Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 07/01/2009 - QUA - 11:25 - Juniores: Willen é o novo dono do holofote na base do Vasco

Nas categorias de base do Vasco da Gama, os holofotes sempre estiveram voltados para Philliphe Coutinho, que, em 2010, já será encaminhado à Internazionale de Milão como uma “resposta” à contratação de Alexandre Pato pelo Milan, e que vem trazendo ótimos resultados na Bota. Como será promovido diretamente ao time profissional para o ano que vem, e, conseqüentemente, não disputar a Copa São Paulo, as luzes passarão para o responsável direto por muitos dos gols que levaram o time da Colina ao título da Copa Brasil Sub-17, disputada no meio do ano, bem como à conquista de outros resultados importantes da equipe na base em 2008. E que, diga-se a verdade, já recebe um olhar diferente da mídia do que recebia há alguns meses. Trata-se de Willen Mota Inácio.

Um desses tentos heróicos foi justamente o que sacramentou o título da Copa Brasil. Mesmo frente ao forte Santos da estrela Neymar e do também badalado (embora reserva) Geovani, o time carioca se mostrou superior ao longo da partida. E foi Willen, após cruzamento do lateral Douglas, o responsável por colocar o Vasco na frente do marcador pela segunda vez no confronto (que terminou 2 a 1) e, de quebra, assinalar o tento que seria o do título. Isso sem falar nas jogadas que tramou com Philliphe Coutinho, com quem joga desde pequeno, e que geraram outras tantas oportunidades desperdiçadas pelo time do Rio de Janeiro ao longo da partida.

Apesar ter conquistado apenas esse título na temporada, a base vascaína teve bons desempenhos no estadual, além de alcançar as semifinais do Torneio OPG e as quartas-de-final da Taça BH, considerada a segunda competição de base mais importante do país. Melhor para Willen. Afinal, as boas atuações o presentearam com convocações para a seleção sub-16. Logo veio a titularidade com a amarelinha e o título do torneio disputado nos Estados Unidos, o que reforçaram as expectativas que recaem sobre seu nome para os próximos anos.

O jovem atacante ainda não completou 17 anos (faz aniversário em 10 de janeiro), mas é uma das esperanças de um futuro (e caixa) melhor no navegar da caravela cruzmaltina, atordoada com o rebaixamento para a Série B. Willen, inclusive, já espera fazer parte dos planos de Dorival Júnior para tirar o Vasco do buraco, tendo declarado em entrevistas recentes o desejo de entrar para a história do clube, ajudando-o a sair da situação atual. E com o caixa no vermelho, a tendência é a de que o time realmente recorra à garotada para sair da crise.

Ao menos no que diz respeito ao atacante, o currículo é muito bom: foram 136 gols marcados em cinco anos de clube; e três vezes artilheiro dos campeonatos estaduais de base, em 2004, 2006 e 2007. Sua chegada em São Januário também foi em alto estilo. Após bela exibição contra o próprio Vasco, jogando pelo Santa Mônica em um torneio de futebol de salão, conseguiu um teste. De cara, foi aprovado e, já em 2003, ano em que estreou pela base cruzmaltina, já se sagrou campeão carioca pré-mirim.

Willen se destaca pela boa finalização e velocidade, e, além disso, tem um importante fator positivo e que pode acelerar sua ida ao time principal, até antes do Brasileirão. Diferentemente de Coutinho, que entrará 2009 na equipe profissional, o jogador, ainda aos 16 anos, tem uma estrutura física considerada “suficiente” para atuar em partidas mais duras, algo raro para sua faixa etária. A boa estatura aliada a essa característica corpórea, aliás, renderam-lhe o apelido de Charuto.

O perfil matador de Willen é reconhecido no próprio site do Cruzmaltino. Tanto que, em uma matéria especial que o portal fez com o jogador, ele, desde 2006, quando a reportagem foi publicada, já era conhecido como homem-gol. Em seu dia-a-dia, o jovem também se mostra ambicioso, principalmente no que diz respeito a jogar na Europa. Seu contrato com o Vasco vai até fevereiro de 2011 e ele se espelha no amigo Coutinho para seguir adiante na carreira.

“O Phillippe teve a sua chance e vai para lá em 2010. Também quero ter a minha. Se eu tiver uma chance de ir como ele, mesmo com 18 anos, eu gostaria de ir”, declarou.

No entanto, as expectativas acerca de seu futuro, se são positivas aos olhos da comissão técnica, causam muitas dúvidas na torcida. Afinal, nomes como Alan Kardec e Alex Teixeira, apesar de algumas boas atuações, ainda não chegaram a estourar e são constantemente questionados. Vale lembrar que, tal como Willen, ambos tinham muitas expectativas quando se destacaram pelas categorias de base do clube.

É aí que mora o perigo, especialmente pelo fato de ser um ano onde a cobrança por resultados mais agradáveis do que em 2008, aliado à falta de bons recursos, podem ocasionar uma pressão que o atacante, que viveu praticamente toda a sua vida em São Januário, inclusive estudando na escola do clube, terá que mostrar estar maduro para suportar. Frieza ele tem, como apontou em uma entrevista o lateral-direito Lanynan, outra suposta jóia que reside em terras vascaínas. Resta saber se isso se manterá.

Ficha técnica

Nome completo: Willen Mota Inácio
Data de nascimento: 10/01/1992
Local de nascimento: Rio de Janeiro
Clube que defendeu: Vasco da Gama
Seleções de base que defendeu: Brasil Sub-16

Fonte: Olheiros.net

índice | envie por e-mail

Anterior: 11:24 - Vasco embarca nesta quarta-feira para o Espírito Santo
Próxima: 11:27 - WERDER BREMEN LIBERA CARLOS ALBERTO PARA ATUAR NO VASCO