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NETVASCO - 03/03/2009 - TER - 14:46 - Coelho divulga balanço de seus 7 meses como VP de marketing do Vasco

Em coluna publicada nesta terça-feira (03/03) no SUPERVASCO.COM, o ex-vice de marketing do Vasco, José Henrique Coelho, apresenta um balanço dos sete meses em que esteve no clube e revela uma série de projetos inéditos na área, tais como:

- Projeto de camarotes em São Januário;
- Programa de sócios (previsão de 14 mil sócios até o fim do ano);
- Campanha de sócios " Vascaíno de Carteirinha" (iniciado o desenvolvimento pela agência DPZ);
- Negociação de novos licenciamentos;
- Ações antipirataria;
- Serviço de estacionamento com bus service;
- Loja do Centro de Memória;
- Loja do Vasco Brasil.

No texto, Coelho também apresenta detalhes da negociação com a Champs e a reorganização do estádio de São Januário, visando o incremento de receitas em dias de jogos.

Prestação de Contas: muito trabalho em sete meses

Após ter apresentado os motivos que foram determinantes para minha saída, quero agora também apresentar uma síntese do trabalho que foi realizado nestes sete meses em que fui responsável pela V.P. de Marketing.

Projetos Realizados

Transição - Na primeira semana após a posse convidei o anterior responsável pela pasta, Sr. Marco Antônio Monteiro para uma conversa e troca de informações. Após o formalismo do contato a reunião de nada serviu. A omissão em relatar os problemas da informalidade na remuneração de vários colaboradores, o famoso “por fora”, como também sobre o fato de termos “colaboradores” não registrados no quadro de funcionários, desconhecer os contratos em vigor e também aqueles em fase de renovação, nada mais foram do que a incapacidade de fazer qualquer coisa.

Corte de Pessoal - No fim do primeiro mês realizamos a demissão do Gerente de Marketing em razão do seu salário elevado não se encaixar na política salarial do clube que deveria ser implantada (exceção feita para quem é cunhado, sobrinho ou genro do presidente). Além deste fator, a sua remuneração também era paga no sistema, metade “por dentro” e metade “por fora”. Posteriormente foi realizada outra redução de quadro com o fim do programa “Sócio Torcedor” e com base no mesmo fato: - política salarial distorcida frente à realidade financeira do clube. Realizamos também os cortes da publicidade “paga” em jornais da comunidade portuguesa, pois nunca eram pagas e ainda se somavam às dívidas antigas. Estas ações reduziram o custo mensal da V.P. em R$ 42 mil.

(Nota da NETVASCO: As acusações acima foram respondidas aqui e aqui.)

Organograma – Foi criado um novo organograma da V.P. aprovado em reunião de diretoria, com o seguinte formato:

Vice Prêsidência de Marketing

Diretor de Marketing

Gerência de Produtos // Gerência de Vendas // Gerência de Comunicação

Na Gerência de Produtos, ficaram os serviços de desenvolvimento de licenciamentos, franquias, propriedades de marketing/mídia, eventos e projetos especiais.

Na Gerência de Vendas, ficaram os serviços de atendimento a clientes (patrocinadores com contrato), desenvolvimento de clientes (novos negócios) e negociação de propostas.

Na Gerência de Comunicação, ficaram os serviços de Assessoria de Imprensa, responsável pelos conteúdos de informação do clube: futebol, esportes olímpicos e não olímpicos além da comunicação corporativa, o trabalho de relações públicas (clubes, escolas, visitação...) e relações com a Comunidade Portuguesa.

