O sofrimento não durou muito. Após um início irregular, o Vasco soube ter calma e virar o jogo sobre o Resende, na noite desta quarta-feira, em Volta Redonda, e venceu por 3 a 1, gols de Nilton, Tiago e Rodrigo Pimpão.
O JOGO
Longe de casa, o Vasco deu a impressão de que, com um ritmo intenso, além de um time mais qualificado tecnicamente, faria valer a condição de vice-líder do grupo A. Porém, aos poucos, aproveitando-se de uma marcação cerrada, o Resende inibiu as melhores jogadas cruzmaltinas e tomou conta do jogo.
O efeito da pressão não demorou muito a ser visto. Ao contar com a sorte, o zagueiro Leandro bateu falta de longe, a bola desviou na barreira, enganou Tiago e morreu no ângulo direito. A desvantagem, no entanto, não fez a equipe de Dorival Júnior acender no jogo. Com Pimpão mais isolado do que nunca, Fernandinho e Jéferson sofriam para dar continuidade às tramas.
Tanto que, aos 26, no rebote de um cruzamento, Taercio acertou a trave vascaína, do bico direito da grande área. A apatia cruzmaltina só teve fim quando o Resdende recuou para esperar o adversário sair jogando. Com um pouco mais de espaço, o Vasco começou a explorar as laterais com frequência, cujas insistências, depois, deram resultado.
Paulo Sérgio, após alguns cruzamentos errados, desta vez acertou e achou o volante Nilton, que, livre, cabeceou no meio do gol e marcou seu terceiro na competição, tornando-se o artilheiro do Carioca. O empate acalmou o time, que quase virou nos acréscimos.
Da mesma maneira que terminou o primeiro, o Vasco começou o segundo tempo. Mais ágil e aproveitando-se da formação muito defensiva do time do técnico Roy, logo criou boas chances, como a que Rodrigo Pimpão completou na trave passe de Paulo Sérgio.
À essa altura, o Resende não representava mais qualquer perigo e limitava-se a rebater as investidas de Ramon, Alex Teixeira & cia. A satisfação com o empate era tão grande que, mesmo com o mando de campo, as substituições foram sobretudo defensivas.
O poderio ofensivo do Vasco era tamanho que até Tiago se aventurou ao ataque e tentou cobrar uma falta. Se não deu na primeira, de mais perto, o goleiro acertou. Em pênalti mal marcado sofrido por Pimpão, ele virou o jogo em Volta Redonda.
A partir daí, foi um show de gols perdidos do time de Dorival Júnior. Faioli e Élton - que entraram no decorrer da partida - e Alex Teixeira quase marcaram. Antes que o Resende pudesse reagir, no entanto, Pimpão surgiu entre os zagueiros para concluir boa bola de Faioli.
O gol, aos 32, encerrou a disputa, que já não era mais tão justa, já que o time do Norte do Rio recebera dois cartões vermelhos. A luta do Resende, então, foi somente para não sofrer uma goleada, que, com méritos, conseguiu evitar.
GALERIA
VÍDEO
Competição: Campeonato Estadual - 1ª Turno - Taça Guanabara - 1ª Fase - 4ª Rodada.
Cartões amarelos: Jeferson 27'/1ºT (VAS), Amaral 32'/1ºT (VAS), Fábio Azevedo 40'/1ºT (RES), Souza 3'/2ºT (RES), Titi 6'/2ºT (VAS), Breno 15'/2ºT (RES), Naílton 24'/2ºT (RES), Leandro 26'/2ºT (RES)
Cartões vermelhos: Breno 28'/2ºT (RES), Naílton 34'/2ºT (RES)
Gols: Leandro (falta) 18'/1ºT (RES), Nilton (cabeça) 42'/1ºT (VAS), Tiago (pênalti) 25'/2ºT (VAS), Rodrigo Pimpão 32'/2ºT (VAS)
RESENDE: Cleber; Leandro, Nailton e Breno; Taercio, Marcio Gomes, Fred (Roberto 34'/2ºT), Fabio Azevedo (Sousa 42'/1ºT), Léo (Vinícius 19'/2ºT) e Felipinho; Bruno Meneghel. Técnico: Antônio Carlos Roy.
VASCO: Tiago; Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral [cap], Nilton, Jéferson (Faioli 18'/2ºT) e Fernandinho (Élton, intervalo); Alex Teixeira (Fernando Galhardo 35'/2ºT) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Dorival Júnior.
Obs.: O jogo marcou a estreia da camisa preta principal do Vasco, fabricada pela Champs.
Fonte: Lancenet (texto, fotos), NETVASCO (ficha), GloboEsporte.com (vídeo), Fotocom (fotos), O Dia on line (fotos)