Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/03/2009 - SÁB - 00:37 - Confira matéria sobre o Colégio Vasco da Gama na Revista Placar

A formação de jogadores vai além dos gramados de São Januário. Desde 2004, a cada ano uma seleção de atletas das categorias de base e também de esportes amadores do Vasco, como remo, basquete e atletismo, passa pelas classes de ensino fundamental e média. Criada em março de 2004, a escola começou com 80 alunos, adaptando as instalações do estádio de São Januário. Hoje, o Colégio Vasco da Gama continua exclusivo a 240 atletas do clube.

Atletas do atual elenco vascaíno também já passaram pelos bancos escolares do clube, caso dos atacantes Alex Teixeira e Alan Kardec. Alex fez a 8ª série (atual 9º ano) e todo o ensino médio lá. Formou-se em 2007: "A escola era puxada, eu ficava depois da aula fazendo reforço de matemática. Se a gente faltar a toa, é punido, passa uma semana fazendo treino físico. Mas vale a pena. Teve festão quando me formei, vieram meus pais, meu irmão, minhas tias da Bahia", lembra ele, que pensa em fazer faculdade de educação física.

No fim de 2008, o juvenil João Marcos, de 17 anos. foi aprovado em 26" lugar para educação física na UFRJ. Este ano. o recém-promovido a profissional Philippe Coutinho. também de 17 anos, cursa o terceiro ano do ensino médio.

"Tudo é feito para que não haja prejuízo nem do conteúdo nem do esporte. Quando tem viagem, levam apostilas e freqüentam aulas de reforço na volta. Em dia de jogo, não marcamos provas. Temos um calendário estudado para cada caso", explica Maria da Glória Gomes, assistente social do clube há 20 anos e uma das idealizadoras da escola. Há um projeto de convênio com a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) para a criação de cursos profissionalizantes à noite. "A idéia do colégio foi boa, mas é preciso aprimorá-la", afirma o presidente Roberto Dinamite.







Quase à venda

Ainda que seja a responsável pela criação do Colégio Vasco da Gama, a última administração quase pôs tudo a perder. O colégio foi colocado a leilão para garantir uma indenização de 250 000 reais à família de um rapaz que pulou o muro do Vasco à noite, com o clube fechado, e morreu afogado na piscina. O Departamento jurídico da gestão anterior, a de Eurico Miranda perdeu o prazo para contestação e a ação correu à revelia do clube.

"Se fosse contestada, dificilmente perderíamos. Se o clube tivesse respondido, mostraria que não se pode controlar o que um invasor faz no meio da noite", diz o vice-presidente jurídico do Vasco, Luiz Américo de Paula Chaves. O clube já conseguiu impedir que o colégio fosse colocado à venda e ofereceu um acordo à mãe do rapaz. O caso ainda está em andamento.

Fonte: Revista Placar

Nota da NETVASCO: A respeito do leilão do prédio onde funciona o Colégio Vasco da Gama, o site do Casaca, que faz oposição à administração Roberto Dinamite e reúne alguns integrantes da gestão Eurico Miranda, publicou em 7 de agosto de 2008 a seguinte versão:

"Leilão do Colégio Vasco da Gama foi suspenso com base no acordo proposto pela diretoria anterior

O site CASACA já havia noticiado que o leilão foi suspenso, ao contrário do que (des)informou o Lance. Na ocasião, o embrulha-peixe disse que o leilão transcorreu mas não houve interessados.

Na verdade o leilão foi suspenso com base no acordo proposto pela diretoria anterior. Em entrevista ao CASACA NO RÁDIO o presidente Eurico Miranda afirmou que nenhuma ação na Justiça foi deixada pra trás pela ex-Vice-Presidência Jurídica do Vasco. Ainda bem, pois se dependêssemos do “adEvogado formado pela PUC”, a dívida do Vasco pularia rapidamente dos atuais 32 para os 250 milhões de reais “propostos” pelo MUV. Hoje, o site oficial do Vasco confirmou a suspensão do leilão, mas alega que o acordo foi apresentado pelo clube. Façamos a devida correção:

Leilão do Colégio Vasco da Gama é suspenso

(Fonte: Site oficial do Vasco)

O Club de Regatas Vasco da Gama informa que foi acolhido o pedido de suspensão do leilão dos imóveis onde funciona o Colégio Vasco da Gama, tendo em vista a proposta de acordo apresentada pelo Clube pela diretoria anterior.

Processo No 2002.001.067866-1"

índice | envie por e-mail

Anterior: 22:34 - Rádio Tupi: Funcionários e c. técnica devem receber na próxima semana
Próxima: 01:34 - TOV COMPLETA 65 ANOS NESTE SÁBADO