o BOLA DE MEIA apresenta agora a paixão pelo Vasco dos componentes da famosa banda de rock Iron Maiden, que no próximo sábado se apresenta na Apoteose, a famosa Sapucaí, aqui no Rio.
Tudo começou em 1987, quando a Força Jovem, maior torcida organizada do Vasco, adotou como símbolo o mascote Eddie, que figurava nas capas dos discos do grupo inglês. Cinco anos depois, em 1992, em jogo contra o Bangu pelo Campeonato Estadual, em São Januário, a Força Jovem inaugurou o bandeirão com o mascote gigante do Iron Maiden em uma caravela.
Mas o laço mais forte foi firmado em 18 de janeiro de 2001, quando o Vasco decidiu e foi campeão brasileiro (a então Copa João Havelange), no Maracanã, contra o São Caetano. Presentes na cidade para o Rock in Rio, o guitarrista Janick Gers e o baixista Steve Harris foram ao estádio e reforçaram a torcida. Meses depois, a banda incluiu imagens dos vascaínos num de seus vídeos.
A paixão do Iron pelo Vasco é tão grande que Harris mostrou a vontade, no show do Rock In Rio, de abrir uma bandeira gigante do clube com o desenho do mascote da banda, mas foi proibido por Roberto Medina, organizador do evento, que queria evitar conflitos com as outras torcidas.
Mas os membros da Força Jovem, presentes no show, abriram a bandeira, como pode ser visto aqui. Mais uma ligação da música com o futebol. Aliás, se o Vasco quiser contaminar - no bom sentido - os jogadores antes das partidas na Série B, uma boa pedida são as músicas fortes do Iron Maiden. Uma trilha sonora cruzmaltina.