Patrocínio - Negociação do Material Esportivo – Em julho iniciamos a renegociação do contrato de material esportivo com a Reebok. A empresa reclamava que durante dois anos tentou em vão lançar o terceiro uniforme e também camisas comemorativas, sendo sua proposta sempre rechaçada pela diretoria. Em troca pedimos um novo contrato em valores compatíveis com o novo momento que o clube passaria a desfrutar. Foram quatro reuniões, no clube, na empresa e até em Porto Alegre. Neste período nos reunimos também com a Penalty, com a Umbro, com a Adidas e com a Champs. Em outubro concluímos as negociações com a troca de fornecedor e a assinatura com a Champs do maior contrato de material esportivo da nossa história, obtendo a substituição de um contrato de R$ 4,5 milhões por 42 meses contra o novo de R$28 milhões. O distrato com a Reebok se deu de forma negociada, inclusive com a obtenção de um desconto sobre os termos da multa do contrato. Pela primeira vez nos últimos vinte e três anos o Vasco finalizou um contrato sem se tornar réu e assim poupar alguns milhões em disputas judiciais que até hoje assolam o clube, como os casos de Penalty (R$ 8,5 milhões) e Umbro (R$ 2,5 milhões).

Novas Linhas Esportivas - Nesta negociação foram separadas do contrato de material esportivo, as linhas de camisas de época, a linha de moda, a linha de datas comemorativas e a linha de campanhas (tipo - “O Sentimento não pode Parar”). A negociação destes contratos permitirá um incremento de royalties de no mínimo mais R$ 700 mil reais para o período de 36 meses.

Vestuário para Núcleos/Escolas de Esportes - A linha de vestuário para os núcleos e escolas de esportes do clube, que envolverão a comercialização de 11 mil kit’s /ano nos três pólos de uso, que até então não geravam nenhum pagamento de royalties em favor do clube por acordo da diretoria anterior com o fabricante, este segmento passará a pagar em royalties no mínimo cerca de R$ 360 mil para 36 meses.

Patrocínios – Permuta - Renegociamos além do fornecedor de material esportivo o novo contrato da Gatorade, que passou a incluir o fornecimento de material também para as divisões de base do futebol e o basquete.

Administração de Jogos – Segunda Receita do Clube - Iniciamos também a reorganização do sistema de acesso ao Estádio. Inicialmente com a ajuda de alguns conselheiros, o sistema apresentou um defeito: - os próprios conselheiros “colocavam para dentro” do estádio, sem ingresso, amigos e parentes. Após esta má experiência adotamos a profissionalização e passamos a contratar funcionários para esta função. Com a mudança conseguimos implantar o cumprimento da Lei da Meia Entrada, o que permitiu ao clube ainda em 2008 um acréscimo de renda, jogo a jogo de até R$76 mil por jogo, do Estatuto do clube que só dá direito a desconto aos sócios, cobrando dos demais torcedores o valor de ingresso inteiro – R$50,00 , aumentando assim a arrecadação em mais R$35 mil por jogo, considerado sempre o mesmo público entre estes jogos e da Lei da Gratuidade, com a entrega de comprovante de ingresso às crianças e idosos, com a identificação do direito à apólice de seguro. Ainda no atendimento ao torcedor introduzimos as Orientadoras de Público em torno do Estádio conforme já esta previsto na futura regulamentação do Corpo de Bombeiros. A capacidade total de geração de renda em nosso Estádio passou naquele momento de R$262 mil para R$373 mil, dentro da capacidade autorizada pelo Corpo de Bombeiros então: 24.585 pessoas. Mesmo contabilizando as contratações, enxugamos o quadro móvel do clube para dias de jogos de 148 funcionários para 90, readequando suas tarefas e economizando ainda cerca de R$4 mil por jogo. Este ano implantamos a setorização do Estádio Vasco da Gama, dividindo-o por cores e criando a diferenciação de preços entre estas áreas do estádio, o que permite elevar o limite da renda em jogos com lotação máxima, já agora em 2009, para R$453 mil, com mais R$80 mil por jogo. No orçamento do clube de 2009 esta verba passou a ser a segunda maior fonte de receita, superada apenas pela previsão do patrocínio da Eletrobrás. Com a setorização iniciamos também a sinalização externa do estádio, conforme regulamentação do Corpo de Bombeiros para facilitar a condução do fluxo de torcedores. Em parceria com a V.P. Patrimônio foram adquiridos extintores de incêndio para atender as exigências do Corpo de Bombeiros para segurança do público, para a realização de jogos em nosso estádio, exigências estas que vinham sendo descumpridas pela diretoria anterior desde 2006. Adquirimos para distribuição gratuita para os torcedores que entrassem 30 minutos antes dos jogos brindes promocionais de incentivo ao time – bandeiras e “salsichas de torcida”.

