|
NETVASCO - 23/01/2009 - SEX - 10:15 - Dorival: 'Temos de colocar o sorriso de volta no rosto dos vascaínos' Clube de tantas glórias, o Vasco teve seu extenso currículo manchado em 2008. A temporada, que terminou com o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, ainda deve tirar o sono de muito torcedor, seja pelo deboche dos rivais ou pela dor de ver a queda de uma grande paixão. Mas o ano novo está aí para fazer um "Gigante" renascer, e o primeiro desafio será o Campeonato Estadual, no qual o time estreia sábado, às 18h15h, contra o Americano, em São Januário.
Pensando de forma criteriosa, a diretoria ignorou investimentos astronômicos e adotou a tão falada "política pés no chão". Muitos jogadores deixaram o clube. Neste quesito, destaque para Edmundo, que, após anunciar e reiterar por inúmeras vezes sua aposentadoria, decidiu voltar atrás. Mas o presidente Roberto Dinamite e seus vários braços direitos contornaram a situação, deixando o Animal longe do projeto de 'recomeço'. De agora em diante, o ídolo é, definitivamente, parte da história do clube.
Com os problemas do passado resolvidos, 'começar pelo começo' foi a estratégia do Vasco. O primeiro passo, a contratação do técnico Dorival Júnior, foi muito elogiado. Com seu olhar apurado para pinçar talentos, o treinador participou de todo o projeto de reformulação do elenco. À exceção do meia Carlos Alberto e do volante Léo Lima, estrelas da companhia, o restante do grupo passou por um rigoroso crivo do novo e confiante comandante.
"Temos de recolocar o sorriso de volta no rosto dos torcedores do Vasco. Essa frase, o sentimento não pode parar (cantada pela torcida), resume bem o que todo vascaíno está sentindo. Eu sei que dói muito, mas é uma situação que pode ser perfeitamente resolvida rapidamente", disse Dorival.
Outra contratação que merece destaque foi a de Rodrigo Caetano. O novo diretor de futebol, elogiado por sua atuação no Grêmio, chegou com a missão de tornar profissional o andamento do departamento de futebol do Vasco. Após reuniões com os demais dirigentes e também com Dorival, Caetano chegou à conclusão de que o momento exige mais o fator quantidade do que qualidade.
Estamos trabalhando dentro de um processo rigoroso e nosso objetivo é fazer o Vasco voltar à Série A. Mas antes temos competições como o Estadual e a Copa do Brasil. A nossa estratégia neste início de temporada foi a de primar pela quantidade e não pela qualidade. Assim, o Dorival vai começar a montar o time", disse o dirigente, dando a entender que os jogadores passarão por um 'filtro' antes da Série B.
Carlos Alberto: de bad-boy a líder e referência
Em um passado não muito distante, Carlos Alberto era apontado como um dos grandes jogadores-problema do futebol brasileiro. As passagens por São Paulo e Botafogo em 2008 confirmaram a fama. Mas 2009 promete revelar outra faceta do meio-campo.
Durante a pré-temporada do Vasco, no Espírito Santo, o jogador se destacou pela dedicação nos treinos e pelo espírito de liderança. Por isso, tem tudo para ser o novo capitão da equipe e ocupar o posto de referência, que ficou vago com a saída de Edmundo.
"Ele realmente provou que está disposto a ser diferente. Fiquei impressionado com o desempenho dele nos treinos físicos e com a liderança que ele exerce em relação ao restante do grupo", avaliou Dorival Júnior.
Fonte: UOL
índice | envie por e-mail Anterior: 10:11 - Infantil: Vasco vence e está na semifinal da Copa Gazetinha Próxima: 10:25 - Goleiro Fernando já treina com o elenco vascaíno |
|