Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 30/01/2009 - SEX - 10:54 - Isac Zagury fala sobre a Associação de Amigos do Vasco

Em email enviado ao SuperVasco, Isac Zagury, presidente da Associação Amigos do Vasco, fala sobre a idéia da criação da Associação, nega a criação de clube-empresa, reafirma que a Associação é apolítica e convida todos os vascaínos a participarem. Confira:

"Meus prezados amigos do Site Supervasco,

A idéia da Associação nasceu da constatação do surgimento de uma paixão alucinante da torcida quando da queda do time para a segunda divisão do campeonato brasileiro. É algo para os psicólogos procurarem entender a reação da massa nesses momentos tão difíceis.

Além disso, os clubes do Rio (sem exceção) estão em situação financeira muito crítica. E sozinhos não podem resolver do dia a dia, sem eliminar o “câncer” da divida, que cresce permanentemente e consome parte importante do orçamento corrente. Hoje, pelo menos de 15% a 20% do orçamento corrente é “devorado “pelo serviço da dívida (principal e juros). A falta desses recursos acaba gerando atrasos em pagamentos de funcionários, atletas e fornecedores. E o pior é uma redução drástica ou um abandono no investimento nas divisões de base do futebol. A Lei Pelé foi muito perversa com os clubes que investiram e muito generosa com investidores, empresários e intermediários. É urgente que o governo federal faça uma revisão urgente desse dispositivo legal e privilegie urgentemente os clubes, que são a razão de ser da paixão dos brasileiros. Os clubes se tornaram vitrines de aluguel e são praticamente obrigados a trocar seus elencos a cada ano, dependendo até de sorte de ter disponibilidade de jogadores hoje totalmente controlados por terceiros.

Estudamos profundamente a forma de ajudar o clube. Não queríamos repetir modelos de fracasso como empresa S/A, fundos de investimentos e etc.. Dois pontos fundamentais no projeto: agilidade e segurança jurídica. Felizmente temos brilhantes advogados vascaínos que nos ajudaram a desenhar o modelo.

A Associação é sem fins lucrativos. Nenhum diretor da associação poderá receber um centavo. Teremos sócios fundadores e associados contribuintes. A primeira categoria participará com um Mínimo de 2000 reais e a segunda com um mínimo de 100 reais. Embora seja extremamente difícil fazer uma estimativa de arrecadação, caso apenas 3% da enorme nação vascaína, hoje calculada em 12 milhões de torcedores no Brasil, participem com um ticket médio de 1000 reais, já seria suficiente para atingir nossos objetivos.

A Associação é totalmente apolítica e não permitirá qualquer manifestação dessa natureza. Não temos vínculos com quaisquer grupos ou movimentos. Condenamos qualquer tipo de violência por parte das torcidas. Queremos também que todos os sites relacionados ao Vasco procurem preservar a elegância e a educação nas manifestações. O Vasco sempre foi realmente o clube da democracia nesse país, com uma história de grandes inovações, apoiando as minorias e os menos favorecidos. Esperamos e fazemos questão da adesão dos ex-dirigentes, que serão muito bem-vindos. O momento é de união. A democracia tem de ser exercida na sua plenitude, com liberdade de expressão, total transparência com os meios de comunicação, porém respeitando a civilidade e o respeito ao próximo.

O primeiro objetivo será a compra de créditos contra o clube, devidamente qualificados e legítimos, com registro na contabilidade do clube. Como qualquer empresa em dificuldade, é muito normal fazer acordos de repactuação e aquisição de imediato desses créditos desde com deságios que reflitam uma avaliação jurídica e econômica. Esses créditos, depois de adquiridos, serão perdoados. O clube reduzirá substancialmente o seu exigível no Balanço, melhorando os indicadores de capitalização.

A segunda finalidade, não menos importante, será oferecer ao clube a construção e a manutenção de um centro de treinamento modelar, para as divisões de base, incluindo não só campos de futebol como amplo apoio medico/odontológico/psicológico e assistência à comunidade carente local. Pretendemos que o clube volte a fazer jogadores em casa. Esse é o único caminho para ter um clube que orgulhe nossos filhos e netos. Os recursos ficariam restritos a essas duas finalidades, que são estruturantes e transformadoras. E teremos uma comissão de juristas e financistas para negociarem esses créditos, com observadores de representantes de torcidas organizadas e de sites do Vasco. Total transparência, auditagem e ampla divulgação em site especifico e também para a comunidade em geral.

A diretoria da Associação ficará honrada em ter o querido governador Sergio Cabral como Presidente de Honra. O Sergio Cabral Pai nos ajudará na organização de eventos populares.

O prazo de filiação como sócio fundador se expira na sexta dia 30. Os interessados devem procurar o secretário da associação o Buno (tel 88576110).

Como presidente dessa Associação, terei o privilegio de contar como diretores o Dr. Olavo Monteiro de Carvalho, presidente da Associação comercial do Rio de Janeiro, e o Dr. Luiz Cantidiano, um dos melhores advogados especializados em direito societário no Brasil.

A Associação agradeceria muito se o conceituado site Supervasco publicasse na integra esses esclarecimentos. Coloco-me a disposição para eventuais informações adicionais.

Abraço

Isac Zagury"


Fonte: Supervasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 10:53 - Vasco estaria contratando zagueiro Júnior, revelação do Friburguense
Próxima: 11:01 - Zagueiro Gustavo Breda vai para o Linhares-ES