Pacotes para Torcedores e Sócios – Ação e Resultados - Realizamos o planejamento e venda de Pacotes para o Carioca 2009, alcançando um aumento de venda de 2,7 vezes sobre o ano anterior. Alcançamos à venda de 511 pacotes. Desenvolvemos uma política de incentivo de venda com o sorteio de prêmios exclusivos para alguns dos torcedores que adquirissem os pacotes 2009, como assistir a coletiva de imprensa após o jogo, assistir o jogo da Tribuna de Honra, a bola do próprio jogo e mesmo uma camisa usada no jogo, entre outros.

Licenciamentos – Valorizar - A área de cobrança e execução financeira dos contratos de licenciamento, que era controlada pela área comercial, foi transferida para a tesouraria do clube. Em novos contratos de licenciamento foram introduzidas novas abordagens de venda, novos procedimentos de prazo de pagamento e volume de peças de controle, que já permitiram substanciais aumentos nos valores dos contratos, em alguns casos de até 100%. Contratos já negociados – Chaves Gold, Energético Rockart, Jornal Lance, Linha Retro e Conexão Vasco (produto de tecnologia SMS com mensagens diárias para os assinantes, jogos e Quiz, com a empresa Campera, a mesma que opera o BBB).

Centro de Memória – Resgate da História - Negociamos o primeiro patrocínio para o Centro de Memória Vasco da Gama, com a empresa Liga Retrô que ganhou a concorrência de licenciamento fabricar e comercializar as camisas de época do time de futebol, num total de dez modelos. Por contrato deverão pesquisar, catalogar, desenvolver e produzir a linha de camisas históricas do clube desde o início do futebol e que também oferecerá esta indumentária para o nosso acervo histórico, contra royalties mínimos de R$190 mil na assinatura do contrato deixado por assinar, mais R$30 mil para o Centro de Memória.

Ações Antipirataria - Iniciamos ações antipirataria, inicialmente na própria loja oficial do clube, que vendia diversos produtos piratas, entre blusas, chaveiros, DVD’s, cd’s, advertindo o proprietário verbalmente. Encontramos produtos piratas em duas lojas de shopping center, compramos e com a nota fiscal identificando como blusa Vasco da Gama acionamos a V.P. Jurídica que encaminhou para o escritório especializado com quem o clube já tinha contrato. Em razão dos constantes atrasos de pagamento ao referido escritório de advocacia, a velocidade de agir esta prejudicada.

Comunicação do Clube – Profissionalismo - Contratamos a agência de publicidade DPZ para cuidar da comunicação visual do clube, em seus documentos e campanhas. Foi redesenhado o material de papelaria corporativa do clube assimilando o traço das diagonais como mais uma propriedade do Vasco. Foi criado o Press Kit, para o trabalho da Assessoria de Imprensa em dias de jogos junto da mídia que acompanha o clube, material utilizado por todos os clubes e que apenas o Vasco não dispunha anteriormente.

Site – Crescimento de Visitação - Após reestruturação do quadro funcional da Assessoria de Imprensa do clube, responsável pela produção de conteúdos, que consta agora com equipe profissional e remunerada, com quatro jornalistas, um fotografo e uma estagiaria, com aumentamos os números de visitações em 44% a partir de dezembro. Foi definida a meta do site: - ser o primeiro, sempre, a anunciar a rotina do dia e as principais notícias do clube, além de conteúdo histórico do clube.

