|
NETVASCO - 06/03/2009 - SEX - 12:26 - Juninho Pernambucano fala do carinho da torcida do Vasco Juninho Pernambucano fala do carinho da torcida do Vasco
A pouco menos de uma semana do jogo mais importante da temporada para o Lyon, quando decide a vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões contra o Barcelona, no Camp Nou, Juninho Pernambucano não esconde a ansiedade pelo confronto e também de que lado está o favoritismo.
O meia brasileiro, em entrevista exclusiva para o LANCE! por telefone, de sua casa em Lyon, falou sobre seu futuro, seu sucessor no clube francês e de seu novo projeto: um blog.
Seu primeiro texto no blog, foi sobre a Libertadores...
Porque a Libertadores é a principal competição para um brasileiro, a que todomundo sonha.E eu sei como é ganhá-la. No blog, até falo que você começa a pensar em chegar à final no mata-mata. Mas tenho idéia de escrever sobre concentração, programa ção de treinamentos, o que se faz na recuperação dos jogos...
Mas contando histórias curiosas suas e de companheiros ou falar mais tecnicamente?
De tudo. Quero falar o porquê de se fazer concentração em alguns lugares e em outros, não. No Brasil, tem clubes em que se joga domingo – concentrando sexta –, depois se vai para casa e segunda concentra para o jogo de quarta. Isso assusta, porque acaba-se concentrando em casa e morando na concentração. É o contrário da Europa. Quero discutir se isso dá certo. Também explicar porque um jogador que sonha jogar na Europa, seis meses depois quer voltar, culpando o técnico. Ele não tem paciência para se firmar e aceitar que aqui todo mundo é igual. No Brasil, quando somos titulares, somosum pouco protegidos. Mas parece que os clubes brasileiros estão mudando esse pensamento.
E o Sport na Libertadores. Tem acompanhado?
Claro. O Sport está no grupo mais difícil. O Palmeiras que era o favorito perdeu os dois jogos, já o Sport apresentou o melhor futebol. Com as duas vitórias o clube deu um grande passo para se classificar. O Sport tem um time muito arrumado. Nelsinho está lá há mais de um ano, venceu a Copa do Brasil, e tem muitas opções. E para ganhar uma competição hoje, não dá para ter apenas 11 bons jogadores. O Sport investiu e tem um jovem que está jogando muito, Ciro.
E falando de elenco. É por falta dele que o Lyon não passa das quartas-de-final na Liga?
O Lyon era um clube que precisava se firmar no cenário nacional e foi o que fizemos nos últimos dez anos. O clube se tornou o melhor da França, mas para se tornar o melhor da Europa não é tão fácil. Lyon está entre os dez melhores da Europa. Em três vezes ficamos por detalhes nas quartas. O grande sonho do clube é ganhar a Liga, mas temos o Barcelona pela frente e será muito difícil.
Por falar em Barcelona, e o jogo de volta?
O Barcelona é favoritíssimo. Jogamos muito bem em casa, mas levamos um gol. O Barcelona é o melhor time da Europa e, por isso, é favorito. Eles tem o melhor jogador do mundo hoje, que é Messi.
Depois de oito anos no Lyon, pensa em mudar de ares?
Fiz 34 anos em janeiro e quando chegamos nesta idade aprendemos que já não dá para se fazer muitos planos. Minha temporada está muito boa, jogando menos, consegui jogar sempre bem. Tenho contrato até 2010, mas não sei se vou jogar aqui no ano que vem.
Depois de oito anos, o ideal é sair bem. Quando saí do Vasco, era campeão brasileiro e da Mercosul e fiquei na memória do torcedor. Fiz muito menos do que Edmundo, Romário, Roberto, a quem nem ouso me comparar, e sou tão lembrado quanto eles. Tive a sorte de fazer o mesmo no Lyon, até mais individualmente. Quero chegar a 100 gols pelo clube (tem 97) e depois pensar no que vou fazer.
E o sucessor? Já está preparando? Ederson está arrebentando.
Ele é o teu sucessor no Lyon? É um grande jogador, muito maduro para a idade que tem. Chegou muito jovem na França (NR: 18 anos) e se destacou pelo Nice. O Lyon fez um investimento e ele tá correspondendo. Mas ele joga mais avançado e eu mais recuado.
Fonte: Lance
índice | envie por e-mail Anterior: 12:22 - Romário já estaria começando a atrair patrocinadores para o América Próxima: 12:46 - Vasco não teria pago taxa de agenciamento pela venda de Coutinho |
|