Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 24/01/2009 - SÁB - 20:18 - VASCO PERDE EM CASA NA ESTREIA: AMERICANO 2 A 0

Ano novo, velhos defeitos. Na estréia do Campeonato Carioca, neste sábado, contra o Americano, o Vasco versão 2009 tinha a cara e os problemas do time rebaixado para a Série B. Com pouca criatividade no meio-campo, um ataque que chuta pouco a gol e uma defesa cheia de buracos, o Time da Colina perdeu por 2 a 0. Éberson fez os dois gols do Americano, um em cada tempo.

Com oito reforços em campo, o Vasco sentiu falta do entrosamento e também parecia ter menos perna que o Americano, que se prepara para o Campeonato Carioca desde o início de dezembro. Com o resultado, o Time da Colina está na lanterna do Grupo A, que ainda tem Resende, Madureira, Cabofriense, Fluminense, Duque de Caxias e Tigres. Já o Americano lidera com três pontos.

Na próxima quarta-feira, o Vasco encara o Tigres, às 19h30min, no estádio de Los Larios, em Xerém. Já o Americano joga contra o Duque de Caxias, às 16h, em Campos.

Os jogadores do Vasco entraram em campo com uma faixa com a frase "o sentimento não pode parar", lema do clube para a temporada de 2009. A partida começou, mas fora de São Januário muitas pessoas ainda tentavam entrar no estádio. Como a arquibancada foi dividida em setores, os vascaínos se confundiram por qual portão deveriam entrar. Além disso, apesar da venda antecipada, vários torcedores reclamavam do pouco número de bilheterias com ingressos pouco antes da partida.

Em campo, o Vasco contava com o camisa 10 Jéferson. O jogador teve o contrato suspenso por causa de um processo movido pelo Brasiliense na 1ª Vara de Justiça de Taguatinga, mas a diretoria conseguiu uma liminar para garantir a presença do meia. Mas Fernandinho, com uma torção no tornozelo direito, acabou vetado pelo departamento médico.

O JOGO

O jogo começou com muitos passes errados. O Vasco tinha dificuldades para criar jogadas de perigo. Carlos Alberto até tentava, mas prendia muito a bola e era parado com faltas. Em uma delas, Siller recebeu cartão amarelo. Leo Lima pouco aparecia. Assim como Jéferson e Alex Teixeira. A saída de bola, por muitas vezes, ficava com o zagueiro Fernando, que tentava sem sucesso alguns lançamentos. Dos reforços, Paulo Sérgio era quem mais se destacava.

Rodrigo Pimpão era outro que estava muito apagado. Apesar do esforço, o atacante produzia pouco. O primeiro chute do Vasco só veio aos 19 minutos. Fernando arrancou da defesa, foi até a intermediária do Americano e tocou para Jéferson. O meia soltou a bomba da entrada da área, mas a bola subiu muito e foi para fora.

Mas quem chegou perto do gol foi o Americano. Kim chutou da entrada da área e o goleiro Tiago espalmou fazendo uma grande defesa. O lance continuou, Kieza dominou e bateu para o gol. A bola explodiu na trave esquerda do goleiro cruzmaltino. Que susto! O Vasco jogava mal. Batia cabeça. Literalmente. Como aconteceu no ataque com Rodrigo Pimpão e Alex Teixeira. Os dois foram a nocaute. E precisaram ser atendidos pelo departamento médico.

O gol do Americano acabou saindo aos 36 minutos. Cruzamento de Kieza. Éberson teve tempo de dominar na área e chutar forte, sem chance para o goleiro Tiago. A bola entrou no ângulo. Na hora, os torcedores aplaudiram e cantaram músicas de apoio ao time. Mas minutos depois, o zagueiro Fernando era vaiado ao tocar na bola.

O Vasco passou a correr mais após o gol. Mas só conseguiu levar perigo em um lance de bola parada. Cobrança de escanteio e Carlos Alberto cabeceou bem, mas a bola foi para fora. E o primeiro tempo terminava com a torcida gritando "o Vasco é o time da virada".

Carlos Alberto tenta arrancar com a bola Para o segundo tempo, Dorival Júnior resolveu tirar Alex Teixeira e colocar o atacante Faioli.

- Precisamos ter mais presença de área e o Faioli tem essas características - justificou o treinador.

E logo aos dois minutos o atacante apareceu. Faioli recebeu, entrou na área e chutou rasteiro. O goleiro Jéferson defendeu com tranquilidade. Mas o Vasco deixava muitos espaços na defesa. E Kieza quase marcou o segundo do Americano. Após dominar na área, o atacante se livrou de Fernando e chutou na saída de Tiago. O goleiro defendeu e salvou o time cruzmaltino.

