|
NETVASCO - 06/02/2009 - SEX - 18:52 - TJD PODE TIRAR 6 PONTOS DO VASCO; LUIZ AMÉRICO TRANQUILO A liderança do Vasco no Grupo A da Taça Guanabara está ameaçada. No entanto, quem pode tirar a primeira posição do time da Colina não é o Americano, vice-líder, muito menos o Fluminense, adversário do próximo domingo. A polêmica envolvendo a inscrição do meia Jéferson para a estréia na competição, dia 24 de janeiro, contra o clube de Campos, ganhou mais uma capítulo nesta sexta-feira, e nada positivo para os cruzmaltino, que pode perder seis pontos na tabela.
A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), na pessoa do procurador André Luiz Valentim, registrou a denúncia de que o nome jogador não constava Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no momento da partida. Caso a história seja confirmada, o Vasco teria infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e corre o risco de perder o dobro dos pontos da partida, além de pagar uma multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.
Na próxima quinta-feira, a Quinta Comissão Disciplinar do TJD julgará o caso.
- Tomamos conhecimento da irregularidade através da imprensa, apuramos e fizemos a denúncia. O que soubemos é que o documento chegou à Ferj no sábado (dia do jogo) às 16h, quando já não havia mais expediente. Sendo assim, ele não poderia ter atuado - disse André Valentim.
O procurador esclareceu também todo o imbróglio:
- O Brasiliense, que tinha contrato com o jogador, entrou com uma ação trabalhista e conseguiu um mandado de segurança cancelando o vínculo com o Vasco. O clube conseguiu uma liminar anulando esse mandado, só que o documento só foi recebido pela Federação no dia do jogo.
Do lado vascaíno, no entanto, o clima é de tranquilidade. O assessor jurídico, Luiz Américo, garante que não há possibilidade do clube ser punido.
- Estamos tranquilos. A liminar foi expedida e restaurou a regularidade do Jéferson. E assim também é o entendimento da Federação. Inclusive, entreguei a cópia do documento ao delegado do jogo. O atleta já estava no Bira, mas na pendência dessa decisão judicial, que foi decidida antes da partida. Assim, o status de legalidade, que já havia antes do mandado de segurança, foi re-estabelecido.
Caso a punição seja confirmada, o Vasco ficaria com apenas três pontos e cairia da liderança para a lanterna do Grupo A da Taça GB.
Fonte: GloboEsporte.com
índice | envie por e-mail Anterior: 18:24 - CBF confirma liberação de São Januário para Copa do Brasil Próxima: 19:00 - Nove torcedores mirins poderão entrar com o time do Vasco no Maracanã |
|