Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 19/02/2009 - QUI - 00:06 - Há 25 anos o Vasco dava sua maior goleada no Brasileirão: 9 a 0

Foi em um domingo, no dia 19 de fevereiro de 1984, que o Vasco alcançou a sua maior goleada na longa trajetória já percorrida pelo time cruzmaltino nos Campeonatos Brasileiros. O adversário massacrado por 9 a 0 foi a paraense Tuna Luso, campeã estadual do ano anterior e clube que, como o Vasco, fora fundado por portugueses e adotou a faixa diagonal e a Cruz de Malta.

A partida valeu pela primeira fase da Taça de Ouro e foi disputada em São Januário. No ano anterior, valendo pela mesma competição, o Corinthians Paulista bateu o piauiense Tiradentes por 10x1, goleada que permanece até hoje como a maior de todos os tempos nos Brasileirões.

Arthurzinho foi o grande destaque do encontro ao fazer quatro gols, sendo o derradeiro aos 48 minutos da etapa final, levando a torcida vascaína ao delírio. Empolgados no intuito de bater o recorde do clube de São Paulo, torcedores e jogadores empurraram o time até o último instante. O zagueiro uruguaio Daniel González (falecido cerca de um ano depois num acidente de carro) queria um placar maior e foi quem mais incentivou o talentoso e aguerrido baixinho "Rei Arthur" a dar seu sangue até o segundo final.

Marcelo, companheiro de ataque de Roberto Dinamite (que desfalcou o time nesse dia), assinalou três tentos. Geovani, o "Pequeno Príncipe", e Airton completaram a artilharia.

VASCO 9 X 0 TUNA LUSO-PA

Data: Domingo, 19 de fevereiro de 1984
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Roque José Gallas (RS)

Público: 12.855 pagantes
Renda: CR$ 21.007.000,00

Cartão Vermelho: Ronaldo aos 18' no 2º tempo.

Gols: Arthurzinho aos 5', Geovani aos 22', Aírton aos 29' e Arthurzinho aos 40' no 1º tempo; Arthurzinho aos 4', Marcelo aos 8', 9' e 29' e Arthurzinho aos 48' no 2º tempo.

VASCO: Acácio (Roberto Costa); Edevaldo, Daniel González, Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Arthurzinho; Jussiê, Marcelo e Marquinho (Claúdio José). Técnico: Edu Coimbra.

TUNA LUSO-PA: Ocimar; Quaresma, Bira, Paulo Guilherme (Ronaldo), Mario; Samuel, Ondino, Jorginho; Tiago, Miltão e Luis Carlos. Técnico: Ari Grecco.


Arthurzinho na capa da Revista Placar


Marquinho


Agradecimento a Alexandre Mesquita

Fonte: NETVASCO (texto), Revista Placar (fotos)

índice | envie por e-mail

Anterior: 23:46 - TJD VOTARÁ EM 10 DIAS EXCLUSÃO OU NÃO DO VASCO DO ESTADUAL
Próxima: 00:15 - Força Jovem completa 39 anos de fundação nesta quinta-feira