|
NETVASCO - 14/12/2008 - DOM - 13:56 - Willen e Coutinho querem ajudar o Vasco na Série B Eles têm apenas 16 anos, mas audácia de gente grande. Nem mesmo o fato de o Vasco ter sido rebaixado para a segunda divisão tira de Philippe Coutinho e Willen a vontade de jogar pela equipe principal na próxima temporada. O desafio rejeitado por jogadores bem mais experientes é o sonho de consumo dos garotos que terão na Copa São Paulo de Juniores a oportunidade de mostrar que estão prontos para a árdua empreitada. Nesta longa jornada, Philippe Coutinho saiu na frente. Considerado a maior revelação da Colina, nem atingiu a maioridade e já acertou a sua transferência para o Inter de Milão, onde vai jogar em 2010. A milionária negociação, que vai render aos cofres do clube 3,8 milhões de euros, acabou acelerando a sua chegada ao profissional. Há dois meses ele se integrou ao grupo principal e chegou a disputar um jogo-treino tendo como adversário o veterano Edmundo. Já o atacante Willen teve mais sorte em uma partida envolvendo os titulares e alguns juniores. Eu tabelei com o Edmundo, recebi na frente e marquei um gol com a perna esquerda disse, entusiasmado, o garoto do bairro de Santa Cruz, que contou orgulhoso a proeza para a mãe Sueli, sua maior incentivadora no futebol. Mesmo sem ter a mesma badalação de seu parceiro, Willen segue a passos largos o caminho do sucesso. Assim como Coutinho, já é titular da Seleção Brasileira sub-17 e nome certo no Sul-Americano do ano que vem, no Chile. Mostrando muita personalidade, os garotos não se fazem de rogados em tempos de Série B. Gostaria muito de ajudar o Vasco a subir. Se tiver esta oportunidade vou fazer de tudo para aproveitar promete Coutinho. O mesmo discurso tem o seu parceiro. É um momento difícil para um clube da grandeza do Vasco. Mas se puder ajudar farei de tudo para o Vasco subir promete Willen, que, com apenas 16 anos, já tem 1,84m e fama de matador. Se depender da afinidade entre os dois dentro e fora de campo, a dupla Charuto (Willen) e Cara de Pizza (Coutinho) vai dar o que falar. Com a mesma ingenuidade com que se chamam por diversos apelidos e disputam animadas partidas de videogame, os dois batem uma bola redondinha nos gramados enquanto a grande chance não vem. Mas se depender do excesso de zelo do técnico dos juniores, Gaúcho, a oportunidade de ascensão dos garotos ao profissional será lenta. Eles são dois jogadores diferenciados, mas não podemos queimar etapas. Mas em pouco tempo ele devem subir justificou o técnico Gaúcho, que se tornou profissional com 17 anos, assim como o ex-jogador Roberto Dinamite. Naquela época predominava no futebol o talento. Hoje é diferente. Mas depois de passarem pelos juniores, os dois podem ganhar maturidade para atingir esta etapa.
Pressão excessiva
O supervisor das categorias de base do Vasco, Humberto Rocha, que também trabalha na base da Seleção Brasileira, é outro admirador do futebol da dupla. São dois jogadores muito jovens e talentosos, em quem não se pode colocar a responsabilidade nas costas. Ele têm que subir na hora certa pondera o supervisor, que garante já ter visto carreiras promissoras se perderem por alguns treinadores jogarem algumas revelações às feras. Uma dupla que exemplifica bem esta situação é a formada por Alex Teixeira e Alan Kardec, que até hoje não repetiu as grandes atuações da época das divisões de base do clube. A pressão pode atrapalhar. Por isso todo cuidado é pouco na hora de lançar os garotos alerta.
"Charuto"
Nome: Willen Mota Inácio
Posição: atacante
Categoria: juniores
Data de nascimento: 10/1/1992
Altura: 1,84m
Peso: 76kg
Ídolo: Ronaldo
"Cara de Pizza"
Nome: Philippe Coutinho
Posição: meia-atacante
Categoria: juniores
Data de nascimento: 12/6/1992
Altura: 1,72m
Peso: 64kg
Ídolo: Ronaldo
Fonte: Jornal do Brasil
índice | envie por e-mail Anterior: 04:03 - Disposição do Urubu de ajudar o Vasco no C13 seria apenas 'teatro' Próxima: 13:57 - Dinamite participa do programa 'Esportvisão', da TV Brasil, às 21h |
|