NETVASCO - 08/02/2009 - DOM - 16:46 - Relembre a 'rebolada' de Edmundo na decisão do Estadual de 1997
"Quem dançou por último, dançou melhor". Se fosse possível alterar o tradicional ditado, a nova versão serviria para a decisão do Campeonato Carioca de 1997, entre Botafogo e Vasco. Além da conquista do Alvinegro de General Severiano, a final ficou marcada por um lance curioso: a rebolada de Edmundo diante de Gonçalves durante o primeiro jogo da decisão, em 5 de julho. Três dias depois, o troco veio com juros, com jogadores e torcedores do Bota rebolando na comemoração do título após a vitória por 1 a 0.
Doze anos depois da decisão, o 'coadjuvante' do curioso fato lembra que não viu a provocação do adversário.
- Na verdade, não o vi rebolando. Estava com o olhar muito fixo, mantendo distância para ele, não indo de primeira para ter mais chance de desarmá-lo. Depois do jogo, toda a imprensa correu para cima de mim - lembra.
Para a finalíssima, Gonçalves arquitetou uma 'vingança'.
- Já estava na minha cabeça que se fossemos campeões, iria fazer uma gozação com a torcida do Vasco. Assim que acabou o jogo, chamei os jogadores e começamos a dançar igual ao Edmundo. Foi um lance polêmico, mas que fez bem para o futebol carioca. Porque o torcedor vive dessa rivalidade, dessa gozação - afirma o ex-zagueiro.