|
NETVASCO - 21/01/2009 - QUA - 12:39 - Dorival fala sobre pré-temporada, esquema tático e estréia no Estadual Confira trechos da participação do técnico do Vasco Dorival Jr. no programa "Só da Vasco" da última 3ª-feira (20/01):
PRÉ-TEMPORADA
"O que eu vejo é que o grupo vem respondendo de uma forma muito positiva a esse início de trabalho. É apenas o início. Nós teremos ainda muitas dificuldades pela frente. Oscilações vão acontecer, bons e maus resultados, naturais de uma equipe em formação. Mas o que vejo é uma perspectiva muito favorável. É uma equipe que está começando a se agrupar, os jogadores criando um ambiente muito favorável, uma integração muito grande entre todos os elementos. Eu espero que realmente esses resultados comecem a acontecer talvez até um pouco antes do que imaginávamos, pela qualidade do grupo e pela formação, maneira como foi formado. Ainda precisaremos de mais uns três elementos, que
venham a fortalecer realmente, dar um pouco mais de corpo à nossa equipe. Mas no primeiro momento, para um primeiro momento, estou muito satisfeito com o que estou vendo. Espero poder fazer com que esse grupo reaja positivamente o quanto antes"
ESQUEMA TÁTICO
"Pelas características, testamos desde o 3-5-2, sempre fazendo o terceiro homem com um volante, que é da maneira como gostamos de jogar. Mas percebemos que foi no 4-4-2 que houve um encaixe um pouco melhor. Por isso, estamos inicialmente trabalhando quase que intensivamente nesse esquema. Eu gostei muito. É lógico que entenda-se esse 4-4-2 transformado em alguns momentos no 4-5-1, que é justamente o momento em que o Rodrigo Pimpão busca ser um pouco mais efetivo, até porque a característica dele como atacante é diferenciada dos outros meias. Mas dou toda a liberdade para que hora Fernandinho, hora Carlos Alberto ou Alex Teixeira possa entrar encostando nesse homem de frente, para que tenhamos ali um 4-4-2 um pouco mais definido. O que vejo é que a equipe está caminhando, um início bom, mas ainda longe do ideal, para tudo aquilo que iremos precisar durante esse ano"
APROVEITAMENTO DE JOGADORES DA BASE
"A nossa intenção é fazermos um trabalho já dirigido, em conjunto. Observamos todos os jogos da Copa. Alguns jogadores realmente tiveram um certo destaque. Agora, vamos conhecê-los no dia-a-dia. A todos eles vai ser oportunizado uma possibilidade até de estarem futuramente no profissional. Vejo boas qualidades e condições nesses jogadores citados [Carlinhos, Carlos Antônio, Philippe Coutinho e Renato Augusto]. Alguns outros também mostraram. Nós sempre trabalhamos dando a possibilidade do atleta poder ter um crescimento. Constantemente trazemos três jogadores e mantemos durante um período. Depois trazemos mais dois ou três. E assim vamos, até conhecê-los um pouco mais detalhadamente. O que vejo é o seguinte. Primeiro, o Vasco precisa ter uma estrutura de equipe, para que esses jogadores possam estar entrando com uma tendência bem maior de poderem acertar. Eu não quero jogar sobre eles uma responsabilidade excessiva no primeiro momento. Ao contrário, quero que a equipe dê condições a que esses jogadores possam estar entrando. Tudo isso vai acontecer com calma, tranquilidade, no momento adequado. Mas sempre que necessitando, já tendo em mente alguma coisa daquilo que vimos nesses jogos iniciais da Taça São Paulo de Juniores"
ESTRUTURA DA EQUIPE PRONTA
"Para um início de competição, sim. Agora, para você atingir algum resultado, você sabe muito bem que tem não só uma boa estrutura. Você tem que ter uma sequencia inicial da equipe, essa equipe tem que começar a produzir. Naturalmente que isso vai demorar um pouquinho. Eu não vou começar aqui a criar uma ilusão na cabeça do torcedor. O torcedor com certeza vai querer ver a sua equipe sempre disputando as primeiras colocações. Agora, o que vejo é que tudo vai acontecer com o tempo"
DINAMITE: 'O ESTADUAL SERÁ USADO COMO UM LABORATÓRIO'
"O Vasco não vai entrar no campeonato apenas por entrar, apenas por uma participação. Nós vamos entrar para brigarmos realmente pela melhor colocação possível. Agora, antes disso temos que montar um grupo forte, darmos uma estrutura para a equipe. Nós não podemos queimar etapas, até porque temos grandes objetivos nesse ano. Mas desde o início você pode ter certeza que vamos lutar (ligação cai)"
"O que eu quero ratificar é que não vamos entrar no campeonato apenas por entrarmos, não, para tentar montar como laboratório um time para o ano. Não é nada disso, não. O Vasco vai entrar para buscar o título, tentar o melhor resultado possível. Agora, caso isso não venha a acontecer, não consigamos atingir, pelo menos um desses objetivos vai ser fundamental: o acerto da equipe, a busca por um equilíbrio, sairmos do campeonato regional no mínimo estruturados, para que possamos lutar diretamente pelo nosso objetivo maior. Mas mesmo assim, em todo esse momento muitas mudanças, muitas dificuldades iniciais que vamos encontrar, com certeza ainda assim vamos brigar por tudo aquilo que traçamos como objetivo. O time vai entrar forte, em busca dos melhores resultados possíveis. Esse é um compromisso que assumimos"
DOIS VOLANTES DE CONTENÇÃO, COMO AMARAL E NILTON
"Quem vai me responder a tudo isso vai ser o dia-a-dia e principalmente os jogos. Talvez essas sejam as maiores respostas. Quem vai me responder a tudo isso são os jogadores em campo. Eu sempre acreditei no time do meio para a frente muito ofensivo. Os volantes que jogavam comigo sempre foram nas posições originais se destacando e depois sim transformados em volantes. Eu procuro atuar com poucos jogadores de contenção. Agora, quem tem que me dar essa resposta e me passar essa confiança são justamente os meias que estarão ali atuando: Carlos Alberto, Fernandinho, Enrico, Jéferson, jogadores que participem ofensivamente, mas que não percam aquele posicionamento inicial, para que sejamos uma equipe também compacta defensivamente. Acho que isso é um ponto que não poderemos em momento nenhum abrir mão. Se os jogadores me responderem com a desenvoltura que tem acontecido nos treinamentos, pode ter certeza que alcançaremos até de uma maneira antecipada um equilíbrio para tudo aquilo que precisaremos durante essa competição"
ESTREIA NO ESTADUAL CONTRA O AMERICANO
"Até sábado, se Deus quiser, com uma boa partida e a presença maciça da nossa torcida em campo, nos ajudando esse ano, que vai ser um ano importante, ao extremo, ao Vasco. Problemático inicialmente, mas vamos fazer todo o esforço possível para buscarmos os melhores resultados. Esperamos contar com um grande público em São Januário já desde essa primeira rodada"
Fonte: NETVASCO
índice | envie por e-mail Anterior: 12:24 - Amaral diz que não há favoritos no Estadual Próxima: 12:45 - Edgar já fez exames e assina contrato nesta quinta-feira |
|