Programa de Sócios – Inovação - Após a posse, analisando as receitas e os custos do programa “Sócio Torcedor – Sou mais Vascão” suspendemos a sua negociação por causar prejuízos financeiros mensais ao clube. Ao mesmo tempo o clube não dispunha, e infelizmente até hoje não dispõe por responsabilidade do ex-V. P. Administrativo Financeiro – Sr. J.H. Mandarino, de um sistema de cobrança para os sócios. Diante deste cenário e sabendo das graves falhas existentes na base de sócios do sistema sob controle da antiga administração tivemos que procurar no mercado uma nova solução administrativa que também fosse adequada ao nosso estatuto, visto ainda que este também passará por reformas em breve. As dificuldades eram completas. Após receber várias empresas e visitar vários clubes, optamos por um sistema moderno, similar aquele em uso hoje no Grêmio e Internacional. Este sistema tem como grande vantagem permitir com a mesma base tecnológica, identificação biométrica do sócio, compra por telefone ou internet (sem voucher’s), pagamento por débito em conta ou cartão de crédito, além de permitir o desenvolvimento de uma ágil política comercial e de incentivos para os sócios. Assinamos o contrato em janeiro com a empresa responsável pelo projeto, cuja previsão de lançamento é agora em março. Para não causar nenhum atraso em seu funcionamento após a minha saída, me coloquei a disposição da diretoria para auxiliar na passagem de informações para o novo responsável, além de ter deixado toda a documentação com a funcionária responsável. A previsão de receitas anuais para este primeiro ano é de R$ 2,3 milhões, terminando o ano com uma base de sócios estimada em 14 mil participantes. Naturalmente os resultados esportivos têm o poder de alavancar esta previsão.

Projetos em Andamento

Projeto de Camarotes na Curva - Iniciamos a negociação entre o Vasco e a Golden Goal, operadora do serviço no Maracanã e Engenhão, para a construção entre março e junho de camarotes que poderão trazer para o clube mais R$ 400 mil líquidos em receitas de locação ainda este ano, com um retorno três vezes maior para 2010. O investimento será todo do parceiro.

Campanha de Sócios – "Vascaíno de Carteirinha" - Foi iniciado o desenvolvimento da campanha de sócios, batizada pela DPZ como, "Vascaíno de Carteirinha", com novo desenho da carteira de sócio (smart-card), camiseta da campanha, pin da campanha, e mídias para a campanha, materiais já todos aprovados. Estão faltando ainda desenvolver os anúncios para jornal, o script para TV e rádio, pendentes do clube pagar as dívidas já vencidas com a prestadora de serviços. O uso da mídia será gratuito em razão de negociações envolvendo permutas entre o clube e o veículo.

Visitação ao Clube – Um Negócio - Iniciamos o desenvolvimento do folder de visitação ao clube, relatando seus principais pontos de visita, tendo em cada página uma foto de referência. Este folheto será entregue a cada visitante pagante e também as visitas patrocinadas por empresas, em fase de negociação (principalmente voltado para escolas). O material em fase de acabamento, depende do clube pagar as dívidas vencidas com a prestadora de serviços, DPZ.

Novos Licenciamentos - Em Negociação – Contratos têxteis - Linha Comemorativa, Linha de Moda, Linha de Campanha “O Sentimento não pode parar”, Bonés, Bonecos para Snacks e renovação de contrato de álbuns de figurinhas Panini X Abril. Valores que somados alcançam mais de R$ 800 mil para 36 meses.

Nova Descoberta de Pirataria - Identificamos um proponente de licenciamento que não sendo aceito pelo clube, lançou o seu produto com a marca Vasco sem autorização ou contrato, tornando-se um “licenciado pirata” em moda praia, que vende cangas de praia piratas pelas praias do Rio e também camelos. O produto chega a possuir selo de produto licenciado. Por termos sua proposta cadastrada vamos convidá-lo a uma visita ao clube para negociar o assunto sua situação.

