Netvasco
Clube
Notícias
Futebol
Esportes
História
Torcidas
Mídia
Interativo
Multimídia
Download
Miscelânea
Especial

Busca pesquisar

Celular
FAQ
Orkut
RSS
Twitter
Chat
Vídeos

NETVASCO - 20/12/2008 - SÁB - 00:15 - Há 8 anos, Vasco escrevia a 'Virada do Milênio'

Primeiro clube brasileiro a conquistar um título internacional oficial (Campeão Sul-Americano de Clubes em 1948), o Vasco fechou o milênio como o último time do Brasil a faturar um título entre continentes. A conquista da Copa Mercosul, no dia 20 de dezembro de 2000, por sua dramaticidade, se tornou um marco na história do futebol brasileiro e mundial. Depois de eliminar o River Plate com duas vitórias (4x1 e 1x0) nas semifinais, o Gigante da Colina se deparou com o Palmeiras na decisão.

No primeiro jogo em São Januário, vitória vascaína por 2x0, com gols de Juninho Pernambucano e Romário. Na volta, no Palestra Itália, vitória palmeirense por 1x0. No tira-teima, também na capital paulista, vascaínos e palmeirenses dominaram um tempo cada, mas a equipe vascaína foi mais competente. Depois de descer para o intervalo perdendo por 3x0, os heróis da Colina voltaram para a 2ª etapa dispostos a só deixar o gramado com a Copa Mercosul nas mãos. E assim foi feito: Vascão 4x3.

Relembre o jogo

O 1º tempo foi alviverde. Aos 15 minutos, Tuta recebeu na meia-lua mas o chute saiu fraco nas mãos de Hélton. Aos 22, o paraguaio Arce também assustou em cobrança de falta. Hélton espalmou. A única boa chance do Vasco saiu dos pés de Romário. Aos 27 minutos, o "Baixinho" recebeu na entrada da área e bateu forte para Sérgio espalmar.

Aos 35 minutos o show de gols teve início. Arce cobrou escanteio da direita e Júnior Baiano cortou o cruzamento com a mão. Pênalti que o próprio Arce converteu. Assustado, o Vasco perdeu a bola na saída de jogo e o Palmeiras aproveitou. Magrão tocou para Tuta que chutou. Hélton deu rebote e Magrão, de cabeça, ampliou. O terceiro gol do Palmeiras veio aos 45 minutos. Tuta recebeu na entrada da área e bateu colocado no canto direito de Hélton. Parecia o fim...

Mas não era... com Viola no lugar de Nasa, o Vasco voltou mais ofensivo do que nunca. Aos 8 minutos, Euller foi derrubado na área e o árbitro Márcio Rezende de Freitas não marcou o pênalti. Aos 13 não teve jeito. Fernando derrubou Juninho Paulista. Romário bateu com categoria e diminuiu: 1x3. Aos 23 minutos, mais uma vez Juninho Paulista invade a área e mais uma vez pênalti. Romário, novamente, colocou o Gigante da Colina na cola do Palmeiras.

A reação poderia ter esfriado aos 32 minutos, quando Júnior Baiano foi expulso, mas o guerreiros vascaínos pareciam obcecados pelo título. Aos 40 minutos, após cruzamento da direita Romário pegou mal na bola, que sobrou para Juninho Paulista finalizar para empatar a partida, levando a decisão para a disputa de pênaltis. O Vasco queria mais e no último suspiro concretizou o milagre. Aos 48 minutos, Viola fez jogada na esquerda e a bola sobrou para Juninho Paulista, que chutou em cima da zaga. No rebote Romário, sozinho, mandou para o fundo do gol palmeirense. Vascão 4x3 e a Copa Mercosul viria para São Januário.

FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 3x4 VASCO

Local: Palestra Itália (São Paulo)
Data: 20 de dezembro de 2000
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas (MG)
Gols: Arce aos 36, Magrão aos 37 e Tuta aos 45 minutos do 1º tempo; Romário aos 14, 23 e aos 48; Juninho Paulista aos 40 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Flávio e Juninho (Palmeiras); Hélton, Odvan, Jorginho Paulista e Nasa (Vasco).
Expulsão: Júnior Baiano aos 32 minutos do 2º tempo.

PALMEIRAS

Sérgio, Arce, Gilmar, Galeano e Tiago Silva; Fernando, Magrão, Taddei e Flávio; Juninho e Tuta (Basílio). Técnico: Marco Aurélio.

VASCO

Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista; Jorginho (Paulo Miranda); Nasa (Viola), Juninho e Juninho Paulista; Euller (Mauro Galvão) e Romário. Técnico: Joel Santana.

Fonte: Site oficial do Vasco

índice | envie por e-mail

Anterior: 22:33 - Empresário de Felipe diz que Vasco ainda não o procurou
Próxima: 02:03 - Vasco renovará com Pinilla até o fim de 2009