Aos 13 minutos, o Vasco finalmente criou uma ótima jogada. Leo Lima e Ramon tabelaram pela esquerda. O lateral foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Jéferson. De carrinho, o meia tocou para o gol. O goleiro do Americano defendeu firme. Aos 16 minutos, Nilton entrou no lugar de Leo Lima, que sentiu um problema muscular. Logo após a mudança, novo perigo para os vascaínos. Falta bem cobrada por Kim que o goleiro Tiago espalmou para escanteio.

Aos 18 minutos, uma boa jogada vascaína. Faioli tabelou com Rodrigo Pimpão e entrou na área. O chute saiu fraco e não levou perigo. Logo depois o técnico Dorival Júnior fez a terceira alteração. O garoto Carlos Antônio, autor de cinco gols na Taça São Paulo de Juniores, entrou no lugar de Rodrigo Pimpão.

Aos 26 minutos, falta na entrada da área do Americano. A torcida gritou o nome do goleiro Tiago. Apesar de ele não ter treinado faltas durante a pré-temporada, o técnico Dorival Júnior autorizou o goleiro ir cobrar. O camisa 1 bateu no ângulo direito e a bola passou muito perto do travessão. Por pouco o Vasco não empatou.

O Americano parecia melhor fisicamente. E chegou ao segundo gol aos 31 minutos. E novamente com Éberson. O meia recebeu nas costas de Titi, entrou na área, driblou o goleiro Tiago e tocou para o gol vazio para ampliar a vantagem. Americano 2 a 0. E a torcida cruzmaltina começou a deixar São Januário.

Na social do Vasco, novamente confusão. Situação e oposição começaram a discutir. Em campo, Carlos Alberto não ajudava a acalmar os ânimos. O meia recebeu livre na área, mas foi tentar driblar o goleiro Jéferson e ao chutar deu tempo para o zagueiro Carlão salvar o Americano. No fim da partida, Carlos Antônio ainda tentou de cabeça. Mas a bola foi para fora. E o Vasco começou 2009 como 2008. Perdendo. Mesmo assim a torcida aplaudiu. Resta saber por quanto tempo...

GALERIA



VÍDEO


FICHA TÉCNICA

VASCO 0 X 2 AMERICANO

Competição: Campeonato Estadual (1º Turno - Taça Guanabara - 1ª Fase - 1ª Rodada)

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24/01/2009 (sábado)
Hora: 18h15min (horário brasileiro de verão)

Árbitro: João Batista Arruda (RJ)
Auxiliares: Jorge Luis Campos Roxo (RJ) e Ivan Silva Araújo (RJ)

Público: 9.204 pagantes
Renda: R$ 186.385,00

Cartões amarelos: Titi, Carlos Alberto, Paulo Sérgio (VAS); Kim, Eberson, Ernani (AME)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Eberson, 34'/1ºT (0-1); Eberson, 30'/2ºT (0-2)

VASCO: Tiago, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Ramon; Amaral, Léo Lima (Nílton, 16'/2ºT), Jéferson e Carlos Alberto; Alex Teixeira (Faioli, intervalo) e Rodrigo Pimpão (Carlos Antônio, 19'2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

AMERICANO: Jefferson, Élson, Carlão e Ânderson; Gil, Siller (Renan, intervalo), Kim, Eberson (Cafezinho, 42'/2º) e Ernani; Kieza e Diego (Paulo Henrique, 29'/2ºT). Técnico: Paulo Marcos.

TROFÉU NETVASCO 2009

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Carlos Alberto6.3944*6.3944
Tiago6.2239*6.2239
Nílton5.4108*5.4108
Titi5.3393*5.3393
Paulo Sérgio5.3134*5.3134
Ramon5.0709*5.0709
Alex Teixeira4.9878*4.9878
Jéferson4.8597*4.8597
Carlos Antônio4.7168*4.7168
10ºRodrigo Pimpão4.2949*4.2949
11ºLéo Lima4.2864*4.2864
12ºFaioli4.0805*4.0805
13ºAmaral4.0349*4.0349
14ºFernando3.5781*3.5781

* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1889

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Lancenet (ficha), Lance (fotos), O Globo on line (fotos), O Dia on line (fotos), Fotocom (fotos)

índice | envie por e-mail

Anterior: 20:09 - Torcedores pulam nova grade da arquibancada em São Januário
Próxima: 20:34 - Léo Lima sente a coxa e vira dúvida para jogo contra o Tigres