Desenvolvimento do novo projeto de Mascotes – Iniciamos os contatos com e empresa do Ziraldo e também com a Guarisa Ass. Comunicação, para desenvolver um novo projeto de mascote para o clube. Diante das propostas deve-se comparar com a situação atual onde o mascote foi desenvolvido em padrão similar para todos os demais clubes do Brasil, pela Mascotemania.

Nova Academia de Treino - Iniciamos uma negociação com três empresas de material de ginástica profissional e reabilitação, Life Fitness (fornecedor do S.Paulo), Kiko, e Technogym (atual fornecedora do clube), envolvendo ações de locação de espaços para show room, merchandising da academia, permuta de mídia, e ativação de e-mail marketing, com vistas a reequipar a “sala de musculação” do Estádio. Valores em torno de R$200 mil.

Serviço de Estacionamento com Bus Service - Com vistas a atender sempre com maior conforto e aumentando o valor agregado dos serviços prestados pelo clube aos torcedores, foi negociado com a Empresa Central Park, administradora dos estacionamentos do Pavilhão de São Cristóvão, a utilização de parte de seu parque de estacionamento nos dias de jogos, à noite ou à tarde, a partir do início da série B. O serviço também incluirá o transfer para transportar os torcedores, com ida e volta ao estádio, sendo a venda de ingressos realizada pelo micro-ônibus. O valor sugerido do estacionamento, mais transporte seria em torno de R$10,00. Deve-se preparar uma campanha de informação para ativar o serviço, o que também diminuiria a quantidade de acessos à bilheteria em dias de jogos, simplificando a rotina atual. Ainda sobre a administração de estacionamentos foram convidadas algumas empresas para apresentar propostas para a administração dos estacionamentos do clube, no portão 18, 16 e em frente ao estádio.

Projeto de Pacote para Camarotes - Pela ausência de regulamento do uso e venda dos camarotes localizados nas sociais do Estádio, realizamos um estudo para implantação de tal regulamento. Sugerimos em caso de venda por parte dos atuais proprietários, além dos detalhes jurídicos, que o comprador deverá pagar uma de taxa de transferência em favor do clube, no valor de 20% do valor de mercado, estimados em R$10 mil. Todos os atuais proprietários dos camarotes no Estádio deverão pagar uma taxa de uso anual, como já é realizado no Maracanã. Esta taxa permitirá o acesso ao Estádio sem o pagamento de ingressos para todos os quatro assentos do camarote, com direito a uma vaga de estacionamento, com entrada pelo portão 18. A proposta de valor para esta taxa seria de R$2.600,00 por ano. Esta decisão além de dar maior conforto ao proprietário do camarote, pois teria em mãos por todo o ano os quatro ingressos para todos os jogos e a vaga, retirará das bilheterias cerca de 100 pessoas em todos os jogos, o que corresponde a 50 minutos de atendimento de um bilheteiro.

Loja do Centro de Memória - Iniciamos negociação para a implantação de uma loja do Centro de Memória, que venderá materiais históricos licenciados, como livros, vestuário, taças miniaturas e etc. com o objetivo de gerar recursos permanentes para sustentar o desenvolvimento das pesquisas e demais despesas do Centro de Memória. Inicialmente sugerimos a adaptação do local na entrada da Sala de Troféus.

Loja do Vasco Brasil - Iniciamos o desenvolvimento do projeto da “Loja Viajante”. Onde houver jogo do Vasco no Brasileiro, poderemos através dos lojistas licenciados desenvolver uma operação agressiva de venda, merchandising, captação de sócios locais, sócios correspondentes etc... nos espaços locais, tais como shoppings, hotel ou mesmo no estádio.

Materiais Promocionais – Divertimento – Iniciamos o desenvolvimento de novos fornecedores para fabricação de brindes para distribuição incentivada antes dos jogos (bandeiras, “salsichas”, matracas...).


Fonte: Supervasco

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