Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 18/01/2009 - DOM - 18:11 - VASCÃO VENCE DESPORTIVA-ES COM GOL DE TITI: 1 A 0

Na estreia do meia Carlos Alberto pelo Vasco, a estrela que brilhou foi a do ainda desconhecido zagueiro Titi. Foi dele o gol da vitória por 1 a 0 no amistoso deste domingo, contra a Desportiva, em Cariacica, no Estádio Engenheiro Araripe, no Espírito Santo. A equipe carioca atuou diante de 12 mil torcedores em sua grande maioria cruzmaltinos. O compromisso serviu como um dos pontos de preparação do novo grupo do Gigante da Colina antes de começar a disputar o Campeonato Estadual deste ano.

Antes da partida, os torcedores cruzmaltinos prestaram uma homenagem ao atacante Edmundo, que deixou o clube depois do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, ao gritarem o seu nome. O contrato do jogador se encerra no dia 20 deste mês, ele decidiu voltar atrás na decisão de se aposentar, mas não chegou a um acordo com a diretoria do Vasco.

Agora, o técnico Dorival Jr. terá apenas alguns dias para ajustar a equipe antes da estreia no Campeonato Estadual deste ano. O Cruzmaltino enfrentará o Americano, no próximo sábado, em São Januário, às 18h15.

O JOGO

Além da Desportiva, que já iniciou a sua caminhada no campeonato capixaba, o Vasco ainda teve de enfrentar outro adversário: o gramado. A conservação ruim do campo complicou um pouco o melhor toque de bola dos cariocas. Com Carlos Alberto no ataque, o Vasco iniciou o amistoso em alta velocidade, mas, em função do pouco contato com bola, a partida ficou morna no final. Ao contrário das últimas temporadas, quando a equipe dependia muito das investidas de Wagner Diniz pela direita, o técnico Dorival Jr. ganhou duas boas opções de desafogo de jogadas pelas duas laterias.

Em um primeiro momento, percebeu-se que uma dos pontos fortes do Vasco será a utilização constantes das laterais com Paulo Sérgio e Ramon, pela direita e pela esquerda, respectivamente. Apesar da fragilidade do oponente, a Desportiva não levou perigo algum ao gol de Rafael na primeira etapa, o Vasco se mostrou uma equipe mais solta e tranquila em campo.

No primeiro tempo, as melhores chances criadas pelo Vasco saíram dos pés de Carlos Alberto, que até soltou mais a bola do que de costume, Léo Lima, Paulo Sérgio e Pimpão, que atuou muito isolado. Aos 15, Paulo Sérgio cruzou da esquerda para o peixinho de Pimpão, que assustou o goleiro da Desportiva. Aos 31, Léo Lima ficou com um rebote na altura da meia-lua, ajeitou e chutou colocado para fora. A oportunidade mais clara dos cariocas aconteceu aos 40 minutos: o lateral Paulo Sérgio entrou na área, chutou com violência cruzado, mas o camisa 1 da Desportiva espalmou.

Na saída para o intervalo, Dorival elogiou a postura do time, mas voltou a admitir que o time sente falta de um homem mais fixo na grande área.

- O primeiro tempo foi bom, boa movimentação, marcação forte dentro do campo do adversário. Criamos chances, mas poderíamos finalizar um pouco mais. O time está no caminho certo – analisou o treinador.

Com o objetivo de observar melhor as novas peças, o técnico Dorival Jr. resolveu iniciar a segunda etapa com a mesma equipe. Aos 12, depois de um levantamento para dentro da área, o zagueiro Fernando cabeceou e o goleiro Walter fez uma defesa sensacional. Pouco tempo depois o comandante cruzmaltino sacou Carlos Alberto e Léo Lima para as entradas de Faioli e Alex Teixeira, respectivamente. Em sua segunda participação no amistoso, Faioli, que começou a sua carreira em Cariacica, arriscou de fora da área. O goleiro Walter mais uma vez fez uma grande defesa e colocou a bola para escanteio.

