Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 25/01/2009 - DOM - 04:12 - Dos torcedores dos 4 grandes, vascaínos são os menos confiantes no título

Antes de começar qualquer campeonato, os torcedores renovam a confiança e fazem as suas apostas no time de coração.

Mas a crença varia de torcida para torcida. Em 2009, como de praxe, o Flamengo é considerado o favorito, com 58% da preferência. Os rubro-negros também são os que mais acreditam no título carioca (87%), mostra a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS) entre 21 a 23 deste mês, com 501 entrevistados acima de 16 anos.

Tricolores e alvinegros estão menos confiantes, 64% e 47%, respectivamente. Os mais pessimistas, no entanto, são os vascaínos.

Dos entrevistados que torcem pelo clube, apenas 24% acham possível a conquista. Há, entre os vascaínos, quem acredite mais nos rivais Flamengo (34%) e Fluminense (28%).

Nenhuma contratação chama atenção dos torcedores Além da confiança no time, 67% dos torcedores cariocas apostam num campeonato mais emocionante ao que passou.

Mas quanto ao futebol apresentado em campo a esperança não é muito grande.

Em comparação com o Brasileiro, o nível é considerado pior por 37,8%. No desempenho dos clubes nos últimos campeonatos nacionais, 42,9% dos entrevistados veem uma pior hoje. Apenas em relação ao Paulista, a maioria (37%) acredita haver igualdade na qualidade técnica. Apesar disso, os pequenos não terão chances na visão da torcida.

Praticamente metade, 49,5%, não acreditam que Bangu, Volta Redonda, Mesquita & Cia possam roubar a festa dos times grandes.

O nível considerado baixo reflete na importância das contratações.

O Fluminense é tido como o time que melhor se reforçou (42,6%), muito a frente do Flamengo (16,5%). Mesmo assim, quando perguntados sobre os melhores jogadores adquiridos pelos clubes, 46% não souberam responder.

O mais votado foi o meio-campo Zé Roberto, que assinou com o rubro-negro, com apenas 12%. Seguido por Leandro Amaral, de volta ao tricolor, que foi citado por 10,5%.

O carioca também parece não atrair o torcedor ao estádio.

Daqueles que acompanham o time, 63,8% afirmaram que não vão aos jogos.




Fonte: O Globo

índice | envie por e-mail

Anterior: 02:15 - Confira os resultados completos das pesquisas que definiram o ranking PPV
Próxima: 08:00 - Troféu NETVASCO 2009: Dê suas notas para as atuações