Na cobrança, aos 21 minutos do segundo tempo, Alex Teixeira cobrou pela esquerda. O zagueiro Titi apareceu sozinho na pequena área e acertou o canto direito do goleiro capixaba: 1 a 0. A vantagem do Vasco melhorou a partida, que por causa do desgaste pelo início da temporada, deixava o compromisso morno e muito faltoso. Foram nove cartões amarelos ao total, cinco para a Desportiva e quatro para o Vasco, além do vermelho para o cruzmaltino Fernando.

A entrada de Alex Teixeira deu muito mais vida à equipe. Em apenas dez minutos em campo, ele foi muito bem mais eficiente do que a maioria dos jogadores que iniciaram a partida. O goleiro Walter, destaque da Desportiva, teve muito trabalho em chutes do próprio Alex Teixeira e de Faioli. Porém, a equipe diminuiu o ritmo por causa da expulsão de Fernando, aos 26, e das diversas alterações promovidas pelo técnico Dorival Jr. Apesar da pressão exercida pelos donos da casa no final do amistoso, o Vasco segurou o marcador e deu a primeira alegria aos cruzmaltinos em 2009.

GALERIA



VÍDEO



Melhores momentos

FICHA TÉCNICA

DESPORTIVA-ES 0 X 1 VASCO

Amistoso

Estádio: Engenheiro Alencar Araripe, em Cariacica (ES)
Data: 18/01/2009 (domingo)
Hora: 16h (horário brasileiro de verão)

Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Árbitro Assistente Nº1: Antonio Carlos de Oliveira (ES)
Árbitro Assistente Nº2: Fabiano da Silva Ramirez (ES)

Acréscimo 1º tempo: 1'
Acréscimo 1º tempo: 3'

Público: 12.000 pagantes (toda a carga de ingressos foi vendida antecipadamente)
Renda: Não divulgada

Cartões amarelos: Amaral 6'/1ºT (DES), Paulinho Pimentel 16'/1ºT (DES), Amaral 42'/1ºT (VAS), Thiago Keller 43'/1ºT (DES), Renan 3'/2ºT (DES), Carlos Alberto 7'/2ºT (VAS), Edézio 12'/2ºT (DES), Fernando 14'/2ºT (VAS), Titi 24'/2ºT (VAS)

Cartão vermelho: Fernando (2º amarelo) 26'/2ºT (VAS)

Gol: Titi (cabeça) 21'/2ºT (VAS)

DESPORTIVA-ES: Walter (Jeferson 37'/2ºT); Amaral, Renan, Edézio (Márcio 37'/2ºT) e Matheus (Fábio 41'/2ºT); Gilmar (Júnior 28'/2ºT), Ygor (Felipe 31'/2ºT), David (Rafael 41'/2°T) e Thiago Keller (Rodrigo 20'/2ºT); Flávio (Edmar, intervalo) e Paulinho Pimentel (Pedro Lucas, intervalo). Técnico: Cosme Eduardo.

VASCO: Rafael; Paulo Sérgio (Fágner 28'/2ºT), Fernando, Titi (Mateus 35'/2ºT) e Ramon (Fernando Galhardo 35'/2ºT); Amaral, Léo Lima (Alex Teixeira 18'/2ºT), Jéferson (Bruno Gallo 43/2ºT) e Fernandinho (Enrico 25'/2ºT); Carlos Alberto (Faioli 18'/2ºT) e Rodrigo Pimpão (Gian 28'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

Obs.: Paulo Sérgio, Fágner, Titi, Ramon, Fernando Galhardo, Jéferson, Fernandinho, Enrico, Carlos Alberto, Rodrigo Pimpão e Gian, além do técnico Dorival Júnior, fizeram suas estreias no Vasco. O início do jogo sofreu um atraso de cerca de 15 minutos.

Fonte: UOL (texto, fotos), Lancenet (ficha), NETVASCO (ficha), GloboEsporte.com (texto, vídeo, fotos), O Globo on line (fotos), Gazeta on line (foto), Terra (foto), Fotocom (foto)

índice | envie por e-mail

Anterior: 17:13 - Faixa em avião sobre a praia da Barra ironiza rebaixamento do Vasco
Próxima: 18:33 - Dorival Jr. analisa atuação do Vasco no 1º amistoso do ano